MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quarta-feira, 29 de abril de 2020

CASOS DE CORONAVÍRUS MAIS QUE DOBRAM EM BLUMENAU APÓS VOLTA DO COMÉRCIO

Havia 68 casos em 13 de abril, quando o comércio reabriu na cidade; na terça (28), foram 177, uma alta de 160%. Prefeitura atribui aumento à reabertura do comércio e à realização de mais testes de Covid-19. Shoppings voltaram a funcionar na quarta (22) --um deles registrou aglomeração. Município diz que período ainda é curto para avaliar se reabertura de shoppings contribuiu para aumento de casos.

O número de casos de Covid-19 em Blumenau, no Vale do Itajaí, mais do que dobrou desde a reabertura do comércio na cidade, em 13 de abril. Naquela data, eram 68 pacientes infectados, contra 177 na terça-feira (28), segundo o governo de Santa Catarina -- um crescimento de 160%.
A reabertura do comércio foi autorizada pela prefeitura, na ocasião, após um decreto estadual que permitiu a reabertura mediante algumas regras, entre elas a proibição de provas das mercadorias e a obrigação de uso de máscaras pelos funcionários.
O município não registrou mortes em decorrência da infecção. Em todo estado, eram 1.995 as pessoas com casos confirmados de coronavírus, com 44 óbitos, segundo balanço de terça-feira (28).
A Prefeitura de Blumenau atribuiu a alta à volta do comércio e à quantidade maior de testes realizados. Os testes inicialmente eram feitos em pacientes internados; depois, pessoas com sintomas de resfriado também passaram a ser submetidas à testagem. Não foi informada a quantidade de pessoas testadas desde a reabertura do comércio. A ampliação de testes começou há cerca de uma semana.
"Podemos dizer que existe uma relação entre a abertura do isolamento e o aumento de casos positivos. Além disso, [há] o fato de estarmos testando mais pessoas", disse Winnetou Krambecko, secretário da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus).
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Anaisa Catucci e Valeria Martins/G1
Fonte: Reprodução



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.