Após 26% dos votos apurados, Petro Poroshenko tem 54%.
Em 2º segundo está a ex-premiê Yulia Tymoshenko, com 13,2%.
O magnata Petro Poroshenko lidera a apuração das eleições presidenciais realizadas neste domingo (25) na Ucrânia, com 54,06% dos votos, informou hoje a Comissão Eleitoral Central (CEC) do país. Os dados confirmam a vitória do bilionário no primeiro turno e correspondem, segundo a CEC, ao cálculo de 26% das atas eleitorais ou 4,7 milhões de votos emitidos.
Em segundo lugar está a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, com 13,2% dos votos, seguida do líder do Partido Radical da Ucrânia, Oleg Liashko, com 8,46%.
Pesquisa de boca de urna, feita por um consórcio de três institutos logo após o fechamento dos centros de votação, já indicava a vitória de Poroshenko, conhecido como "rei do chocolate".
Logo após a divulgação da boca de urna, Poroshenko "cantou vitória" e falou como novo chefe de Estado, voltando a ressaltar as prioridades de seu governo. Ele disse que vai buscar uma maior integração com a Europa, conforme o desejo da maioria de seu eleitorado.
Ele afirmou que seus primeiros passos serão focados em terminar o caos e a guerra e em restaurar a paz no país dividido, afirmando que defenderá a integridade territorial do país.
Também disse que deve haver eleições parlamentares ainda em 2014.
O "rei do chocolate" prometeu administrar a Ucrânia da mesma forma que sua empresa, a Roshen.
Único oligarca a ter apoiado a mobilização pró-europeia na Ucrânia, este especialista em relações econômicas internacionais foi ministro da Economia do presidente deposto Viktor Yanukovytch, além de ter ocupado a pasta das Relações Exteriores e a presidência do Banco Central no governo do pró-ocidental Viktor Yushenko.
PARA LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
Fonte: EFE/http://g1.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.