O município de Viçosa, um dos menores do estado do Rio Grande do Norte, entra para a história do desporto potiguar e nacional, especificamente no handebol, na faixa etária entre 12 a 14 anos, que congrega a categoria infantil feminino, por ter sido classificada para disputar os Jogos Escolares da Juventude, que ocorrerá em João Pessoa, entre 20 e 29 de setembro vindouro. Competição esta que é o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes. E é aí que a Escola Municipal Francisco Gomes Pinto, de viçosa, no Oeste potiguar, merece maior destaque, tendo em vista que é a primeira vez na história, que um educandário público do Rio Grande do Norte obtém essa vaga para os Jogos Escolares da Juventude, nesta categoria.
E para dar um toque de classe a essa conquista, salientamos que é também a primeira vez que uma escola de cidade do interior chega na fase nacional.
Apesar da crise que ora assola todo o país, principalmente os órgãos públicos como prefeituras, que no caso específico é quem banca a unidade de ensino supracitada, o prefeito Antônio Gomes do Amorim não mediu esforços para propiciar as condições necessárias para que os estudantes de Viçosa pudessem participar deste evento.
E eis que o fruto foi muito maior do que o esperado. Juntamente com a secretaria municipal de esportes, tendo como titular da pasta Pedro Alcântara, apostaram no trabalho do professor Washington Barbosa, e não deu outra. A escola venceu o torneio seletivo (JUVERN's), disputado em Natal, entre 20 e 26 de junho, quando na semi-final venceu a escola Única de Currais Novos, por 24 X 8. Na final, as meninas viçosenses venceram o Colégio Marista e credenciaram-se desta forma para disputar a competição nacional, representando o estado do Rio Grande do Norte, na categoria. Um feito inédito para o handebol, quando trata-se de escolas públicas do RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.