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RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sábado, 1 de fevereiro de 2014

DESAFIOS SÃO A PRÉ-ESCOLA E O ENSINO BÁSICO, DIZ NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

O novo ministro da Educação, José Henrique Paim, 47, trabalha na pasta há dez anos. Nesse período, desenvolveu uma convicção. Para ele, os dois “desafios” educacionais do Brasil na próxima década são: “universalizar a pré-escola até 2016” e melhorar “a qualidade da educação básica.”
Foi o que disse o substituto de Aloizio Mercadante numa entrevista ao portal da Universidade Federal de Alagoas. Veiculada nesta sexta-feira, 31, a conversa ocorreu há nove dias. Àquela altura, já se especulava que Paim, número 2 da pasta, substituiria Mercadante, transferido para a Casa Civil. Mas o quase-futuro-ministro ainda media as palavras: “Não teve nenhuma confirmação em relação a meu nome.”
A despeito da cautela, Paim ouviu a indagação incontornável: caso se confirme sua nomeação, “quais são os desafios do Ministério da Educação?” Ele não fugiu da resposta. Evocando sua experiência no setor, disse que o primeiro passo será obter a aprovação do PNE, o Plano Nacional de Educação. A peça foi enviada ao Congresso em 2011, na forma de um projeto de lei. Contém metas educacionais a serem implementadas até 2020.
“Temos um compromisso de universalizar a pré-escola até 2016”, disse Paim. Há “uma preocupação muito grande com essa questão da alfabetização das crianças, a melhoria da qualidade e do desempenho da educação básica.” Para ele, o aprimoramento do ensino básico não será obtido se não houver uma “ampliação da jornada” escolar.
Menciona outra pré-condição: a valorização dos professores. “Essa visão toda de melhoria da educação básica passa também pela questão da profissionalização”, ele acrescentou. “Para melhorar o ensino médio tenho que trabalhar a questão da profissionalização, não é só aumentar a jornada.”
E quanto ao ensino superior? “A educação superior é fundamental também nesse processo porque é ela que forma os professores e que estimula conhecimento”, respondeu Paim, aferrado ao ensino básico mesmo ao falar das universidades. “Na visão sistêmica que a gente trabalha, a questão da educação superior joga um papel muito importante também para melhoria da qualidade da educação básica e o país para se desenvolver precisa ter um ensino superior forte, uma pós-graduação forte, com bastante ampliação.”

Fonte: Josias de Souza

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