MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

domingo, 14 de janeiro de 2018

PT FAZ ATOS EM TODO O PAÍS EM DEFESA DA CANDIDATURA DE LULA À PRESIDÊNCIA.

Petista será julgado em segunda instância no próximo dia 24 em ação do tríplex.

Ao longo deste sábado, o PT organizou atos por todo o país em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no próximo dia 24, e a favor de sua candidatura à Presidência da República em 2018. O partido inaugurou os chamados "Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato" em pelo menos 11 capitais (São Paulo, Belo Horizonte, Paraná, Florianópolis, Porto Alegre, Goiânia, Salvador, Fortaleza, São Luís, Aracaju e Porto Velho).
Os atos tiveram apoio do PCdoB, que já lançou a deputada Manuela D'Ávila (RS) como pré-candidata à Presidência, e do PSOL, que também pretende ter candidato próprio. Em nota divulgada neste sábado, o PSOL afirmou que "Lula tem todo o direito de participar das eleições de 2018, apresentando suas propostas para o Brasil". Segundo o partido, o ex-presidente foi condenado sem provas em primeira instância pelo juiz Sergio Moro.
Até o início da tarde deste sábado, o PT havia lançado 6 mil comitês populares em todo o país, segundo o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, um dos vice-presidentes do PT. Ele participou da inauguração de um comitê em defesa de Lula na capital paulista. Uma faixa com os dizeres "eleição sem Lula é fraude" e uma foto do petista foi estendida na frente do Diretório Nacional do PT, no centro de São Paulo. Houve sarau e apresentações musicais. Lula não participou do ato.
Um abaixo-assinado virtual, também em defesa do nome de Lula nas urnas em 2018, foi assinado por 174 mil pessoas.
Presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann foi ao lançamento do comitê em Porto Alegre.
— Porto Alegre está sendo o centro das atenções, aqui vai ser julgado o recurso do presidente Lula no TRF-4. Primeiro, o TRF adiantou demais o processo, passou o processo do Lula na frente. Já começou a avaliação do recurso da maneira errada, na nossa opinião — disse a senadora, que continuou:
— Infelizmente o Judiciário trabalha com parcialidade. Espero que o TRF-4 possa refazer isso, absolvendo o presidente Lula. A unica sentença possível nesse processo é a absolvição. Se eles queriam briga política, acertaram em brigar conosco. Na política nós sabemos brigar.
Em Belo Horizonte, o lançamento do comitê mineiro aconteceu na Praça Sete, onde foi montada uma tenda que deverá distribuir folhetos em defesa de Lula até o dia do julgamento no TRF-4. Já em Fortaleza, a inauguração do comitê aconteceu com um bloco de carnaval.
A agenda de protestos a favor do petista deve continuar ao longo do mês. São previstos atos para os dias 16, no Rio, e 18, em São Paulo.
Lula será julgado pelo TRF-4, em Porto Alegre no dia 24. Os desembargadores vão decidir se deve ser mantida a condenação do ex-presidente por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Em julho do ano passado, Moro condenou Lula a nove anos e meio de prisão.

Fonte: O Globo
Foto: Reprodução/Facebook PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.