O Secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, se reuniu na manhã desta sexta-feira (25) com o diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varela e com o Superintendente de planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Ney Maranhão, para discutir as estratégias de participação do estado na elaboração do Plano de Bacia do rio Piranhas-Açu. A reunião aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e também contou com a presença da Coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da secretaria, Joana D'arc Medeiros.
O Plano de Bacia do Piranhas-Açu foi contratado pela ANA e já se encontra em execução. A Semarh vai acompanhar a elaboração deste documento para possibilitar que as ações executadas estejam de acordo com o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH).
Segundo os diretores da ANA, essa articulação institucional é muito importante para que o plano fique adequado à situação local. Inclusive já ficou marcada uma próxima reunião com outras instituições envolvidas, para ser apresentada a forma e a metodologia usada na formulação do documento.
" Um Plano de Bacia é muito importante porque nele se faz um planejamento do uso da água e aponta soluções para os conflitos, atuais e futuros, causados pelo uso dos Recursos hídricos", explicou Joana D'arc.
" A bacia hidrográfica do Piranhas-Açu é estratégica para o desenvolvimento do nosso estado porque nela está contido nosso maior reservatório, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que exporta água para quase todas as regiões do RN", ressaltou Gilberto Jales.
A Bacia do Piranhas-Açu está inserida, completa ou parcialmente, em 147 municípios sendo 102 na Paraíba e 45 no Rio Grande do Norte.
Fonte: Assessoria Semarh
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.