MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quarta-feira, 1 de julho de 2020

SUIÇA COLOCA GOVERNO BOLSONARO AO LADO DE DITADURAS

Em discurso realizado na ONU, delegação suíça disse que Brasil e outros países aproveitam pandemia para violar direitos humanos.

A delegação da Suíça na Organização das Nações Unidas (ONU) posicionou o Brasil como alvo de preocupação internacional, tanto pela sua postura durante a pandemia do coronavírus como pelos ataques à imprensa.
“A pandemia tem, entre outras coisas, destacado a centralidade dos direitos à liberdade de expressão e de acesso à informação”, disse os diplomatas de Berna em discurso realizado na ONU nesta quarta-feira, como explica o jornalista Jamil Chade em sua coluna no portal UOL.
Em seu pronunciamento, o país diz lamentar que muitos Estados exploraram a emergência para restringir de maneira desproporcional os direitos humanos, inclusive a liberdade de expressão. “Observamos tais restrições ou medidas desproporcionais contra jornalistas e mídia independentes, em particular nos seguintes países: Bangladesh, Brasil, Camboja, Cuba, China, Egito, Iraque, Nicarágua, Rússia, Tanzânia e Venezuela”, afirmou a delegação.
O posicionamento da Suíça causou surpresa entre muitos, uma vez que o país normalmente não faz críticas a governos estrangeiros em público para manter canais de comunicação – e no caso do Brasil, o caso traz mais surpresas após o acordo comercial assinado entre os países no ano passado.
E a retaliação contra o Brasil de Jair Bolsonaro deve continuar: nos próximos dias, instituições como a Conectas Direitos Humanos e a Comissão Arns irão apresentar denúncias sobre a resposta brasileira à pandemia durante a reunião do Conselho de Direitos Humanos, que deve ocorrer em Genebra nos próximos dias.

Fonte: Jornal GGN
Foto: Reprodução



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.