MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SENADORES ESPERAM QUE CÂMARA APROVE MINIRREFORMA NESTA SEMANA.

OS SENADORES ESPERAM QUE A CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVE AINDA NESTA SEMANA MINIRREFORMA ELEITORAL. AS NOVAS REGRAS QUE REDUZEM OS GASTOS DE CAMPANHA PRECISAM SER SANCIONADAS ATÉ SÁBADO PARA VALEREM NO ANO QUE VEM.

Os deputados não deverão votar a minirreforma eleitoral nesta semana a tempo de que as novas regras possam valer nas eleições do ano que vem. O PT, PSB, PC do B e Psol não aceitam a proposta porque defendem uma Reforma Política ampla. Já aprovado pelo Senado, o projeto tem o objetivo de reduzir os custos de campanha ao proibir a pintura de muros e carros e limitar a contratação de cabos eleitorais. O senador Humberto Costa do PT de Pernambuco admite que a minirreforma eleitoral não resolverá as questões centrais, mas defendeu a diminuição dos gastos.
O senador Humberto Costa, disse: "Naturalmente, ela está muito longe de ser uma Reforma Política, é de fato uma maquiagem no que está aí. Mesmo assim traz medidas importantes que podem reduzir os custos das campanhas eleitorais. O fato de lutarmos por uma Reforma Política ampla não nos faz deixar de considerar que seria um avanço ainda que pequeno a aprovação da minirreforma".
O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias do Paraná, já previa que a Câmara não aprovaria a minirreforma eleitoral a tempo.
Disse Álvaro Dias: "Me recusei a votar na CCJ e no Plenário alegando que a Câmara não aprovaria. Sabemos qual é o comportamento da Câmara com Reforma Política aprovada pelo Senado. É por isso que vinha defendendo a tese de que deveríamos empurrar para o Congresso a ser eleito em 2014 a tarefa da Reforma Política".
O líder do governo, senador Eduardo Braga do PMDB do Amazonas, lamentou a decisão da Câmara de ignorar a minirreforma eleitoral.
Eduardo Braga, disse: "Lamento, acho que a Câmara até poderia votar contra mas não poderia deixar de votar uma matéria que era o mínimo do consenso sobre uma Reforma Eleitoral. O Senado já fez aquilo que já foi chamado de nanorreforma de tão pequena que é, mesmo assim a Câmara insiste em não votar. Lamento e espero que a Câmara possa apresentar uma proposta alternativa".
O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, do PMDB potiguar, tentará votar a minirreforma eleitoral nesta semana para o projeto ser sancionado até o dia 5 a fim de entrar em vigor nas eleições do ano que vem.

Fonte: Hérica Christian/Rádio Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.