Relatório da Nissan revela que país tem mais estações de carregamento de carros elétricos que postos de combustível comum.
Um país com mais estações de carregamento de carros elétricos do que postos de gasolina comuns. E só poderia ser o moderno Japão. A descoberta foi feita em um levantamento da Nissan Motor Co, que apontou que há 40 mil pontos de carregamento elétrico — incluindo postos e aqueles em casas particulares — do que os 34 mil postos de combustível regulares. Os dados mostram que muito rapidamente a infraestrutura para apoiar veículos elétricos tornou-se maior do que a velha indústria de petróleo, construída ao longo de décadas na terceira maior economia do mundo.
E parece óbvio por que isso interessa. Alimentado por uma bateria, o Nissan Leaf, por exemplo, pode viajar 135 quilômetros com apenas uma carga. E a ansiedade de ficar preso longe de casa sem um carregador tem restringido a demanda do consumidor. À medida que a rede de carregamento cresce e baterias se tornam mais poderosas, essa preocupação vai diminuir. Ou desaparecer.
— O desenvolvimento da infraestrutura de carregamento é um elemento importante para o crescimento desse mercado — afirma o diretor financeiro da Nissan, Joseph G. Peter.
E enquanto os pontos de recarga estão se tornando cada vez mais comuns, serviços de suporte e manutenção para veículos elétricos também emergem. A Open Charge Map, por exemplo, opera uma lista online de pontos de “abastecimento” públicos em todo o planeta. Um aplicativo móvel usa dados de GPS para levar os motoristas ao posto elétrico mais próximo.
Como os postos de combustível tradicionais têm várias bombas e podem servir a mais veículos simultaneamente que os regarregadores de carros, uma das críticas à proliferação dos carregadores é que muitos estão em garagens privadas. Mas, considerando a proliferação da chamada “economia compartilhada”, como os serviços de aluguel de casa do AirBnb, usuários particulares logo poderão estar dividindo seus carregadores com outros motoristas.
Cada vez mais estações de recarga estão sendo construídas. Os fabricantes de automóveis elétricos já entenderam que as empresas de combustível dificilmente vão instalar plugs elétricos próximo às bombas de gasolina. E, assim, constroem suas próprias redes.
Fonte: Bloomberg/http://oglobo.globo.com/
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