MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

CUNHA: PT TEM DIREITO A POSIÇÃO NA MESA DA CPI.

Apontado como artífice de um acordo que acomodará o PT na relatoria da CPI da Petrobras, o presidente da Câmara Eduardo Cunha declara: “Não decidi nada. Até porque não cabe a mim decidir. Cabe aos líderes dos partidos.” Reconhece, porém, que o líder petista Sibá Machado reivindicou a cadeira de relator para o seu partido. E faz uma rara observação favorável ao petismo: “O PT tem direito a um posto na mesa da CPI, não se trata de uma concessão.”
Conforme noticiado aqui, o posicionamento de Eduardo Cunha em relação à divisão do poder na CPI revoltou parte dos integrantes do bloco partidário que o alçou à presidência da Câmara. Avalia-se que entregar o posto de relator da investigação a um petista equivale a colocar “um vampiro em banco de sangue”. Em conversa com o blog, Cunha disse que nenhum correligionário o procurou para reclamar.
Didático, Eduardo Cunha explicou que, no rateio dos cargos na CPI, seu bloco, por majoritário, tem o direito à primeira escolha. Maior legenda do grupo, o PMDB optou por ficar com a presidência da CPI. À frente do segundo maior bloco partidário, o PT tem o direito regimental de fazer a segunda escolha. Daí ter reivindicado a posição de relator da CPI.
Feitos os esclarecimentos, Eduardo Cunha admite que há um caminho à margem do regimento interno da Câmara. “É claro a decisão é política. A gente pode reunir a maioria da comissão e atropelar. Nada impede que se faça isso. Mas não sei se seria de bom alvitre. Não podemos ignorar que existe um segundo bloco com 160 deputados e que o PT é o maior partido desse bloco.”
O repórter recordou a Eduardo Cunha que o bloco liderado por seu partido, o PMDB, acaba de atropelar o regimento para excluir o PT dos postos de comando da comissão especial sobre a reforma política. E ele: “No caso da reforma política, o PT não estava querendo constituir a comissão. A gente atropelou mesmo. O PMDB escolheu a presidência. E cedeu a relatoria ao DEM. Não excluo a hipótese de isso acontecer outras vezes. Mas insisto: não sei se seria de bom alvitre a gente fazer isso em todas as comissões.”

CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA COMPLETA.

Fonte: http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.