MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

segunda-feira, 27 de julho de 2020

COREIA DO NORTE ISOLA CIDADE DEPOIS DE REVELAR CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS

Homem que teria vindo de forma irregular da Coreia do Sul está em observação desde o fim de semana; Pyongyang não confirma casos da doença.

Um dos únicos dois países a, pelo menos oficialmente, não registrar infecções pela Covid-19 (o outro é o Turcomenistão), a Coreia do Norte reconheceu neste final de semana que a doença pode ter chegado a seu território. Segundo a agência de notícias KCNA, um homem que havia fugido para a Coreia do Sul há três anos retornou, de forma irregular, ao Norte, e apresentou sintomas da doença.
Os resultados dos exames não foram divulgados, mas logo depois da revelação, o líder do país, Kim Jong-un, ordenou o fechamento da cidade fronteiriça de Kaesong, onde o homem foi encontrado. Todas as pessoas que estiveram em contato com ele estão sendo monitoradas.
“As agências supremas declararam emergência na região em resposta ao incidente, implementaram o sistema nacional de proteção de emergência e comunicaram a decisão de emitir o aviso à direção central do partido”, diz o despacho da KCNA sobre a reunião onde a decisão foi tomada, um encontro presidido pelo próprio Kim Jong-un.
Desde a confirmação de que a doença estava se espalhando pelas vizinhas China e Coreia do Sul, o governo de Pyongyang adotou talvez as mais estritas medidas de isolamento contra a Covid-19 em todo o mundo. Desde fevereiro, as fronteiras estão fechadas, inclusive para muitos de seus cidadãos que se encontram no exterior. Voos e serviços de trem para a Rússia e para a China seguem suspensos.
Em fevereiro, o vice-ministro da Saúde afirmou ao jornal japonês Choson Sinbo (ligado à Coreia do Norte) que essas medidas continuarão em vigor até que uma cura esteja disponível.

Fonte: O Globo, com Agências Internacionais
Foto: KCNA/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.