MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

NATAL PARTICIPARÁ DO DIA MUNDIAL DA LIMPEZA.

Além das praias da orla natalense, haverá grupos atuando em outras partes da cidade.

Natal participará da ação denominada Dia Mundial da Limpeza com coleta de lixo em toda a orla do Município. A ação, que acontecerá no dia 15 de setembro, consiste em limpar um local com grande participação voluntária, visando a conscientização sobre o meio ambiente e sobre a gestão compartilhada do lixo, envolvendo o Município, empresas e a população. A Prefeitura do Natal apoia esta campanha com a integração da Urbana, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e Secretaria Municipal de Comunicação, entre outras.
Além das praias da orla natalense – Redinha, Praia do Forte, Praia do Meio, Praia dos Artistas, Areia Preta, Via Costeira e Ponta Negra – também haverá grupos atuando em outras partes da cidade, que se organizam de forma voluntária. Em Natal serão 10 pontos de concentração para a coleta dos resíduos na orla, contando com cerca de mil voluntários ligados a Organizações Não Governamentais, Associações e grupos de estudantes e profissionais organizados.
O Dia Mundial da Limpeza ou World Cleanup Day (denominação original) é uma ideia que teve início em 2008 na Estônia para limpar coletivamente o país. Já nessa primeira ação, segundo integrantes das ONGs, 50 mil pessoas se organizaram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Inicialmente, teve o nome de “Let’s Do It!” (Vamos fazer isso), que descreve a essência do movimento.
O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas na mesma ideia e vem sendo considerado o movimento deste gênero que mais cresceu no mundo. Este ano, em 15 de setembro, todos os países que se engajaram voluntariamente estarão focados na diminuição do lixo, além de chamar a atenção para o lixo mal administrado (descarte em locais indevidos, como terrenos baldios e praias, por exemplo). A chamada “onda verde” de limpezas começará na Nova Zelândia e terminará no Havaí 36 horas depois, com milhões de pessoas trabalhando em um único objetivo: um mundo mais limpo.
Resultados
Após o início das ações na Estônia, o problema do lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios foi reduzido em 75%. Na Eslovênia, a atitude em relação ao manuseio do lixo mudou radicalmente em todo o país e sua capital, Ljubljana, está agora a caminho de se tornar a primeira capital de Desperdício Zero do mundo.
No Brasil algumas cidades já participam desta ação em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza. Para este ano o movimento Let´s do it no Brasil está mobilizando o maior número de cidades. A meta é que 5% da população mundial participe, portanto, no Brasil, seremos entre 10 a 12 milhões de voluntários.
O movimento tem como principais atores os voluntários e suas cidades. O objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. Município, empresas e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações.
Para conhecer mais sobre o projeto visite os sites www.letsdoitworld.org e www.worldclenupday.org.

Fonte: Portal No Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.