A prefeitura de Patu, através da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação de Atenção Básica, agentes de endemias e saúde, com o apoio de agentes de endemias do Estado, intensificou as ações em combate ao mosquito palha, transmissor do Calazar ou Leishmaniose.
Enquanto a equipe de Agentes de Endemias do município trabalha no controle de animais infectados, visitando todos os Bairros de Patu, a equipe composta por quatro agentes estaduais, trabalham realizam a borrifação nos Bairros onde já foram constatados casos da doença em humanos. "A borrifação tem uma eficaz comprovada e assegura que todos os mosquitos sejam eliminados. Porém, é bom lembrar que apenas os Bairros onde apresentam maior risco em relação à presença de mosquitos e que já tiveram casos confirmados em humanos, serão 100% imunizados", disse o Supervisor Geral da Base de Operações de Campo do Estado, Avelino Ribeiro.
Outra informação importante é que todos os bairros de Patu sem nenhuma exceção, estão sendo visitados pelos agentes de endemias, em especial as residências onde tem a presença de cães para a realização de exames. " De fevereiro até o fim de outubro já realizamos mais de 700 exames, sendo que 106 deram positivos, o que resulta infelizmente na eutanásia dos cães contaminados", lembrou o Chefe dos Agentes de Endemias, Nildo.
É bom lembrar que o cão não é o vilão da história. Ele é tão vítima quanto nós. Quem propaga a doença é o mosquito palha, que se prolifera em locais úmidos, com acúmulo de material orgânico e lixo. Por tanto, a população tem papel importantíssimo no combate a esta doença. Vale salientar que o nosso município já registrou dois casos de calazar em humanos, sendo que um veio à óbito ( uma criança de 4 anos de vida), e o outro em um adulto que está se tratando e passa bem.
A secretaria municipal de saúde através das Unidades de Saúde, estão promovendo uma série de encontros setoriais para esclarecer ainda mais a população sobre os cuidados e riscos do Calazar.
O município e o Estado estão trabalhando pesado no combate ao mosquito. Faça você também a sua.
Bruno Campelo/Secretaria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.