MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PRESIDENTE DA CÂMARA DE SERRINHA DOS PINTOS É ENTREVISTADO PELO RNPOLITICAEMDIA2012.

JOSÉ SILVA DE OLIVEIRA, "ZÉ GALÚ", DEPOIS DE DISCÓRDIAS PRÉ-ELEIÇÃO DA MESA, DENTRO DO GRUPO, ELEGEU-SE PRESIDENTE DA CÂMARA.

A ELEIÇÃO DA CÂMARA TROUXE DESABORES PARA A BASE GOVERNISTA. DEPOIS DA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA ESTÁ TUDO CONTORNADO?
Sim, tudo está dentro dos conformes. Após o pleito de 07 de outubro, alguns vereadores pretenderam presidir o legislativo. É um direito de cada um. A grande questão é que diante da boa qualidade dos vereadores da base situcionista, a disputa pela câmara iniciou-se de forma mais acirrada. Mas, o consenso prevaleceu e mantivemos o grupo unido, coeso. Toda a câmara está voltada para colaborar de forma concreta com a administração que iniciasse.

QUAL A SUA VISÃO DA ADMINISTRAÇÃO QUE FINDOU? CHIQUINHO FOI O GESTOR QUE FICARÁ NA HISTÓRIA?
Sem dúvidas nenhuma. Serrinha dos Pintos está hoje dividida entre duas épocas: antes e após a administração de Francisco das Chagas de Freitas. Um governo voltado único e exclusivamente para o povo. É o mais perfeito significado da palavra democracia. Chiquinho obedeceu rigorosamente os princípios da legalidade, buscando de todas as formas, junto aos governos federal e estadual, melhorias para nossa Serrinha dos Pintos.

O QUE VOCÊ ESPERA DA GESTÃO ROSÂNIA TEIXEIRA?
Não há como não esperar a continuação do desenvolvimento implantado por Chiquinho. Rosânia é uma pessoa que está engatinhando como política detentora de mandato, mas é experiente nos bastidores das administrações. Faz 16 anos que Rosânia tem desenvolvido seus serviçoes nas gestões. Por 08 anos foi tesoureira desta casa legisltiva e durante todos os mandatos de Chiquinho de Ana, esteve à frente da secretaria de finança. É "cria" do sistema que trouxe a auto-estima dos serrinhenses. Tem tudo para deslanchar e manter nosso município no caminho do desenvolvimento.

O RELACIONAMENTO BANCADA GOVERNISTA/OPOSICIONISTA SERÁ UM ENTRAVE NO SEU BIÊNIO?
Creio que não. Temos vereadores que como disse anteriormente, são de nível elevado. Políticos que cursaram faculdade e que não têm por que criar obstáculos para nosso trabalho. Haverão de querer mostrar serviços e superar o desempenho dos seus aliados do mandato passado. Entendo que legislarão para o bem comum, já que foi para isso que foram eleitos. Como exemplo, o vereador Clóvis, que é mestre em sala de aula; a fisioterauta Luana, que debuta no legislativo, mas tem sabedoria suficiente para fazer nome na política; Cici, que é contabilista e como os demais é detentora de conhecimento para saber o que é edificante ou não para Serrinha e por último, Verinha, que apesar de não ter o ensino superior, mas aprendeu como poucos na universidade da vida. É esforçada e dona de um talento ímpar. Ou seja, dentro do grupo situacionista, temos excelente nomes. Na oposição, também. Como não fazer um legislativo cada vez mais forte?

VOCÊ VER ALGUMA POSSIBILIDADE DE UNIÃO DO GRUPO LIDERADO POR CHIQUINHO DE ANA, COMO O BLOCO DE LUIZÃO, JÁ QUE ANTES FORMAVAM UM SÓ GRUPO?
Veja bem: quando havia comunhão partidária entre os ex-prefeitos Chiquinho e Luizão, o grupo era formado por integrantes que hoje não comungam dos lados de um ou outro. Temos que lembrar que existe o grupo liderado por Ledimar Fernandes e Gilcilene, que necessariamente pode não ser o de Luizão. Desta forma, analisando nesta ótica, é impossível. Mas vivemos na política e tudo é possível, quando pensamos em crescimento e melhores dias para nosso povo. Devo enfatizar que não é algo que seja preponderante para o sucesso de um ou outro. A certeza disso é a vitória maiúscula de Rosânia, em outubro passado.

VOCÊ PARTIU PARA A DISPUTA DO LEGISLATIVO, SEGURO DE CINCO VOTOS. AO ABRIR A URNA, OBTEVE COM 6 VOTOS FAVORÁVEIS. O QUE OCORREU? VOCÊ TINHA UMA "CARTA NA MANGA"?
Não. Não há como ter "carta na manga" diante de uma disputa acirrada e democrática. Respeitei e respeito a vontade dos meus pares, como respeito dos eleitores. Creio que houve uma mudança de última hora e este colega que depositou a confiabilidade no vereador Zé Galú, apesar de ser oposicionista, partidariamente falando, acredita no meu trabalho e isso, entendo que depois de uma maior reflexão, o fez votar na chapa 1. Mas uma coisa eu garanto: não houve "carta na manga".

NÃO TERIA SIDO UM ERRO AO VOTAR?
Expressei minha opinião sobre os meus colegas vereadores que assumiram em 1 de janeiro último. Sei da qualidade e capacidade de cada um. Não teriam como errar em algo tão simples. Foi questão de escolha. Apenas isso.

SÃO 6 MANDATOS CONSECUTIVOS COMO VEREADOR. JOSÉ SILVA DE OLIVEIRA PENSA NO FUTURO DISPUTAR OUTRO CARGO?
Como também disse anteriormente, a politica nos reserva surpresas. Não podemos prevê-lo. Estou muito bem onde estou e pretendo continuar dentro da ala que pertenço. O tempo, eterno senhor da razão responderá sua pergunta.

PLEITEAR UMA VAGA DE VICE OU ENCABEÇAR CHAPA MAJORITÁRIA PODE SER SEU CAMINHO EM 2016?
Estamos iniciando um novo mandato. Não há como falar um outro, quando estamos com apenas 4 dias deste. Repito: estou bem no bloco governista e não vejo por que pensar ou falar nisso agora.

O PROJETO DE LEI QUE FICOU CONHECIDO COMO "PROJETO DOS PROFESSORES" PROVOCOU UMA ONDA DE POLÊMICAS" EM SERRINHA DOS PINTOS. O QUE LHE FEZ DEFENDER ESTE PROJETO?
Como todos, eu tinha a convicção da necessidade de aprovação deste projeto. Foi o meio que encontrou-se para equilibrar as contas. Sem ele, o município corria um sério risco de parar.

QUAL SUA MENSAGEM PARA OS SERRINHENSES?
Que 2013 seja pleno de realizações. Agradecer os 267 votos que consagraram-me e mantiveram-me como o vereador com amior número de mandatos. Isso não é motivo de glorificação e sim, de maior responsabilidade. o povo serrinhense acreditou e acredita em Zé Galú e meu dever é honrar cada um destes que elegeram-me, assim como toda a população. Quero aprovei e desejar sucesso a prefeita que incia o mandato, como ao ex-prefeito Chiquinho de Ana, que é, foi e será por muito tempo um marco, um divisor de águas não só na política de Serrinha dos Pintos. Um cidadão que merece todo respeito e admiração do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.