MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

RESOLUÇÃO DO PT ESTADUAL CONTRADIZ DIRETÓRIO LOCAL.

Os diretórios do PT no município de Natal e no Estado do Rio Grande do Norte assumiram posições contrárias no que diz respeito ao relacionamento político com a próxima administração municipal. Enquanto o partido na capital emitiu resolução proibindo os filiados de ocuparem cargos na gestão do prefeito eleito Carlos Eduardo (PDT), o diretório estadual, reunido no último final de semana, definiu uma orientação para serem feitas "parcerias com as administrações do PDT, PSB e PC do B" nas cidades que serão administradas por essas legendas nas cidades do Rio Grande do Norte.
Com essa decisão, fica claro que o filiado que assumir cargo na gestão de Carlos Eduardo e for ameaçado de expulsão pelo diretório municipal, recorrendo ao estadual, poderá ser mantido no partido. Essa é uma possível alternativa para o médico Cipriano Neto evitar uma punição por aceitar o convite para assumir o cargo de secretário de Saúde na Administração de Carlos Eduardo.
Mesmo com a decisão do diretório municipal contra a participação de filiados ao Partido dos Trabalhadores da gestão do PDT em Natal, Cipriano reafirmou que aceitará o convite. Logo em seguida, o presidente do PT em Natal, Carlos Araújo, afirmou que, por causa disso, a Comissão de Ética iria analisar a possibilidade de expulsar o médico da legenda. Se isso for confirmado, Cipriano poderá, com base na nova resolução, recorrer ao diretório estadual e escapar da punição.
Na resolução do PT estadual os apoios às administrações do PDT, PSB e PC do B "devem se dar tendo como base um programa de avanço para essas cidades e uma aliança para 2014 que suprima a política conservadora hoje liderada pelo governo do DEM no Rio Grande do Norte, único estado que governa". Na resolução emitida pelo diretório estadual, o PT faz um balanço positivo do resultado do pleito no Rio Grande do Norte e enaltece o fato de ter eleito vereadores em Natal e Mossoró, os dois principais colégios eleitorais.
"No balanço geral, as eleições municipais não conseguiram definir um cenário claro para 2014. O bloco governista elegeu a maioria das prefeituras, mas não pode nem de longe cantar vitória, até mesmo porque está em vias de uma forte divisão, com a ameaça cada vez mais concreta de afastamento do PMDB da base de Rosalba", diz um dos trechos da resolução do PT.
O partido, já falando nas eleições estaduais, prega a constituição de um "bloco político de perfil progressista" para o pleito de 2014. "Não podemos repetir os erros das alianças estaduais de período recente, que não serviram ao crescimento do PT", traz a resolução.
Em uma clara referência ao que foi definido pelo diretório municipal, o estadual observa que o PT não pode assumir posturas que conduzam ao isolamento.
"Precisamos estabelecer políticas a partir de agora com segmentos sociais e partidos políticos que guardem afinidade com o PT e com quem temos uma relação de caráter estratégico. São os casos do PCdoB, PSB e PDT. Ao PT cabe a tarefa de protagonizar a formação de uma aliança político-programática com esses partidos", destaca a resolução.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.