MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sexta-feira, 30 de junho de 2017

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIU O CUMPRIMENTO DO PISO SALARIAL. MAS NADA RESOLVEU-SE DE CONCRETO. TERÇA-FEIRA OCORRERÁ REUNIÃO SOBRE O TEMA.

O principal ponto abordado, foi a aplicação do reajuste salarial, que, segundo a categoria, já está com 06 meses de atraso. Ausência da secretária de educação, Norma Lúcia, foi sentida, apesar da justificativa perfeitamente admissível.

Em audiência pública realizada no dia de hoje, na câmara de vereadores de Marcelino Vieira, pleiteada pelo vereador e professor Hagamenon Alves, que também preside a Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social do legislativo, sendo este acionado pelo Sindicato dos Servidores Públicos (SINDISERPUMTP), onde o tema central foi o Plano de Cargos e Salários do Magistério, em especial o não cumprimento do pagamento do piso salarial dos professores, viu-se que o consenso anda longe. O assessor jurídico da prefeitura, José de Arimatéia Gomes e o contador do município, fizeram explanações sobre diversas questões pertinentes ao tema. Informações estas que já são do conhecimento de todos, como afirmou o parlamentar Hagamenon Alves.
Porém, viu-se que a falta de recursos e o limite prudencial são os principais obstáculos para que o município cumpra com o que determina a Lei 11.738/2008, que concede anualmente o aumento aos integrantes do magistério. Este ano, o reajuste foi de 7,64%, que deveria ser pago desde janeiro e até o momento não foi cumprido o que determinado foi. Além da conhecida "mudança de letra" ou "progressão horizontal", que é dada a cada três anos. Em março deste ano seria a tão esperada mudança de faixa, contudo, também não foi concedida até o momento.
Dentre os dois pontos que dificultam a vigência do piso salarial no município de Marcelino Vieira, a principal preocupação, aparentemente, é não ultrapassar o limite prudencial estimulado. Em um Termo de Alerta de Responsabilidade Fiscal, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) recomendou para que o município observe os gastos e não seja penalizado, tendo como base o resultado do sexto bimestre do ano de 2016, onde o percentual estava em 53,61, quando o limite é 54% do orçamento.
Contudo, ao verificar o RGF (Relatório de Gestão Fiscal) dos últimos 12 meses, sendo os últimos 8 meses de 2016 e os 4 primeiros de 2017, ver-se que este mesmo percentual que antes estava beirando o limite prudencial, já o ultrapassado pela gestão atual, estando em 58,08%. Isso, quando a própria folha da educação teve uma diminuição considerada, onde alguns funcionários com salários maiores, aposentaram-se e houve o corte em horas suplementares que a maioria dos professores tinham e hoje não mais têm. E mesmo assim, o limite aumentou. Não sendo desta forma, devido a folha que paga os professores do município de Marcelino Vieira. "Não se pode pegar a educação, como bode expiatório desta elevação neste índice", afirmou Hagamenon.
O presidente do SINDISERPUMTP, Gustavo Lopes, sugeriu que fosse enviado ao TCE-RN, uma solicitação, para que possibilitasse o pagamento dos vencimentos dos professores, na forma da Lei.
A audiência pública deixou muito a desejar. Esperava-seque fosse apresentado um plano estratégico, que buscasse reduzir este percentual, para que fosse dado aos professores o que lhe é de direito. No caso, o piso nacional.
Deve sim ser questionado o poder municipal, sobre a aplicação dos repasses do MEC (Ministério da Educação) e sobre os recursos do Fundeb (Fundo de Valorização do Ensino Médio).
De alguns presentes ouvimos que, além da falta de valorização dos trabalhadores em educação, com a não adequação para pagamento do piso salarial da categoria, até o presente momento, se faz necessário melhorias estruturais em algumas escolas. Como exemplo, as Escola Raquel Silva e Edílton Fernandes, além da Escola Nonato Fernandes, que é um educandário infantil e  que último funciona em prédio alugado e não tem as instalações necessárias. Há uma obra parada, que seria a Nonato Fernandes, porém está inacabada desde o governo passado e sem previsão de iniciar-se as obras. Segundo as informações, outras escolas da zona rural precisam de melhorias, pois funcionam em prédios residenciais, não tendo assim a adequação necessária.
Como o blog anunciou pela manhã, a secretária de educação do município, Norma Lúcia Diógenes Alvarenga, não compareceu, enviando como representante a diretora de núcleo, professora Josileide.
A titular da pasta justificou sua ausência, por meio de ofício, certificando-se que estava participando de Processo Seletivo junto ao Pólo UAB. Entretanto, a falta da secretária de educação vieirense foi um ponto negativo ao evento. Apesar da justificativa amplamente compreensível.
A secretária entrou em contato com o blog, no meio da tarde, devido a uma chamada que foi veiculada neste veículo de comunicação, onde afirmamos a ausência dela. Norma Lúcia enviou logo após o contato com o blog, cópia do ofício e da declaração do Pólo. Entretanto, hoje à noite, entramos em contato pelo whatsapp da secretária e questionamos a mesma:
A resposta da secretária foi rápida e curta:
Resposta essa, que dar uma nítida impressão de que a própria secretária da pasta não tem uma ideia do que será feito e/ou que não deseja dar explicações a imprensa ou em especial a este blog.
Um direito da secretária, como de qualquer outro cidadão.

Uma nova reunião já está marcada para a próxima terça-feira, onde se tentará uma saída plausível para este impasse.
Além de professores e populares, sete dos nove vereadores estiveram efetivamente prestigiando a audiência pública. os parlamentares Chico Filho e Pedro Júnior não compareceram.

JUSTIÇA MANDA PRENDER O DEPUTADO DISON LISBOA, LÍDER DO GOVERNO ROBINSON.

A juíza Ana Karina de Carvalho da Silva, da comarca de Goianinha, mandou prender, em regime semiaberto, nesta sexta-feira (30), o deputado estadual Dison Lisboa, líder do Governo Robinson na Assembleia Legislativa.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) encaminhou o processo de volta ao Tribunal de Justiça, para execução da pena, que também enviou a comarca de Goianinha, onde teve início os autos.
Fonte: Heitor Gregório


DIRETOR ESTADUAL DO DETRAN ARTICULA CAMPANHA #CURTODIRIGIRBEM NO INTERIOR DO RN.

O diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), Júlio César Câmara, encontra-se em Mossoró onde mantém contatos para o andamento da campanha #CurtoDirigirBem.
A campanha que já foi lançada em Natal, e Mossoró, atua com ações educativas que buscam ampliar a conscientização quanto a necessidade de dirigir com responsabilidade, evitando assim o registro de acidentes no trânsito.
Em Natal, a campanha foi lançada no último dia 21 de junho. Três veículos acidentados encontram-se em exposição num shopping como forma de alerta para os motoristas. O uso de um óculos que simula o grau de embriaguez é uma das atrações da campanha, que alertar para os riscos de beber e dirigir.
“Temos realizado ações em Mossoró com bons resultados. As blitzens da Lei Seca são realizadas com frequência, e durante a realização de grandes eventos, no sentido de coibir que motoristas embriagados continuem dirigindo. Atuamos com campanhas educativas que tem influenciado na queda do número de acidentes motivados pela combinação de álcool e direção”, destaca o diretor em visita ao jornal O Mossoroense onde foi recebido pelo editor geral Márcio Costa.
Com a campanha em funcionamento em Mossoró e Natal, o Detran passará a atuar em cidades polos de todo o Rio Grande do Norte, no decorrer das próximas semanas.
“Vamos iniciar uma caravana pelo interior atendendo as principais cidades com o intuito de ampliar a conscientização dos condutores de veículos quanto a necessidade de dirigir com segurança”, conclui Júlio César.

Fonte: Márcio Costa - O Mossoroense

"SEMPRE ACREDITEI NA JUSTIÇA", DIZ AÉCIO APÓS REASSUMIR MANDATO NO SENADO.

Ministro do STF Marco Aurélio autorizou o tucano a retomar às atividades parlamentares; afastamento estava em vigor desde o dia 18 de maio.

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello permitir que o senador afastado Aécio Neves (PSDB) voltasse a exercer o cargo, o parlamentar afirmou, nesta sexta-feira (30), que "sempre acreditou na Justiça do País".
Por meio de nota, Aécio Neves informou que recebeu “com absoluta serenidade” a decisão do ministro do STF, “da mesma forma como acatei de forma resignada e respeitosa a decisão anterior”.
A Direção do Senado Federal informou, também por meio de nota, que "adotará as medidas administrativas necessárias” para o retorno de Aécio às atividades parlamentares conforme decisão do ministro Marco Aurélio.
Decisão do novo relator
O senador tucano estava afastado do cargo desde o dia 18 de maio, por decisão de Edson Fachin. ​ O ministro Marco Aurélio – que assumiu a relatoria do caso após o inquérito envolvendo o presidente Michel Temer e o senador ter sido separado – negou ainda o pedido de prisão contra Aécio feito pela Procuradoria Geral da República.
Entretanto, no texto, o ministro proíbe o senador de deixar o País e de fazer contato com outros investigados ou réus no processo. “Provejo o agravo para afastar as medidas consubstanciadas na suspensão do exercício de funções parlamentares ou de qualquer outra função pública, na proibição de contatar outro investigado ou réu no processo e na de ausentar-se do País, devolvendo ao agravante a situação jurídica que lhe foi proporcionada pelos eleitores no sufrágio universal”, pontua.
A decisão acerca do pedido de prisão preventiva contra o senador deveria ocorrer na semana passada, mas o julgamento acabou sendo adiado devido a pedido do relator Marco Aurélio.
Na ocasião, o ministro justificou a medida destacando a necessidade de analisar novo recurso apresentado pela defesa de Aécio, que quer que o plenário do Supremo julgue o pedido de prisão, e não a Primeira Turma da Corte.
Esse era o segundo pedido de prisão preventiva de Aécio Neves a ser julgado pelo Supremo. Na primeira ocasião, o relator da Lava Jato no Supremo, Edson Fachin, decidiu apenas afastar Aécio do mandato como senador.

Fonte: Último Segundo - iG



SBT, RECORD E REDE TV VOLTAM À GRADE DA TV A CABO TEMPORARIAMENTE.

Na última quinta-feira, 29, a associação de consumidores Proteste e o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) finalizaram uma negociação com o grupo Simba Content, e o SBT, Record TV e Rede TV! voltarão a ser exibidos pelas operadoras de TV a cabo temporariamente.
Os canais voltarão às grades televisivas das operadoras NET, Claro, Embratel, Sky, Vivo e Oi até que as negociações entre elas e a Simba sejam finalizadas.
“Esta é mais uma conquista obtida com o diálogo entre Associação de Consumidores e fornecedores de serviços que beneficiará milhões de pessoas”, avalia Henrique Lian, diretor da Proteste, em comunicado publicado no site da entidade.
No dia 30 de abril, o sinal analógico de televisão foi desligado em São Paulo – o que deve se estender para todo o Brasil gradualmente. Desde então, o SBT, a Record e a RedeTV! resolveram cobrar a exibição das operadoras de TV à cabo. A NET, a Sky e a Vivo e outras empresas se recusaram a pagar e, portanto, excluíram as emissoras de seu catálogo.

Fonte: Estadão Conteúdo/IstoÉ

BIOMETRIA EM MARCELINO VIEIRA E TENENTE ANANIAS É SUSPENSA.

A Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Marcelino Vieira, que abrange a 60ª Zona Eleitoral, incluindo assim o município de Tenente Ananias, vem ao público e aos interessados, comunicar que entre o período de 03 à 06 de julho, o processo biométrico estará suspenso, em virtude da realização de audiências de juri, tornando assim inviável a biometria, diante do espaço reduzido que comporta a sede da referida Comarca.Na sexta-feira, dia 07 de julho, voltar-se-à a normalidade o recadastramento dos eleitores destas duas cidades.

SEGUE PARA SANÇÃO PROJETO QUE FACILITA ACESSO DE PROFESSORES À UNIVERSIDADE.

Proposta do senador Cristovam Buarque (PPS-DF) que facilita o acesso de professores do ensino básico da rede pública a cursos superiores vai à sanção da Presidência da República. A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (28), o texto do PLS 322/2008 (PL 6514/2009 naquela Casa).
Pelo projeto, as universidades e faculdades deverão criar processo seletivo diferenciado para os professores concursados que querem concluir uma licenciatura, prioritariamente Pedagogia, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Portuguesa. A matéria altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996).
— É um grande incentivo para que esses professores continuem sua formação. Depois de certa idade, passar no vestibular é uma coisa muito difícil, um professor que já tem 15 anos de carreira, chegando aos 40, fazer concurso com essa meninada que termina o ensino médio agora? Disputar o Enem, praticamente nem chance tem. Então, ele terá outra porta para entrar. E vai ser bom para a faculdade, para a universidade, que vai receber um aluno já com formação. Estou satisfeito que esse projeto tenha chegado à sua conclusão. Agora falta a sanção do Presidente — disse Cristovam à Agência Senado, nesta sexta-feira (30).
Poderão utilizar o benefício profissionais concursados da rede pública nos níveis municipal, estadual e federal, com pelo menos três anos de experiência e sem diploma de graduação, tanto do ensino regular e da educação especial quanto da educação de jovens e adultos.
A LDB determina que os professores da educação básica deverão ter formação superior, mas é admitida, para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a formação mínima oferecida no ensino médio, o chamado “Curso Normal”. Esse público, em especial, será beneficiado com a proposta.

Fonte: Gláucia Lima

CARLOS MARUN ASSUME VAGA DE SUPLENTE NA COMISSÃO QUE ANALISARÁ DENÚNCIA DE TEMER.

Deputado do PMDB é integrante da 'tropa de choque' do presidente da República no Congresso. Como suplente da CCJ, ele votará na ausência de algum titular.

Integrante da "tropa de choque" do presidente Michel Temer no Congresso Nacional, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) foi nomeado nesta sexta-feira (30) suplente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, colegiado que analisará a denúncia de corrupção passiva contra o chefe do Executivo federal.
A CCJ vai elaborar um parecer sobre a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra Temer, recomendando que o processo prossiga no Poder Judiciário ou que seja rejeitado. Depois, o relatório será votado pelo plenário da comissão.
Marun vai substituir no colegiado o deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), que era do PMDB, mas mudou de partido.
Na vaga de suplente, Carlos Marun terá direito a votar na comissão se algum membro titular estiver ausente.
A assessoria de imprensa da liderança do PMDB na Câmara informou que a nomeação “não tem nada a ver com troca de deputado por voto”.
O partido explicou que Valtenir Pereira mudou de sigla e, como a vaga é de direito do PMDB, foi realocada para um membro da bancada.

Fonte: Bernardo Caram/G1

DISCO DE ALGUNS PREFEITOS CONTINUA ARRANHADO.

O disco de alguns prefeitos continua arranhado quando o assunto é a administração municipal.
Em seis meses de gestão pouco ou nada fizeram os prefeitos que prometeram na campanha serem os salvadores da pátria.
Continuamos na mesma.
#Zero

Fonte: Robson Pires

MARCELINO VIEIRA: SECRETÁRIA NÃO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOB PISO SALARIAL.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PISO SALARIAL.

Audiência pública que ocorre neste instante na câmara de vereadores de Marcelino Vieira, não conta com a presença da secretária de educação do município. A informação é que enviou representante.
O gestor Kerles Jácome Sarmento, "Babau", se fez presente, porém retirou-se no meio do evento.
Compondo a mesa nesta audiência estão: Hagamenon, vereador propositor da referida audiência; José de Arimatéia Gomes Pinto Júnior, assessor jurídico do município; Aurivones, presidente da câmara de vereador; Josileide, representante da pasta da educação e Gustavo Lopes, representante do sindicato dos servidores da educação vieirense.
Ainda hoje, matéria exclusiva sobre esta reunião, que visa ajustar o pagamento atual do piso salarial dos professores, que segundo informações não é cumprido.

MORRE PAULO NOGUEIRA, DO DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO.

Por Fernando Brito

A rotina de ler os jornais e visitar os blogs relevantes, toda manhã, foi especialmente triste, hoje, porque trouxe a notícia da morte do colega Paulo Nogueira, editor do Diário do Centro do Mundo.
Não o conheci pessoalmente, mas várias vezes nos falamos, pelo Facebook ou por telefone, e eu recebi dele fraternas e utilíssimas dicas de como aproveitar mais a publicidade do Google e de outras plataformas que certamente pagam menos que o mercado publicitário convencional, mas não nos discriminam e nem nos negam anúncios porque somos “de esquerda”, “sujos” ou, simplesmente, porque não somos do agrado do governo.
É algo incomum o que vivemos na dita “blogosfera”. Não somos “concorrentes”, somos parceiros, como quem, no combate, sente ao lado um amigo, não um adversário e com ele divide as armas numa batalha comum.
Paulo, esta manhã, lembrou-me de duas coisas.
A primeira, a de que a finitude é vizinha, como vizinhos de idade éramos: ele de 56; eu, de 58.
A segunda é que, por isso mesmo, temos mais pressa. mais ganas, mais empenho em fazer o que, de verdade, faz a vida valer a pena: levar o nosso grão, um grão que seja, para construir um país mais justo, mais fraterno, mais delicado com todos.
O DCM é o grão – e hoje um grande, imenso grão – que Paulo Nogueira trouxe para este sonho e que segue, com Kiko Nogueira, a sua família física e a nossa, virtual, dos que travamos este combate diário contra o atraso, o obscurantismo, o autoritarismo e a brutalidade individual e social na internet.
Ao Paulo, o brinde que ele levanta na foto.
Aos nossos grãos, outros brindes mais.
Inclusive aquele que, sei lá que dia, faremos com aquele chope que acabaremos por tomar juntos, com toda a certeza.


VIAS BLOQUEADAS EM CEARÁ-MIRIM COM ATÉ PEDAÇOS DE ÁRVORES DIFICULTAM ACESSO A NATAL.

Leitores na região metropolitana de Natal informam ao Blog que estão com grandes dificuldades de acesso para capital em decorrência de vias bloqueadas no município de Ceará-Mirim.
Tanto BR depois de Massaranduba, como estradas de Estivas, muito complicado para chegar em Natal. Vias obstruídas com manifestantes, objetos nas pistas e até pedaços de árvores.

Fonte: Blog do BG

PROFESSORES DE DOUTOR SEVERIANO DEFLAGRAM GREVE CONTRA "PACOTE DE MALDADES".

Professores do município de Doutor Severiano, Alto Oeste do estado, iniciam greve geral nesta sexta-feira, 30, contra o que qualificam como um “pacote de maldades” que estaria sendo aplicado pela prefeitura local com prejuízo a direitos adquiridos por servidores que atuam na área da educação.
A greve anunciada por tempo indeterminado foi amadurecida no decorrer da semana e teve como estopim o Projeto de Lei no. 016/2017 que estaria prestes a ser aprovado, e estabelece uma série de mudanças na rotina de trabalho e direitos trabalhistas.
Em meio as insatisfações da categoria, encontra-se a aplicação da jornada de trabalho de 30 horas semanais, a alteração dos coeficientes correspondentes aos ativos de carreira, a redução de 5% para 3% da variação percentual entre as classes de carreira.
Os professores reclamam ainda da redução no período de férias dos professores, a extinção do quinquênio, além da livre nomeação e exoneração para o exercício das funções de suporte pedagógico das unidades escolares partindo do executivo.
No decorrer da semana os professores emitiram uma nota de repúdio voltada para a sociedade local onde apontam os pontos de impasse com o executivo.
Na nota, é destacado que os professores não concordam com as medidas adotadas pela prefeitura local, e que o executivo não reconhece a atuação do Sindicato dos Servidores Municipais de Doutor Severiano e Encanto, entidade que representa os servidores públicos municipais, o que estaria prejudicando a abertura de diálogo para a discussão das medidas consideradas arbitrárias.
Com a greve, os alunos da cidade serrana ficam sem aula por tempo indeterminado. Segundo representantes dos servidores, caso a prefeitura não abra diálogo com os professores, a greve poderá ser estendida a outros segmentos funcionais do município.

Fonte: Márcio Costa - O Mossoroense/Blog São Miguel em Alta

MOLON PROTOCOLA REQUERIMENTO PARA JANOT IR À CCJ EXPLICAR DENÚNCIA CONTRA TEMER.

Poucas horas depois de a denúncia contra o presidente Michel Temer chegar à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) protocolou um requerimento para que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vá pessoalmente à CCJ explicar a acusação contra o peemedebista.
Segundo Molon, "a denúncia encaminhada a esta Casa traz à tona fatos extremamente graves que ilustram uma das maiores crises políticas que o País já enfrentou. De acordo com o referido processo, o Presidente da República estaria utilizando o cargo para o favorecimento de determinadas empresas em troca do recebimento de recursos por meio de seus auxiliares".
Janot denunciou o presidente e o seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) por corrupção passiva. Segundo o procurador-geral da República, Temer era o destinatário final de uma mala com R$ 500 mil entregue a Rocha Loures por um executivo do grupo J&F.
A denúncia chegou à Câmara nesta quinta-feira, 29, e foi encaminhada à CCJ. A partir de agora, Temer terá dez sessões plenárias para apresentar sua defesa. Os advogados do presidente, no entanto, podem se manifestar antes disso. Em seguida, a comissão tem mais cinco sessões para votar o parecer.
Independentemente do resultado da comissão, a denúncia será encaminhada para votação no plenário. Para que o processo avance no STF, é preciso do voto favorável de 342 dos 513 deputados.

Fonte: Isadora Péron e Daiane Cardoso - Estadão Conteúdo/A Tarde

MARCELINO VIEIRA: VEREADOR MOSTRA PREOCUPAÇÃO COM A FALTA DE RESPOSTA DO EXECUTIVO MUNICIPAL.

O vereador Raimundo do Panati, da bancada da oposição de Marcelino Vieira, utilizou-se na tribuna da Casa Legislativa, na última quinta-feira, para expressar seu descontentamento em não ter seus requerimentos e proposições em geral atendidas pelo poder executivo municipal, mesmo, evidentemente, tendo sido aprovado. O vereador foi mais além e afirmou que seja dele ou mesmo de outro parlamentar vieirense, "não tenho conhecimento de nenhum atendimento de nossas indicações,nem se quer uma resposta a nossas reivindicações", disse Raimundo do Panati.
O edil ainda citou um exemplo do descaso do executivo, para com as ações desenvolvidas e aprovadas pelo legislativo vieirense: "Apresentei uma propositura faz aproximadamente dois meses, pertinente a iluminação do cemitério da Vila Ana Henrique e nada foi dado como retorno pelo prefeito deste município. O vereador Pedro Júnior, disse que estava sendo providenciado, mas vejo que ele se equivocou. Tudo naquele local está como antes. Estive lá e constatei. O vereador é o mais legítimo representante do povo. Tem o dever de prestar contas de seus atos. E por isso, por ser o mais próximo ao povo, ser porta voz da população, merece, além do respeito do executivo, satisfações dos seus requerimentos e projetos apresentados."
Outra questão de grande interesse público, que o vereador Raimundo do panati pronunciou-se, é referente aos empréstimos consignados: "Fui procurado por aqueles que têm interesse pela questão dos empréstimos consignados. Vários funcionários me procuraram, para que cobrasse uma solução para esse impasse entre o banco e o município, já que muitos necessitam desse benefício que é de inteira responsabilidade do funcionário, então não tem porque o funcionário não ter acesso a uma coisa que é de sua inteira responsabilidade. Portanto, precisamos que providências sejam tomadas para que os funcionários tenham acesso a esse crédito", finalizou Raimundo do Panati.


quinta-feira, 29 de junho de 2017

HENRIQUE SE LICENCIA DA PRESIDÊNCIA DO PMDB E O VICE WALTER ALVES ASSUME O COMANDO DO PARTIDO.

Depois de quase um mês preso, o ex-deputado Henrique Alves se licenciou da presidência do PMDB.
Assume a função, o vice-presidente do partido, deputado Walter Alves.
No Rio Grande do Norte o PMDB tem um senador, um deputado federal, três estaduais, 41 prefeitos, 27 vice-prefeitos e 293 vereadores.
Presidente nacional do PSDB, Aécio Neves fez mais: foi afastado do Senado, não está preso, mas renunciou à presidência da legenda.

Fonte: Thaísa Galvão

REVIRAVOLTA NO STF PODE CRIAR INSEGURANÇA JURÍDICA PARA DELAÇÕES.

Cármen Lúcia deu sinais nos bastidores de que deverá votar pela possibilidade de revisão dos benefícios de um delator se as informações fornecidas não forem eficazes para a investigação.
Já têm esse entendimento Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello.
Se Cármen votar com o trio, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes já anunciaram que mudarão seus votos. O placar de 6x5 criará uma brecha para que uma delação possa ser revista se o juiz entender, ao fim do caso, que as provas não foram suficientes para fazer jus aos benefícios.

Fonte: Guilherme Amado - Lauro Jardim/O Globo

PATU: "NÃO FOI EM VÃO APOSTAR NO NOME DE RIVELINO PARA PREFEITO", DIZ MORADORA DA NOVA PATU.

Ontem, visitamos o município de Patu e podemos constatar que a prefeitura municipal vem realizando o que foi prometido antes e durante a campanha. Um dos maiores exemplo ocorre no bairro da Nova Patu. Uma localidade de pessoas humildes, mas compromissadas com o progresso do município.
Máquinas abrindo valas, plainando estradas/ruas para que o saneamento básico e o calçamento seja edificado. Melhorias desta envergadura, faz benefício de grande monta para a população da comunidade ao próprio município. Com o saneamento básico, há uma economia considerada na saúde pública e preservação do meio ambiente, além de que, segundo estudos em âmbito nacional, cada R$ 1 investido em saneamento, gera-se automaticamente R$ 3,13 em riquezas à economia. O acesso a água tratada e a rede de coleta de esgoto reduz a incidência de problemas de saúde na população, reduzindo gastos do sistema de saúde e elevando a produtividade do trabalhador, que se ausenta menos.
E para constatar essa afirmação, conversamos ontem com a senhora Ranielly Pereira, moradora do bairro Nova Patu, que disse que não só ajudou a eleger Rivelino Câmara, como trabalhou na campanha, tentando conscientizar outras pessoas, da importância de fazer de Rivelino, então secretário municipal, prefeito. "Lembro bem que sempre fomos bem atendido, quando Rivelino era apenas secretário. E sendo um bom secretário, claro que seria um excelente prefeito. E hoje, vemos aqui mesmo na Nova Patu, que não foi em vão nossa aposta no nome dele.
Não foi em vão sair de casa para pedir aos vizinhos e amigos para acompanhar o pensamento e as promessas que ele mesmo fez durante a campanha. Hoje nossa Nova Patu é um verdadeiro canteiro de obra. É máquina e gente trabalhando e mostrando aqueles que não acreditavam, que nosso governante tem sensibilidade, é de palavra. Com essas obras, criou emprego para o pai de família sustentar os seus. Além de que, a criação de novos postos de trabalho tem efeito direto sobre o rendimento da população. Sem falar que com essas melhorias, nossas casas valorizaram. Ouvi muitos disserem que era somente fogo de momento, por conta da campanha. Hoje, o que se ver é trabalho, trabalho e mais trabalho. Isso me deixe muito feliz, em saber que quando cidadão, não fui enganada. Não perdi meu voto.", finalizou Ranielly.

TRÊS HOMENS SÃO PRESOS NO INTERIOR DO RN COM 25 TONELADAS DE ARROZ.

Carreta de cor branca seguia para Mossoró pela BR 304.

Após receber denúncia pelo telefone 191 de que uma carreta de cor branca, que seguia para Mossoró pela BR 304, transportava carga suspeita de ser roubada, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, com o apoio da Polícia Militar, realizou diligências, e ao chegar nas proximidades de um posto de combustível, no km 108, em Assu, visualizaram a carreta e a abordaram.
No veículo seguiam três homens: o condutor, um homem de 33 anos, residente na zona rural de São Paulo do Potengi e mais dois ocupantes. Um deles, o proprietário do veículo, de 29 anos e residente em Macaíba, disse inicialmente que nem o caminhão nem a carga lhe pertenciam. Porém, os PRFs encontraram no interior do veículo o documento identificando-o como dono da carreta. O terceiro ocupante, um homem de 61 anos, residente em Natal, já tem passagem na polícia por receptação e disse aos policiais que já respondera por homicídio.
Na carreta foram encontradas cerca de 25 toneladas de arroz das marcas Biju e Tio João, distribuídas em fardo, sem qualquer comprovação de origem lícita dessa carga. Durante a ocorrência, os três envolvidos também apresentaram versões conflitantes.
Os PRFs descobriram que a carreta desta ocorrência já havia sido utilizada em um outro crime de receptação. Em outubro do ano passado, foi abordada na BR 304, em Santa Maria/RN, transportando também carga de produtos alimentícios suspeita de origem ilícita e sem comprovação fiscal.
Outro fato grave foi o flagrante do condutor da carreta que portava 15 comprimidos de Nobésio Forte, substância de venda proibida, muito usada por motoristas profissionais para inibir o sono.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos suspeitos. A ocorrência foi encaminhada à delegacia de plantão da Polícia Civil de Mossoró para as medidas cabíveis.

Fonte: Portal No Ar

ALMINO AFONSO: E SE LAURA HELENA TIVER O APOIO JÁ DECLARADO? O QUE PODERÁ OCORRER?

O eleitorado de Almino Afonso, estimulado em 4.490 eleitores, poderá viver uma situação pra lá de inusitada no pleito de 2018. É que, quando ninguém esperava, eis que surge uma ideia semeada pela atual primeira-dama, Maninha Leite, em ter um nome alternativo, com o apoio de parte do bloco situacionista, para a assembleia legislativa. O líder maior e ex-prefeito, Bernardo Amorim, deve apoiar Carlos Augusto Maia em seu projeto de reeleição. E uma fatia da ala governista encabeçada por Maninha Leite, vem com Laura Helena, que é filha do ex-deputado estadual Wober Júnior, para a mesma disputa. Uma "briga" nas urnas, extremamente caseira, tendo em vista que o prefeito Waldênio Amorim é irmão do médico Bernardo.
Ressaltar vale, que Maninha já trouxe parte do bloco oposicionista para seu reduto. É o caso do ex-vereador Algusto Queiroz, que foi, nem nenhuma sombra de dúvidas, a pedra maior nos sapatos da gestão passada. Mesmo sem mandato, tem seu eleitorado intocável. 
E, pelo que se espera e se ouve, o gestor afonsense deverá seguir a escolha do irmão, deixando assim de defender arduamente o nome que a esposa optou. Muitos entendem como um "voo solo" da primeira-dama, que fazendo o que hoje é impensável, ou seja, ser Laura Helena majoritária no município, daria um grande passo para, no mínimo, líder a política municipal, lado a lado com o ex-prefeito, tendo ainda de quebra, o esposo como gestor, assegurado até 31 de dezembro de 2020. Tempo mais que suficiente para, alcançando o 1ª lugar nos votos dos munícipes para Laura, tornar-se paulatinamente, a figura central da política municipal. E, com o projeto de reeleição de Waldênio, caso tenha êxito, ganha mais anos para concretizar o sonho de trocar Amorins por Leites na esfera municipal. Que, mesmo sendo uma só família, por uma vertente dos Amorins, ter um Leite no poder, não seria o mesma coisa que ter um "Amoriense" de corpo, alma e coração.
Por que? Simples. A política nos possibilita inúmeras entrelinhas, que por sua vez propicia a quase que perpetuação do poder. Os Amorins são testemunhas disso. Governam, ainda, o município por anos e anos.
A grande e temerosa questão é até onde Maninha Leite pode ir. Contentar-se em ser a esposa do atual gestor, por mais alguns anos e no futuro, quando acabar o(s) mandato(s), a cônjuge do ex-prefeito Waldênio Amorim, apenas...
E para onde vão aqueles que publicamente não estão comungando das ideias da nova gestão municipal? Para a oposição, que a cada ano é mais fatorada e por consequência mais fragilizada ou manter-se onde sempre estiveram, na esperança de que tudo volte a ser como antes?
Acredito que o embate nas urnas já começou, com a propagação dos nomes que terão o apoio de figuras centrais da situação de Almino Afonso. E isso trás inúmeros questionamentos. Muitos insistem em que ao final, quando o "nó arrochar", tudo se resolva dentro de casa.
Eu, particularmente não creio. Mas de uma coisa todos têmcerteza: nada será como antes, na terra dos Amorins.

MORO AUTORIZA TRANSFERÊNCIA DE OPERADOR DE CABRAL PARA PRESÍDIO NO RIO.

O juiz da 13ª Vara Federal Criminal (Paraná), Sérgio Moro, autorizou, em despacho publicado nesta quinta-feira (29), o retorno de Wilson Carlos, apontado como um dos operadores de Sérgio Cabral (PMDB), ao sistema prisional fluminense. Ele estava preso em Curitiba. O ex-secretário de Governo de Cabral deve voltar ao Complexo de Penitenciário de Bangu, na zona oeste carioca, para onde foi levado logo após ser detido, na Operação Calicute, em novembro do ano passado. Ainda não há data definida para a transferência. A sentença foi proferida a pedido do juiz da 7ª Vara Federal Criminal, Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. O acusado permanecia em Curitiba por ser réu, assim como Cabral, em processo da 13ª Vara Federal Criminal sobre corrupção na Petrobras e nas obras do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio).
Ambos foram condenados por Moro no dia 13 de junho. Carlos recebeu pena de dez anos e oito meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ex-governador, por sua vez, foi condenado 14 anos e dois meses de reclusão.
"Já tendo ele aqui sido julgado, não mais sendo necessária a presença dele em audiência, inexiste qualquer óbice ao seu retorno", afirmou Moro, no despacho. "Autorizo, portanto, a transferência de Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho para o sistema prisional estadual do Rio de Janeiro. Comunique-se o Juízo solicitante e aguarde-se indicação de estabelecimento prisional para a transferência. Havendo indicação, comunique-se a autoridade policial solicitando a transferência." Carlos é apontado pelo MPF (Ministério Público Federal) como um dos principais aliados de Cabral no grandioso esquema de cobrança de desvios em contratos de obras públicas no Rio e responde a processos, ao lado do ex-governador, na Justiça Federal do Rio.

Fonte: UOL

SARGENTO TIDO COMO DURO NO COMBATE AO CRIME ESTÁ ENTRE OS PRESOS NA OPERAÇÃO CALABAR.

Para os criminosos, André Luiz de Oliveira era o Sobrancelhudo, que recebia R$ 1 mil mensais de propina. Ele é um dos 96 PMs acusados de corrupção pelos investigadores.

reconhecido pela postura orgulhosa de seu ofício e pela dureza no combate ao crime, o sargento da PM André Luiz de Oliveira era, para os criminosos, o Sobrancelhudo. Preso nesta quinta-feira (29), ele era um dos alvos da maior operação de combate à corrupção policial da história do estado, que começou na madrugada, na Região Metropolitana do Rio, a operação Calabar.
Oliveira é um dos 96 policiais militares suspeitos de formar um batalhão paralelo, o "batalhão da propina". Todos estão ou já estiveram lotados no 7º BPM (São Gonçalo) entre 2014 e 2016. De acordo com as investigações da Polícia Civil e do Ministério Público, o esquema movimentava R$ 1 milhão por mês.
E entre as conclusões do inquérito, algumas chamam bastante a atenção. Uma delas: os PMs do 7º BPM deixavam o tráfico de drogas atuar com total liberdade, dentro da lógica de que, quanto mais os bandidos lucram, mais propina pagam. Os policiais também faziam vista grossa para o tráfico de armas.
As investigações revelaram que, para não levantar suspeitas, policiais e traficantes combinavam algumas apreensões de drogas, para que os PMs pudessem apresentar alguma produtividade. Em quase 30 favelas de São Gonçalo havia pagamento de propinas, mas três delas se destacam no "ranking do arrego": Salgueiro, onde os policiais cobravam R$ 196 mil por mês, Martins Viana, com R$ 86 mil, e Jardim Catarina, com R$ 76 mil mensais.
Havia também cobranças mais individuais, como a da patrulha do sargento Oliveira, o Sobrancelhudo, que arrecadava R$ 1 mil por semana. O dinheiro era entregue em muitos lugares e de diversas formas: em padarias, na frente de viadutos, dentro do batalhão, escondido em copos de refresco. Depois de recolhida, a propina era distribuída para os diferentes setores do batalhão.
Investigação começou há mais de um ano
O esquema foi descoberto há quase um ano pela Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG). A primeira pista do esquema surgiu a partir da prisão de um suspeito, apontado como responsável por recolher a propina para os policiais.
Ele foi preso em fevereiro de 2016, na Avenida do Contorno, que liga Niterói a São Gonçalo, com R$ 28 mil em espécie, que seriam propina de traficantes para policiais do 7º BPM. Na ocasião, agentes da DH avaliavam o local onde havia morrido um PM e desconfiaram de um carro que passou pelo viaduto diversas vezes. Decidiram, então, abordá-lo.
O suspeito preso aderiu à delação premiada (algo inédito no âmbito de segurança) e detalhou o esquema que envolvia centenas de policiais em mais de 50 comunidades do município. Em troca, ele obteve a redução de sua pena.

Fonte: RJ TV/G1

BANCÁRIOS ADEREM À GREVE GERAL NESTA SEXTA-FEIRA.

Os bancários do Rio Grande do Norte decidiram, por unanimidade, aderir à Greve Geral que será realizada nesta sexta-feira, dia 30 de junho.
Estão protestando contra as Reformas Trabalhista e da Previdência em tramitação no Congresso Nacional.

Fonte: Rosalie Arruda

BRASIL REGISTRA 2º MAIOR ÍNDICE DE CONFIANÇA NA MÍDIA.

As pessoas continuam a confiar nos meios de comunicação para se informarem — e o Brasil é um dos países em que essa confiança é mais forte. Segundo pesquisa feita pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, 60% dos entrevistados no Brasil confiam nas notícias veiculadas pelas empresas de comunicação — atrás apenas da Finlândia, com 62%. Foram entrevistadas mais de 70 mil pessoas em 36 países. A confiança também é alta em Portugal, Polônia e Holanda, mas, na Coreia do Sul, fica em 23%. A média dos países pesquisados é de 43%.
O “Relatório de Jornalismo Digital 2017” aponta ainda que as redes sociais vêm sentindo os reflexos negativos da proliferação das chamadas fake news, ou notícias falsas. Com isso, o Facebook, por exemplo, vem perdendo espaço em diversos países, inclusive no Brasil. Segundo o estudo britânico, aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, têm ganho espaço. O estudo cita o fato de estes permitirem uma comunicação mais privada e não filtrarem o seu conteúdo através de algoritmos, como faz o Facebook.
No Brasil, 46% dos entrevistados disseram usar o WhatsApp para acessar e compartilhar notícias, um aumento de 7 pontos percentuais frente ao ano anterior. O Facebook é a escolha de 57% dos entrevistados — uma queda de 12 pontos percentuais em relação a 2016. Em 2014, o WhatsApp foi comprado pelo Facebook. Já o YouTube, da Google, é fonte de informação para 36% dos entrevistados, contra 35% um ano antes.

Fonte: Blgo do Magno Martins/O Globo

SEGURANÇA PÚBLICA RECEBE R$ 8,3 MILHÕES EM INVESTIMENTOS PARA AMPLIAÇÃO DO CIOSP.

Foram adquiridos rádios móveis digitais, veículo tipo plataforma e equipamentos de sistema de comunicação de Natal e Mossoró.

As forças de segurança pública do Rio Grande do Norte receberam nesta quarta-feira (28) uma suplementação para auxiliar no combate à violência no estado, com o investimento de R$ 8.3 milhões em equipamentos de comunicação e um veículo do tipo plataforma. A entrega dos materiais foi feita pelo governador Robinson Faria, pela secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Sheila Freitas, pelo secretário de Metas e Projetos, Vagner Araújo, e pelo comandante Geral da Polícia Militar, comandante André de Azevedo, e representantes da Polícia Civil, nesta tarde, na Escola de Governo.
Os materiais foram adquiridos com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, via Governo Cidadão, e englobam rádios móveis digitais (R$ 3 milhões), veículo tipo plataforma (R$ 339 mil), utilizado para realizar a manutenção de todas as câmeras, e equipamentos de sistema de comunicação do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), com valor de R$ 4,971 milhões. As regiões beneficiadas com os equipamentos e com o sistema de amplia​​​​​​​​ção da comunicação serão Natal e Mossoró, e as áreas metropolitanas das respectivas cidades.
Os equipamentos do Ciosp servirão para digitalizar a comunicação da área de inteligência dos órgãos de segurança. Além disso, os canais existentes entre as polícias serão aumentados. Em Natal e Região Metropolitana, por exemplo, serão 34 canais ao invés dos 17 existentes. O Ciosp de Mossoró também será beneficiado com os investimentos, deixando de ser analógico e passando a ser digital.
Para o governador Robinson Faria, o investimento em equipamentos de comunicação reflete uma nova abordagem na segurança pública. “ Hoje nós damos mais um passo importante para que tenhamos uma política pública de segurança mais eficiente. A segurança passa hoje fundamentalmente por tecnologia e integração para garantir maior cobertura e agilidade nas ocorrências”, disse.
Para a secretária de Segurança, a aplicação de recursos para a expansão do Ciosp é parte de uma estratégia nacional. “A comunicação é essencial para que haja uma rápida atenção da polícia para resolução eficiente do crime. Já temos uma comunicação de qualidade em Natal que agora chegará também a Mossoró e regiões vizinhas. Isso significa uma ação mais célere e com menor tempo de resposta”, explicou Sheila Freitas.

Fonte: Agora RN

GILMAR MENDES RECEBEU TEMER E DOIS BRAÇOS DIRETO DO PRESIDENTE PARA JANTAR EM SUA CASA NESTA SEMANA.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, serviu um jantar em sua casa para o presidente Michel Temer e os ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha na noite desta terça-feira, 27. Oficialmente, o Planalto diz que o encontro já estava marcado há muito tempo e era para tratar de reforma política. Mas o jantar não foi informado na agenda oficial do presidente nem dos ministros. Um dia após o encontro, porém, Temer decidiu escolher a subprocuradora Raquel Dodge para suceder Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República. A escolha dela tem o aval de Gilmar Mendes.

Fonte: Estadão/Riachuelo em Ação

SERVIDORES DA SAÚDE DO ESTADO INICIAM GREVE NESTA SEXTA-FEIRA.

Os servidores da saúde do estado iniciam uma greve por tempo indeterminado nesta sexta-feira (30), mesmo dia da greve geral marcada pelas centrais sindicais. A partir das 09h, eles promovem o ‘Arraiá da Saúde na Greve Geral”, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Em clima de festa junina, o protesto irá denunciar a situação salarial e as condições de trabalho dos servidores. Os servidores da saúde de Natal também irão participar dos protestos nesta sexta. Às 15h, terá início a manifestação da greve geral contra as reformas, em frente ao Shopping Midway.
Entre as reivindicações, está o pagamento em dia e reajuste dos salários, ampliação das vagas do concurso público e a retirdada de projetos enviados pelo governo para a Assembleia Legislativa, como o que aumenta em 3% na contribuição dos servidores ao Instituto de Previdência do RN (IPERN), e a garantia dos recursos necessários para a saúde do RN.
A principal reivindicação é o fim do atraso no pagamento. O salário de maio será concluído somente nesta quinta-feira (29), para servidores e aposentados que recebem acima de R$ 4 mil. “Estamos há quase dois anos nessa situação. O que era uma coisa excepcional virou regra. Só que não vamos nos acostumar a trabalhar sem saber quando receber”, afirmou Manoel Egídio, coordenador-geral do Sindsaúde-RN.
Os servidores cobram também o cumprimento de pontos do acordo judicial da greve passada – como a revisão da lei da Produtividade e o concurso público – pelo acordo, o edital deveria ter sido publicado em março deste ano. Segundo dados da própria Secretaria de Saúde Pública (Sesap), três mil servidores se aposentaram desde 2014 (quando venceu o concurso anterior) e 44% da categoria já pediu ou está próximo de pedir a aposentadoria. O sindicato pede ainda a ampliação das 404 vagas previstas para o concurso, e critica a proposta de contratos temporários.
A greve tem início durante a vigência do decreto de calamidade na saúde do RN, publicado no dia 06 de junho no Diário Oficial. Após o decreto, o governo anunciou três repasses de R$ 50 milhões do governo federal para a saúde estadual.

Fonte: Blog do BG

RENAN CALHEIROS DEIXA LIDERANÇA DO PMDB E CRITICA GOVERNO.

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) comunicou hoje (28) ao plenário do Senado o seu afastamento da liderança do PMDB. Em um discurso contra o governo, Renan afirmou que está deixando a liderança por não concordar com as reformas trabalhista e previdenciária e poder se posicionar com mais independência contra elas.
“Sempre compreendi que mais ajuda aos governantes quem faz críticas. Críticas responsáveis como fiz em algumas oportunidades. Convencido de que o problema para o governo é o líder do PMDB, sou eu, me afasto da liderança para expressar meu pensamento e exercer minha função com total independência”, disse.
“O Brasil precisa atualizar a legislação trabalhista e previdenciária, é verdade. Mas deve se afastar de reformas sem critérios que atendam apenas ao sistema financeiro e parte do empresariado, ampliando desigualdades e sofrimentos”, afirmou.
No discurso, Renan Calheiros lembrou o episódio em que o ex-senador Sérgio Machado gravou conversa com o atual líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), em que os dois citaram Renan Calheiros e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.
O senador voltou a dizer que Eduardo Cunha mantém influência sobre o governo.
Os senadores do PMDB fazem reunião hoje à noite para definir o nome do novo líder.

Fonte: Mariana Jungmann/Agência Brasil

SAQUE DE MAIS DE R$ 50 MIL DEVERÁ SER INFORMADO TRÊS DIAS ANTES AO BANCO.

O Banco Central informou nesta quarta-feira (28) que os bancos precisarão exigir dos seus clientes, com três dias de antecedência, quando precisarem realizar saques em espécie de R$ 50 mil ou mais.
A medida passa a valer daqui a 180 dias.
A regra atual prevê um dia de antecedência de aviso para saques de valor igual ou superior a R$ 100 mil.
As novas regras, instituídas pela circular 3.839, preveem também que as instituições financeiras deverão comunicar essas comunicações prévias de seus clientes ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).
"Os ajustes decorrem das discussões realizadas no âmbito da Ação 13/2016 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que busca aperfeiçoar procedimentos e controles relativos a operações envolvendo recursos em espécie", afirmou o BC em nota.

Fonte: Maeli Prado/Folha de São Paulo

ALEXANDRIA: CONSELHEIRO TUTELAR DESAPARECIDO.

Está desaparecido desde as primeiras horas do último domingo, Raphael Gonçalves. Ele saiu de sua casa aproximadamente às 04:30h e não mais foi visto.
Quem tiver notícias do paradeiro deste rapaz, que é muito querido no município de Alexandria, favor entrar contato com a polícia imediatamente.
Crédito da Montagem: Jânio Melo

OPERAÇÃO CUMPRE QUASE 100 MANDATOS DE PRISÃO CONTRA PM's.

Uma megaoperação da Polícia Civil cumpre 96 mandados de prisão contra policiais militares no Rio de Janeiro. Os PMs são acusados de receberem propina de traficantes para não combater o tráfico de drogas em São Gonçalo, na Região Metropolitana da capital. O esquema de recebimento de propina rendaria cerca de R$ 1 milhão por mês aos militares. A ação também cumpre mandados contra 70 traficantes e outros acusados, totalizando 184 mandados expedidos pela Justiça.
Batizada de Calabar, a operação contou com 800 agentes e 110 delegados. A ação é, segundo a polícia, a maior da história relativa a casos de corrupção envolvendo PMs e traficantes.
A ação é coordenada pela Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, da Polícia Civil, e pelo Grupo de Ações Especiais contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.

Fonte: Veja.com/MSN

COM ERRO DO ÁRBITRO DE VÍDEO, SPORT VENCE O SALGUEIRO E CONQUISTA O PERNAMBUCANO.

Em uma final que demorou 52 dias para acontecer, o Sport utilizou a força máxima no Cornélio de Barros, onde deu uma pausa na Série A para enfrentar o Salgueiro em busca do 41º título pernambucano. Inicialmente relegado, no fim tornou-se o objetivo, alcançado com suor e polêmica. A taça, mantendo a escrita da capital, foi a primeira de Diego Souza no leão e a 9ª do goleiro Magrão, agora recordista ao lado do saudoso Leonardo.
Com a bola rolando no Sertão, o primeiro tempo foi mais estudado, sem grandes oportunidades. Com 53% de posse, boa parte no campo defensivo, o Salgueiro optou por explorar as laterais, buscando a jogada a aérea com o grandalhão Willian Lira. Pouco antes do intervalo, aos 43, escorando uma falta, ele assustou. Já o Sport tentou sair tocando, com André fazendo bem o pivô. Com Diego Souza bem marcado, o time teve que rodar bastante a bola para encontrar espaço. Acabou finalizando apenas duas vezes, com Everton Felipe e André – dessas, o goleiro Mondragon só trabalhou em uma. Pela postura das equipes, esperava-se mais na etapa complementar, uma vez que o placar em branco estendia a disputa às penalidades. Ficou na expectativa.
Na retomada, os dois times diminuíram o ritmo, satisfeitos com suas respectivas atuações. Luxemburgo, ‘estreando’ no Estadual, só tentou algo diferente aos 21 minutos, com Leandro Pereira no lugar de Lenis. A característica do time mudaria automaticamente, com mais lançamentos e força física. Antes disso, o lance mais polêmico do campeonato. O Salgueiro chegou a balançar as redes, com Álvaro, mas o assistente alegou que a bola já havia saída na cobrança de escanteio. Portanto, o árbitro Wilton Sampaio acionou o árbitro de vídeo, que desta vez utilizou as mesmas imagens da transmissão da Globo Nordeste - e a decisão do AV já havia sido questionável na Ilha. Em uma câmera colocada bem na linha da barra, a bola não saiu – na visão do blog. Porém, a decisão original foi mantida. Ou seja, mais um lance polêmico na história das finais locais. Desta vez, até com recurso tecnológico!
Após o lance, o jogo ficou nervoso, amarrado. Até o golaço marcado por Everton Felipe, aos 36 minutos. Numa ligação direta de Magrão, DS desviou e André ajeitou de peito para o camisa 97, que arrumou na meia-lua e bateu no ângulo. Em vantagem, o Sport apertou a marcação, segurando o 1 x 0 definitivo para o título estadual. Uma conquista perdida no meio do calendário, cuja festa deve durar pouco. Até a próxima rodada do Brasileirão, a 11ª.

Fonte: Carlos Zirpoli/Diário de Pernambuco

A METRALHADORA DE GILMAR: MINISTRO ATACA LAVA-JATO E ADVERSÁRIOS EM JULGAMENTO NO STF.

Veja frases do magistrado durante julgamento sobre delação da JBS.

O ministro Gilmar Mendes atacou adversários e a Operação Lava-Jato durante seu voto no plenário do Supremo Tribunal Federal no julgamento que vai decidir a soberania do relator na hora de homologar delações premiadas. A Corte decide também se Edosn Fachin será mantido como relator do caso JBS.

"Já se falou aqui que eu estava preocupado com dada tese, porque eu estaria perdendo. Quem ganha causa ou perde causa é advogado! Juiz não perde ou ganha causa."
Gilmar rebateu fala de Barroso na última sessão. Rejeitou que teria interesse nos resultados de julgamentos em que participa.

"Quem é o lider do PCC? Do Comando Vermelho? Será que os criminosos dessas organizações poderiam ser perdoados sem sequer denúncia? Poderia-se reduzir a sentença de Beira-Mar e Marcola, com as premissas que estão sendo assentadas."
Gilmar ao argumentar que a delação de Joesley foi acatada antes de se ter sido feita diligência para assegurar de que ele era ou não líder da organização criminosa investigada. Para o ministro, o precedente poderia se aplicar a casos como esses, se os criminosos oferecessem delação.

"É uma proposta até muito curiosa: o rabo começa a balançar o cachorro. Devemos lealdade à Procuradoria! Ora bolas. Parece que nós estamos realmente no tempo da inversão de todas as coisas."
O ministro criticou comentários de que o STF deveria lealdade a decisões feitas pelo Procurador Geral da República, Janot.

"Se o Espírito Santo não ouvir nossas preces, que pelo menos ele faça uma outra mediação, ministro Fachin, que ele nos preserve o senso de ridículo. Aqui, claramente se perdeu o senso de ridículo."
Gilmar falou sobre o andamento dos julgamentos do STF sobre as delações e a Lava-Jato e a postura do STF.

"Vamos estar a reescrever a Constituição, com todos aqueles valores que considerávamos, até ontem, cláusula pétrea mas que agora podem ser dissolvidos por um acordo em Curitiba."
O ministro argumenta que há um desprezo pela Constituição em prol das condenações e decisões feitas nas investigações da Lava-Jato, em Curitiba.

"Foi o que disse o velho presidente José Sarney, a quem esse país deve, inclusive pela transição democrática perfeita que logrou fazer."
Gilmar comentou sobre episódio de gravação entre Sergio Machado e José Sarney, onde também elogiou o ex-presidente.

"Boa intenções degringolam em uma rede de abusos e violações."
Gilmar enxerga que as decisões sobre as delações premiadas, apesar de buscar resoluções, acabam por criar precedentes perigosos no poder Judiciário.

"O combate ao crime não se pode fazer cometendo crimes."
O ministro critica medidas tomadas quanto as delações, que não estariam previstas na lei, como aceitar delações de líderes de organizações criminosas que não fossem os primeiros a colaborar.

"Como se pretende avaliar se Joesley é o líder da organização criminosa?"
Gilmar considera que não houve deliberação e investigação suficiente para que se soubesse se Joesley Batista, dono da JBS, que firmou acordo de colaboração, é ou não líder de uma organização criminosa, posição que influenciaria na validade de sua delação.

Fonte: O Globo

MARLON REIS DEFENDE INICIATIVAS POPULARES: "NÃO RETIRA PODER DO LEGISLATIVO".

Um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa, o advogado Márlon Reis fez parte da programação da oficina “Marcos Jurídicos”, promovida pela Câmara de Palmas e Senado Federal na Assembleia Legislativa. O ex-juiz federal participou do evento na tarde de terça-feira, 27, e defendeu Projetos de Lei de iniciativa popular, afirmando que estes não retira poder do Legislativo.
“Quando estávamos colhendo assinaturas para a Lei da Ficha Limpa [que impede políticos condenados de disputar eleições] sentimos a necessidade de facilitar a participação popular. Buscamos a parceria do Instituto de Tecnologia e Sociedade e hoje o “Mudamos” é uma alternativa que permite a assinatura para projetos de iniciativa popular. Quero compartilhar essa idéia com vocês parlamentares como sugestão, já que estão revisando suas leis orgânicas”, frisou Marlon Reis.
Márlon ainda ressaltou que a iniciativa popular de projetos de lei não prejudica o papel do Legislativo, mas colabora com este. “Está prevista na Constituição Federal, porém só cinco leis foram criadas dessa forma. É difícil exercer esse direito constitucional. A iniciativa popular de projeto de lei não retira poder do legislativo, mas acrescenta, mobiliza a sociedade, porém quem decide e o poder legislativo”, disse.
Modernização
O presidente da Câmara de Palmas, José do Lago Folha Filho (PSD), ressaltou que a Casa de Leis busca a modernização, transparência e estreitar o diálogo com a população. “A Câmara de Palmas está passando por uma transformação que irá resultar em mais participação da população na proposição de leis e no acompanhamento de todas as ações do legislativo”, afirmou.
O vereador de Palmas, Tiago Andrino (PSB), relator da comissão de atualização da Lei Orgânica de Palmas, destacou que a revisão dessa Legislação já conta com a proposição de dispositivos para facilitar a proposição de projetos de iniciativa popular.
“Propusemos diminuir de 5% de assinaturas de eleitores palmenses para 1% em casos de leis ordinárias e para 3% em propostas de emenda à Lei Orgânica. Também inserimos no artigo 45 a admissão de projetos de lei de iniciativa popular por meios eletrônicos com a devida comprovação da veracidade das assinaturas”, destacou.
Treinamento
As diretrizes contidas na Lei Orgânica Municipal e a necessidade da construção de políticas públicas que atendam a coletividade foram destacadas pelo técnico do Instituto Legislativo Brasileiro, Luis Fernando Pires Machado.
Entre os pontos ressaltados está o orçamento das cidades, com a explicação de temas como remanejamento e emenda impositiva, que já está regulamentada na Constituição Federal e que ainda não está replicada nas legislações estaduais e municipais.
A oficina segue até a sexta-feira, 30, das 8 às 18 horas, no auditório da Assembleia Legislativa.

Fonte: Cléber Toledo

ROCHA LOURES DEVASTADO.

Quem esteve com Rodrigo Rocha Loures na carceragem da Policia Federal se impressionou com o estado de espírito do deputado. Está devastado.

Fonte: Guilherme Amado - Lauro Jardim/O Globo