Ex-presidente francês responderá a questionamento sobre caso de tráfico de influência em seu governo e pode ficar sob custódia da polícia por até 48 horas.
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi detido nesta terça-feira para responder a um interrogatório sobre um caso de tráfico de influência. Em uma medida sem precedentes contra um ex-governante francês, Sarkozy foi colocado sob custódia da Polícia Judiciária de Nanterre, cidade próxima a Paris, e pode permanecer preso por até 24 horas, com possível extensão por mais um dia.
Suspeitas – Os investigadores tentam descobrir se o ex-presidente, que governou entre 2007 e 2012, prometeu um cargo de prestígio em Mônaco para um juiz de alto escalão em troca de informações sobre processos envolvendo sua administração. Dois magistrados da Corte de Apelação francesa, Gilbert Azibert e Patrick Sassoust, foram ouvidos pela polícia na segunda-feira e continuam em regime de prisão preventiva. O advogado de Sarkozy, Thierry Herzog, também foi interrogado.
Azibert é suspeito de receber informações de conselheiros do Supremo Tribunal francês sobre os avanços na investigação do suposto financiamento ilegal da campanha que levou Sarkozy à Presidência. O caso investiga, entre outros assuntos, se Sarkozy recebeu financiamento ilegal da milionária herdeira do grupo de cosméticos L'Oréal, Liliane Bettencourt, e do então ditador líbio Muammar Kadafi. Em troca das informações sobre a investigação, o juiz teria recebido do advogado de Sarkozy a promessa de um cargo na administração de Mônaco.
Os problemas de Sarkozy com a Justiça francesa têm sido vistos pela imprensa do país como um duro golpe em suas pretensões de retornar ao poder em 2017.
Fonte: http://veja.abril.com.br/ , com agência EFE
Foto: Philippe Wojazer/Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.