MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

DEM E PSDB DEFINEM ACORDO E VÃO FORMAR ALIANÇA EM NATAL.

Pelas articulações que se deram ao longo da semana, o Democratas não deve mesmo ter candidato próprio nas eleições de 7 de outubro para prefeito de Natal. Ontem, o senador José Agripino, presidente nacional do DEM, fechou aliança com o PSDB, presidido pelo deputado federal Sérgio Guerra (PE), e o nome do deputado federal tucano Rogério Marinho está praticamente certo para ser o candidato das duas siglas. No entanto, o DEM e o PSDB evitaram confirmar, oficialmente, o tucano como o escolhido.
Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o senador José Agripino confirmou apenas a aliança e afirmou que "os dois partidos marcharão unidos, e inevitavelmente, juntos, seja qual for o desfecho". Segundo o democrata, "a aliança não tratou dessa ou daquela candidatura" e "ninguém definiu pré-candidatos, porque ainda há tempo para essa decisão". Porém, ele admitiu, que o nome de Rogério "é bem visto" e "muito simpático ao DEM".
Rogério Marinho teve o nome anunciado como pré-candidato da aliança pelo colunista Lauro Jardim, do Radar On-line/Veja. Ouvido pela TN, o deputado tucano disse que soube da conversa entre as duas legendas, mas que não participou. "Embora não haja uma formalização pública" - disse ele - "a aliança preferencial em Natal é em torno do meu nome e torço para que aconteça, que meu nome seja confirmado".
Rogério diz que está trabalhando para isso e que, como o DEM não tem pré-candidato em Natal, acredita nessa possibilidade. Os dois partidos também estarão juntos nas eleições municipais em Salvador, Aracaju e Fortaleza. No site do PSDB, Sérgio Guerra afirmou, em nota, que "o DEM é um parceiro histórico do partido" por compartilharem "muitos valores e ideias para o Brasil". PSDB e DEM estiveram unidos nas últimas duas eleições presidenciais. E, em 1994 e 1998, as siglas compuseram as chapas que elegeram Fernando Henrique Cardoso e Marco Maciel para a presidência e a vice-presidência da República.
Em nota, os dois partidos afirmaram que a aliança "é fruto das primeiras reuniões entre PSDB e DEM" e que continuarão a dialogar para estender esse acordo ao maior número possível de cidades.
Ao ser ouvido pela TN, o deputado federal Felipe Maia (DEM) afirmou que não se coloca como candidato e que nunca assumiu politicamente uma pré-candidatura. "Meu projeto é permanecer na Câmara Federal", afirmou. Segundo ele "a decisão do nome não está tomada", até porque na base do governo Rosalba, dois partidos apresentam pré-candidatos, o PMDB, com Hermano Morais e o PSDB, com Rogério. Em seguida, admitiu, que "as conversas estão mais adiantadas com Rogério". "São dois nomes que representariam a cidade de Natal muito bem", disse ele", mas "o deputado Rogério tem conversado comigo, com o senador José Agripino e com Rosalba e a governadora já disse que estará no palanque de um candidado que esteve no palanque dela".

Fonte: Margareth Grilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.