Numa época em que as sucessivas perdas de receita se transformam num grande desafio para os gestores públicos, ter seus parcos recursos bloqueados é, além de uma grande dor de cabeça, um problema que tende a agravar a já combalida situação econômica por que passam atualmente os municípios.
Esse drama, que aliado à retração da economia provoca ainda mais estragos nas contas das Prefeituras, está sendo vivido pelo prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Anaximandro Rodrigues do Vale Costa, a quem seus antecessores Gilberto Martins e Lanice Ferreira legaram uma herança nada fácil de ser digerida. Um desses intragáveis legados, diz respeito ao bloqueio da ordem de R$ 220 mil reais incidentes sobre os recursos da Saúde, Educação e Ação Social, como garantia de pagamento de um Precatório decorrente de uma Ação Indenizatória.
A medida se dá por força de uma decisão judicial e ocorre num momento em que o município acabara de perder uma complementação no valor de 54 mil reais, repassados mensalmente pela União, devendo-se essa suspensão a cortes realizados no Orçamento. A sustação desses recursos que afeta sobremaneira a área da Saúde, notadamente os serviços de Média e Alta Complexidade (MAC) e Programa de Atenção Básica (PAB), que visa à manutenção das unidades do Programa Saúde da Família (PSF), teve início no mês de novembro e se repetiu agora em dezembro.
E se todos esses problemas existentes soam como um grande obstáculo para quem administra a coisa pública, a eles vêm se somar o não repasse dos créditos mantenedores da Farmácia Básica, dos recursos para pagamento do décimo terceiro salário e do incentivo dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemia.
Contudo, em que pese todas essas dificuldades enfrentadas pelo município, Anax Vale assegura que o pagamento do décimo terceiro dos servidores será efetuado no próximo dia 21, acrescentando que, no decorrer da semana, estará liberando o cronograma para pagamento do mês de dezembro.
Fonte: Chagas Cruz, via Whatsapp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.