MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

DECANO DA CÂMARA, MIRO É O PRIMEIRO DEPUTADO DO PARTIDO DE MARINA.

Na Câmara desde 1971, deputado fluminense oficializa filiação à Rede Sustentabilidade e inaugura representação no Congresso do mais novo partido do país, cujo registro foi liberado pelo TSE nessa terça-feira.

Deputado com o maior número de mandatos na Câmara, Miro Teixeira (RJ) é o primeiro parlamentar da Rede Sustentabilidade, partido idealizado pela ex-ministra e ex-senadora Marina Silva. Em sua 11ª legislatura, Miro anunciou em plenário, nesta quarta-feira (23), sua saída do Pros e sua filiação à Rede, que, segundo ele, não será “mais uma” legenda. O registro da Rede foi concedido ontem (22) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O deputado se filiou ao então recém-criado Partido Republicano da Ordem Social em 2013, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o registro da Rede por considerar que o grupo de Marina não havia obtido as 484.169 assinaturas necessárias para a criação de nova legenda. Em maio deste ano, a direção do Rede entregou mais 56 mil assinaturas, chegando a 498 mil signatários. O pedido foi confirmado apenas nessa terça-feira pela Justiça eleitoral.
Segundo o deputado, a Rede vai mostrar que é um partido diferente dos demais. “A unanimidade do Tribunal Superior Eleitoral reconheceu, até com palavras candentes dos ministros, o esforço que foi feito para a criação dessa legenda, que não será, exclusivamente, mais uma, com todo respeito às demais, mas será uma legenda que vai mostrar que o discurso e a prática são absolutamente iguais”, declarou em plenário. Em seu discurso, Miro também agradeceu ao Pros pela “filiação temporária democrática”.
Em 2013, em vez de se filiar ao PSB, como Marina Silva, Miro optou pelo Pros, então recém-criado, para não correr o risco de ter o mandato reivindicado por seu partido anterior, o PDT. Filiar-se a uma legenda recém-criada é uma das possibilidades admitidas para a troca de sigla sem que isso configure infidelidade partidária.
Miro chegou à Câmara em 1971, para o seu primeiro mandato. De lá para cá, só esteve fora de uma legislatura, quando concorreu sem sucesso ao governo do Rio de Janeiro. Aos 70 anos, o deputado se aproxima do recorde de mandatos. Ele tem o mesmo número de legislaturas que os ex-presidentes da Câmara Ulysses Guimarães (PMDB-SP) e Henrique Eduardo Alves (PMDB), atual ministro do Turismo. Os dois só perdem para o ex-deputado baiano Manoel Novaes, que teve 12 mandatos, entre 1933 e 1982.

Foto: Leonardo Prado/Agência Cãmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.