Antigo projeto de colonização, Serra do Mel de imediato emancipou-se. No passado, tinha uma economia forte, devido a castanha. Atividades em sua grande maioria, com base nas atividades familiares.
Iniciando nossa série de matérias sobre a cidade de Serra do Mel, vejamos o que ocorre na vila Piauí.
Um dos mais sérios problemas que deve ser solucionado com maior brevidade pelo prefeito de serra do Mel, na comunidade Piauí, é a cisterna do posto de saúde.
Pasmem, bem ao lado do consultório médico, uma cisterna está aberta, devido a existência de uma imensa abertura em sua parte superior. Esta cisterna tem em seu interior, água poluída com lixo. A reclamação partiu de uma moradores que reside muito próximo ao local. "Tenho netos pequenos e sei o risco que eles correm com este reservatório aberto. Já reclamamos, mas nada foi feito. Esperamos que depois desta publicação, possamos ter uma solução para este problema", disse a moradores.
Estivemos com o prefeito municipal, que de pronto empenhou sua palavra que na semana vindoura haverá de providenciar a limpeza e lacre da cisterna do Posto de Saúde.
Um outro grave problema que deve ser revisto, é a instalação de caldeiras entre as residências. No passado, conforme informações, uma caldeirão explodiu e causou a morte de um funcionário. Deixando outros feridos. Como nas demais vilas, Piauí não dispõe de saneamento básico; calçamento e o atendimento médico é realizado esporadicamente.
Entendemos que é muito difícil governar um município que é composto de 23 vilas, que dista 5 quilômetros entre estas. A arrecadado do FPM é insuficiente, por ser um município de 10.287 em 2010 e estimativa de 11.159 moradores em 2013, conforme o dados do IBGE. A área territorial de Serra do Mel é de 616,514 km².
Por meio destas informações, concordamos que para atender a demanda de todas as vilas, é necessário recursos de valor elevadíssimo. Além da renda do produto principal, a castanha e o FPM, Serra do Mel recebe em torno de R$ 120,000.00 (cento e vinte mil) de royalties pela extração do petróleo.
Cada vila tem a necessidade de um posto de saúde e uma escola, para propiciar o mínimo de condição para a população. Para isso, 23 postos de saúde e 23 escolas, em muito onera qualquer município de pequeno porte. Mas não há desculpas para a falta de assistência por qual passa a população. Estudo devem ser feitos, para unificar vilas e proporcionar aos moradores de núcleos, melhores condições de sobrevivência.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.