MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quarta-feira, 24 de junho de 2020

BANCO CENTRAL SUSPENDE FERRAMENTA PARA PAGAMENTO PELO WHATSAPP

Facebook anunciou recurso em 15 de junho. BC vê risco à concorrência. Medida pode favorecer maquininhas. Que travam entre si guerra comercial.

O Banco Central anunciou nesta 3ª feira (23.jun.2020) que o recurso WhatsApp Pagamentos deverá ser suspenso por tempo indeterminado em todo o Brasil. Em nota, a instituição informou que vai “avaliar eventuais riscos” porque teme que, sem análise prévia, a novidade possa causar “danos irreparáveis” à concorrência no mercado de pagamentos no país.
Em comunicado, o BC informou ter mandado Visa e Mastercard suspender todas as atividades relacionadas ao WhatsApp Pagamentos. O recurso já havia sido disponibilizado para 1,5 milhão de usuários. As instituições financeiras ficam sujeitas a multa e processo administrativo em caso de descumprimento.
Em 15 de junho, a autoridade monetária disse considerar uma boa ideia a incorporação do novo recurso aos pagamentos instantâneos do Pix, meio de pagamento eletrônico lançado em fevereiro pela autarquia e com previsão de entrar em operação em novembro.
“O BC está acompanhando a iniciativa do WhatsApp e avalia que há grande potencial para sua integração ao Pix. Entretanto, o BC considera prematura qualquer iniciativa que possa gerar fragmentação de mercado e concentração em agentes específicos”, disse.
O WhatsApp Pagamentos foi anunciado para, num 1º momento, atender a clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi que têm cartão de crédito ou débito das bandeiras Visa e Mastercard. As transações seriam processadas pela Cielo e não seriam cobradas de consumidores e pessoas físicas. Já para as empresas, seria cobrada taxa fixa de 3,99% por transação.
SETOR DE MAQUININHAS
A decisão do BC pode acabar favorecendo o setor das maquininhas, que já começa a tornar-se anacrônico em meio às novidades no setor de pagamentos mundo afora: na Ásia, por exemplo, transações por meio de apps já são comuns.
O WeChat, aplicativo chinês de mensagens que permite fazer compras, tem 1,1 bilhão de usuários e sua controladora, a Tencent, é uma das maiores do mundo, com valor de mercado de US$ 497,4 bilhões.
No Brasil, o negócio de pagamento por cartões, com o qual o WhatsApp Pagamentos concorreria, movimentou mais de R$ 1,55 trilhão em 2018 (último dado disponível), segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Leia o balanço.
O anúncio do Facebook (dono do WhatsApp), porém, causou volatilidade nas ações das empresas do setor. Stone e PagSeguro tiveram quedas próximas dos 10% no pregão da 2ª feira (15.jun), mas se recuperaram, fechando o dia com desvalorizações de 0,1% e 2,5%, respectivamente.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Weudson Ribeiro/Poder 360
Foto: Reprodução/Whatsapp blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.