MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sexta-feira, 1 de junho de 2012

PT VAI INDICAR JOSIVAN PARA VICE DE LARISSA ROSADO.

Depois de debates e polêmicas, com ameaças de rompimentos, o Partido dos Trabalhadores de Mossoró fechou questão e indicará o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, para ser o vice na chapa da deputada estadual Larissa Rosado. A confirmação foi da deputada federal Fátima Bezerra, que representa o diretório nacional do PT na coordenação da articulação política na capital do Oeste. A parlamentar afirmou que a homologação do nome do reitor acontecerá amanhã, durante reunião da executiva municipal do PT. "Josivan aceitou a convocação do partido e estamos contanto com ele para ser o vice de Larissa Rosado [na disputa pela Prefeitura de Mossoró]", afirmou Fátima Bezerra.
A professora Socorro Batista, que também foi cotada para ser vice, já confirmou que com a indicação de Josivan Barbosa retira o pleito. "O PT vai unido para campanha da deputada Larissa Rosado. Importante essa lição de unidade que o partido está dando", comentou Fátima Bezerra.
Ela ponderou que a indicação de Josivan Barbosa ainda será submetida a deputada estadual Larissa Rosado e aos demais partidos que integram a coligação. "Depois de ser homologado pelo PT nesse sábado (amanhã), esperamos que os demais partidos possam respaldar a escolha", completou a deputada federal.
Então pré-candidato a prefeito de Mossoró, o reitor da Ufersa Josivan Barbosa confirmou que, realmente, se for indicado aceitará ser o candidato a vice. Ele disse que colocou o nome "a disposição do partido" porque viu na escolha de vice a forma de "antecipar alguns projetos" que havia feito para os próximos anos na cidade de Mossoró. "Dentro da união do partido, em sintonia com o PT do Estado e o PT nacional, estou me dispondo a colocar em prática alguns projetos que havia feito para implantar nos próximos quatro anos em Mossoró", comentou o reitor da Ufersa.
A escolha de Josivan Barbosa para vice de Larissa Rosado ocorre após uma crise interna vivida pelo PT mossoroense. O partido, que tinha aprovado em plenária o nome de Barbosa como candidato a prefeito, foi demovido da proposta por uma decisão da executiva nacional, que fechou acordo com o PSB. Após a retirada da candidatura própria o PT mossoroense viveu uma crise que terminou com a saída de alguns filiados.
O revés que culmina com a indicação de Josivan Barbosa para vice de Larissa Rosado poderá funcionar como um ponto final na crise interna da legenda.
Ontem o reitor da Ufersa lembrou que a composião da chapa não está oficializada. Ele reconhece que não há garantia da participação do PT na chapa do PSB. "A resolução (do PT nacional) é sugestiva", disse, acrescentando que outros partidos também manifestaram interesse e citou o PDT: "O PDT tem Rútilo Coelho, que é um excelente nome e agrega bem. Vamos ver como é que fica."
Ainda segundo Josivan Barbosa, a executiva nacional quer que ele realize um trabalho de fortalecimento no PT regional. "Existiu a solicitação para que não ficássemos restritos a Mossoró", disse, comentando que, se for o candidato a vice-prefeito, tem como conciliar as duas atribuições.
A confirmação do nome do reitor da Ufersa como candidato a vice-prefeito do PSB ocorrerá no sábado, quando o PT de Mossoró se reunirá para deliberar sobre o tema e definir a data em que anunciará apoio à pré-candidata Larissa Rosado.
PT e PSB têm solução para SP e Recife
PT e PSB construíram o caminho para fechar as alianças em São Paulo e no Recife na eleição municipal. Em reunião com o presidente do PSB paulista, Márcio França, o presidente nacional da sigla, Eduardo Campos, informou que o partido vai mesmo apoiar a candidatura do petista Fernando Haddad à Prefeitura.
O PT, por sua vez, costurou uma terceira via para o impasse do Recife, solução que contou com o aval de Campos. O secretário de Governo de Pernambuco, Maurício Rands, desistiu da prévia no PT para escolher o candidato a prefeito na capital. "Anuncio minha renúncia em prol da candidatura do senador Humberto Costa", afirmou nesta quarta.
Rands, que contava com o apoio de Campos, disputava a indicação com o prefeito João da Costa. Os dois eram protagonistas de um impasse. Costa havia vencido uma primeira prévia feita no dia 20, mas o resultado estava sub judice. A decisão de indicar Humberto Costa foi o primeiro passo em direção à pacificação da candidatura da Frente Popular, formada por PT e PSB e capitaneada por Campos. O nome do senador é visto com bons olhos pelo PSB, que negociou a saída com o presidente do PT, Rui Falcão.
Rands e João da Costa participaram de encontro nesta terça com Falcão, em São Paulo. Até o início da noite desta quarta, João da Costa não havia se pronunciado sobre a decisão do adversário. A expectativa é a de que ele também ceda em favor do senador, que é da mesma tendência de Rands e do ex-presidente Lula, a Construindo um Novo Brasil. Na noite de terça-feira, a cúpula do PSB também fez uma sinalização aos petistas.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Alex Régis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.