MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quinta-feira, 29 de maio de 2014

JOAQUIM BARBOSA SE APOSENTA NO PRÓXIMO MÊS, DIZ PRESIDENTE DO SENADO.

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, 59, irá se aposentar no próximo mês, após 11 anos na Corte, segundo anunciou na manhã desta quinta-feira (29) o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Barbosa confirmou a informação durante sessão da Casa por volta das 14h30, e se disse "honrado" por ter estado no Supremo.
Barbosa se reuniu com Renan e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para fazer o comunicado e se despedir. Mais cedo, ele havia se encontrado com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, mas o teor da conversa não foi revelado.
Segundo Renan, Barbosa vai deixar o STF para cuidar da saúde e também teria alegado cansaço.
Ao deixar o Congresso, Barbosa foi abordado pela imprensa, mas não quis comentar a sua aposentadoria. Ele desconversou e disse que estava ansioso pela Copa do Mundo. "Estamos com uma grande expectativa para os jogos da Copa", brincou. Depois de muita insistência, disse que iria se pronunciar hoje à tarde.
A assessoria de imprensa do STF afirmou não ter sido informada da decisão de Barbosa. O mandato do magistrado na presidência do Supremo se encerraria em novembro próximo.
Pela lei brasileira, Barbosa só precisaria deixar o STF aos 70 anos, idade em que a aposentadoria é compulsória para juízes. Ele estava na presidência desde novembro de 2012.
Depois que Barbosa se aposentar, quem assumirá a presidência do tribunal será o ministro Ricardo Lewandowski, atual vice-presidente do STF. A tradição da Corte estabelece uma rotatividade na presidência baseada no tempo que cada ministro está no tribunal. Com a ascensão de Lewandowski, a ministra Cármen Lúcia passa a ser a vice.

PARA LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

Fonte: Fernanda Calgaro/http://noticias.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.