MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

terça-feira, 23 de julho de 2019

BOLSONARO NÃO VAI IMPEDIR DIVULGAÇÃO DE DADOS PELO INPE, DIZ PORTA-VOZ.

Em um pronunciamento na tarde desta segunda-feira (22/7), o porta voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, garantiu que o governo não tem a intenção de impedir a divulgação de dados apurados pelo Instituto Nacional de Pesquisa (Inpe). A afirmação desfaz o problema causado pelo entendimento de que Bolsonaro avalia os dados antes de eles serem divulgados à sociedade.
“Absolutamente, o Planalto trabalha pelo princípio da transparência e a intenção do presidente é identificar no relatório quais as demandas e ações prospectivas para corrigir, se for o caso, e potencializar eventuais dados. Absolutamente, não há ideia do presidente ou do governo de ferir essa cláusula pétrea que é a transparência do poder Executivo para com a nossa sociedade”, disse.
No último dia 21, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar os dados sobre desmatamento produzidos pelo Inpe e o diretor da entidade, Ricardo Galvão. Ele anunciou ainda que iria designar um ministro para discutir com Galvão os dados de desmatamento que, na opinião do presidente, não correspondem à verdade. Ele acrescentou que seu governo não quer fazer “propaganda negativa do Brasil“.
Eu não vou falar com ele. Quem vai falar com ele vai ser o ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e talvez, também, o Ricardo Salles (Meio Ambiente). O que nós não queremos é uma propaganda negativa do Brasil. A gente não quer fugir da verdade, mas aqueles dados pareceram muito com os do ano passado, e deu um salto”, disse o presidente.
Nesta segunda-feira (22), o ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) divulgou uma nota em que afirma compartilhar da estranheza expressa por Bolsonaro quanto aos dados do desmatamento que o Inpe produz. Pontes solicitou um relatório técnico contendo os resultados da série histórica dos últimos 24 meses, assim como informações detalhadas sobre os dados brutos, a metodologia aplicada e quaisquer alterações significativas desses fatores no período.

Fonte: Política em Foco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.