MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ELEIÇÕES 2012. O BLOG E SUAS OPINIÕES, HOJE.

Estamos à 1 ano e 29 dias das eleições de 07 de outubro de 2012, quando haveremos de escolher prefeitos e vereadores. As urnas não estão tão longe como imaginam muitos. Falta pouco mais de 09 meses para as decisões de candidaturas, as famosas convenções. Assim, o rnpoliticaemdia2012 dará sua opinião, que na realidade não deve ser visto como a verdade nua e crua, pois tratasse, repito, apenas de opinião.
Segundo o Aurélio, o que é opinião: s.f. Juízo ou sentimento, que se manifesta em assunto sujeito a deliberação. Parecer, voto. Crença. No latim: opinio.
Faltando este tempo, muita coisa haverá e acontecer, mas opino, aos meus olhos imparcialmente.

Então eis a OPINIÃO DO BLOG, HOJE:

Água Nova:
Rafaela Carvalho deve enfrentar Lorrayne, filha de Airton e apadrinhada de Aluízio.
Deve vencer Rafaela.

Alexandria:
Quadro totalmente indefinido. Mas a opinião de momento está formada. O caráter e honestidade de Antônio Pires é indiscutível. Seria um ótimo administrador. Mas lhe falta carisma. Sentir o povo. Não vejo como descolar seu nome. Edilberto, creio, seja mais popular, independente e decidido. Dra. Jânia carrega consigo a administração do seu pai, Janduir. Nas eleições de 2010 apoiou candidato a deputado contrário ao apoio a indicação do atual prefeito Alberto. Por isso entendo que não vingue seu nome na situação. Por outra banda, Ney Rossato é forte concorrente. Com tamanha indecisão não aposto uma pataca.

Antônio Martins:
Não acredito numa candidatura de Zé Júlio. Caso isso se confirme, Edmilson Fernandes possivelmente enfrentará Hamílton. A possível vinda de Edmilson de Venir e Hélio de Caboclinho fortalecerá o grupo.
Edmilson terá que colocar o bloco na rua, caso o ex-prefeito seja candidato. Mas não acredito que ele entre na disputa com seu nome. Se for Hamílton, vitória certa. Crivo Edmilson neste caso. Mas sendo Zé Júlio o titular da disputa, fico só olhando. É briga grande. Nas urnas, claro. Neste mês, com algumas definições, o palpite será outro.

Coronel João Pessoa:
Não sei bem o que foi que Pachica fez com a população e com os herdeiros políticos do ex-prefeito Antônio Emídio de Souza (Neci). Mas que deve ser candidato único, isso deve ser. Recentemente postamos o nome de Mundinho, filho de Neci, como uma as opções para 2012, assim como do vereador mais votado em 2008, com 387 votos ou 13,85% dos votos válidos, Alexandre. Ambos, de imediato entraram em contato com o blog e solicitaram a retirada dos seus nomes. Isso é prova cabal que pretendem continuar "rezando" na cartilha do prefeito. Talvez, por não ter outra opção, Pachica reeleito.

Dr. Severiano:
Me recuso a fazer comentários. É covardia. Carlos Aquino, com certeza.

Encanto:
Alberone tem feito uma administração, principalmente volta pra a zona rural, digna de louvores. Em muito breve ninguém andará em estradas vicinais de barro. O homem tem calçado tudo. Um grande avanço. Mas enfrentar Dr. Neto, tem que ter um governo muito mais participativo. Onde a população seja constantemente consultada. Isso, talvez, não ocorria nos governos passados, mas o nome de Neto está tatuado no coração de muitos encantenses. Dr. Francisco não terá trabalho para eleger seu sucessor em Dr. Severiano e terá que debruçar-se na campanha da reeleeição do irmão. Apesar de Alberone ter realizado um bom trabalho, ainda aposto em Neto para vencer a disputa 2012.

Francisco Dantas:
O nome da ex-secretária de saúde, Maria Eleci ainda ecoa com força. Boatos dão conta que a mesma já desistiu do projeto para 2012. Ela me disse o contrário, à poucos dias. Caso isso ocorra acredito que vence Gilson. Porém, falta a Gilson ser mais povão. Popularidade não é o forte do atual prefeito. Por isso, caso seja candidata, fico com Mari Eleci eleita. Outro nome qualquer, reeleição de Gilson.

Frutuoso Gomes:
Lucídio deve pleitear a reeleição. Mas não terá uma disputa muito fácil. O jogo é equilibrado. Fagner tem nome junto a população. É um bom duelo. A cassção do prefeito em primeira instância pode ser um fator que influenciará na opinião pública. A falta do contato mais corpo-a-corpo de Lucídio também deve ser levado em conta. Hoje, indecisão.

João Dias:
Paulo de Tarso é soberano no município. O maior problema é indicar o sucessor. Dentro do grupo tem Belchior, seu irmão, que para ser candidato Paulo teria que renunciar. Por outro, uma das figuras mais carismáticas do município tem tudo para emplacar. A oposição não tem nome que faça frente nem para eleger um vereador. O que vai prevalecer é a posição de Paulo de Tarso. E o bom senso manda indicar Dona Irene. Sem campanha, vitória certa. Por consequência, sem custos.

José da Penha:
O nome de Antônio Dólar está ganhando popularidade. A lembrança de Jorge ainda está viva na mente da população e isso tem refletido neste avanço de Antônio. A questão é simples: será que o povo manterá avivada as ações do grande líder até 2012? O prefeito Abel não tem notoriedade administrativa, pois o poder de Jorge sucumbiu aos demais. O vereador Carlos José pleiteia ser o candidato da oposição e tem popularidade. Por outro lado, surge não sei sustentado por quem, o nome de Jairinho, politicamente ilustre desconhecido. Mas que alguns seguidores de Jorge estão pegando o banquinho, isso estão. Hoje, com as observações acima, ainda cravo Antônio Dólar.

Lucrécia:
O prefeito Waltinho, creio, não terá dificuldades para ser reeleito. Os nomes do grupo oposicionista não têm como fazer frente ao mesmo. Chico Duarte e Fernando Dantas poderiam esperar mais quatro anos para pegar uma disputa mais parelha. Entendo como inoportuna a disputa de momento. Sem temor, hoje, Waltinho reeleito.

Luís Gomes:
Caso Dedezinho seja candidato a reeleição e Pio o apoie, não tenham dúvidas que é vitória na certa. Mas caso Pio se omita, devido aos entraves familiares que ocorrem hoje, Dra. Antônia pode surpreender. Mas como acredito na restauração desta contenda, aposto Dedezinho.

Major Sales:
É público e notório que Dedezinho tem força em Major Sales. Mas enfrentar Pio X nunca é fácil. Acredito que a paz volte a reinar no clã Fernandes e Dedezinho não dispute o executivo de lá. A indicaçao de Thales está mantida e Maria Elce deve fazer o sucessor. É a força do grupo e do nome de Pio. Oposição... bem, oposição em Major Sales, só Mascote. Mas... quem é Mascote mesmo?

Marcelino Vieira:
Ferrari tem o direito constitucional à reeleição. Mas será que combinou isso com Iramar? Comenta-se que o ex-prefeito está em contato com Geraldinho Holanda para compor chapa. Assim, Ferrari ficará em uma situação ruim. Caso contrário, três candidatos, sem a junção de Ferrari com o grupo contrário, no pau-à-pau, criador contra criatura, aposto Iramar Oliveira. Mas o consenso era o melhor para ambos. São amigos e o diálogo pode resolver tudo. De outra banda, Verônica insiste em mostra-se pré-candidata, mas não seria prematuro?

Martins:
A prefeita Mazé tem tudo para ser releita. Haroldo não parece fazer "medo". O fato de ter perdido a reeleição, em 2008 é um marco na vida política de Haroldo. Perder um pleito para quem havia sido cassada anos antes, é mesmo que ser nocauteado por Mike Tayson nos velhos tempos. O nome de Chico Brasília parece como uma opção, mas para o futuro, ou seja, para 2016. O tempo para ele é de galgar degrau à degrau para então pensar em prefeitura. Cravo, hoje, Mazé reeleita.

Paraná:
Disputa equilibrada. a situação já apontou Tatá com candidato. Com o apoio da prefeitura pode ser um obstáculo para a oposição. Tatá tem demonstrado que tem a simpatia da população. Simpatia essa que deve ser creditada apenas a ele, não ao prefeito que o apoia. Sales Libânio será mais uma vez candidato. Tendo perdido o pleito e 2008 por 80 votos ou 2,88% os votos válidos, disputando contra o prefeito que tentava a reeleição, Sales se configura hoje como a melhor indicação do bloco contrário a gestão atual. Ao meu ver, a presença do prefeito não faz bem a nenhum palanque. Hoje, crivo Sales Libânio.

Pau dos Ferros:
Nunca ví um município trabalhar com tanta intensidade o nome de seu sucessor tão diretamente como Pau dos Ferros. Desta forma, fica difícil a oposição enfrentar de igual para igual qualquer disputa. Todas as ações do executivo municipal estão ligadas direta e indiretamente ao nome de Fabrício Troquato. Fica até impossível de se imaginar que o prefeito ainda é Leonardo Rego. Nilton Figueiredo enfrenta problema e isso poderá barrar qualquer pretensão sua para 2012. Dr. Pio X iniciou um processo de ventilação política de seu nome, mas não creio em nenhum sucesso. Sem temer, aposto em Fabrício Torquato eleito em 2012.

Pilões:
Dr. Chagas terá que dar uma volta de 360º e meia para reverter a situação. O que acho muito difícil. Cravo com convicção total que Augusto Aquino voltará ao executivo municipal.

Portalegre:
O ex-prefeito Neto da Emater já é candidato desde 31 de dezembro de 2004. O nome dele tem o aval por completo do prefeito atual, Euclides Pereira. Já a oposição, tendo à frente o vereador José Augusto, trilha por um caminho que poderá ser frutífero. Neto tem algumas pendências e assim ele seria o mais próximo da cadeira do executivo municipal. Fico com Neto da Emater, no momento. José Augusto será o dono da vaga, se a justiça vetar a candidatura do ex-prefeito.

Rafael Fernandes:
Não creio na reeleição de Nico Júnior. Seja quem for o candidato contrário. A situação tem bons nomes que poderiam ser avaliados melhor. Mário Oliveira, apesar das falhas de suas gestões anteriores, ainda reúne mais condições de vencer 2012. Sérgio Sena não seria o melhor nome de uma terceira força. Aliás terceira força em Rafael, não vinga. Por que não Lívia na cabeça? Garantiria talvez um ou dois vereadores. Cleôncio, esposo de Lívia teria nome garantido na câmara. Cravo Mário Oliveira.

Riacho da Cruz:
A ex-prefeita Bernadete Rego tem grandes possibilidades de caminhar para mais um mandato. Mas vou ser contra muitas opiniões e fico com o vereador Marcondes para 2012. Explico: não estamos mais em tempo de formular nomes e enfiar de goela à baixo indicações. Já está ultrapassado essa tática. Bernadete tem seus méritos, mas também tem suas rejeições. E desmanchar rejeição não é lá muito fácil.

Riacho de Santana:
Chaerton já é o nome de consenso da situação. Segundo o prefeito Raimundinho: "prego batido e ponta virada". A oposição apresentou o nome de Ramaílton Barboza para o embate.
Aposto na continuidade em Riacho, mas Ramaílton deve dar trabalho, pois tem muitos contatos na capital federal. E onde há fumaça, há fogo. 3 vereadores, creio, é seguro para o bloco oposicionista.

São Francisco do Oeste:
Gildene deve ser reeleita. O ex-prefeito Aníbal Lopes deve indicar alguém, mas ficará a anos-luz em termos de páreo para a prefeita Gildene Barreto. Sem nenhum receio, cravo Gildene reeleita.

São Miguel:
Pense em um "angú de caroço"? O prefeito Galeno terá que divulgar em breve quem será seu nome para 2012. Muitos imaginam ser Nirinha Fernandes, mas eu tenho lá minhas dúvidas. Projeto para 2014 está distante e Raimundo pode mudar de opinião dia 08 de outubro de 2012. Dario é um nome que creio venceria qualquer candidato da oposição, mas com esta possibilidade de Nirinha 2012, Salismar e Acácio tem acordado, no caso de Acácio, ressuscitado. Aposto Dario, que já me confirmou que mudou de ideia e "não abre nem pro trem, carregado de pólvora com um doido fumando ao lado". Cravo Dario, sem medo.

Taboleiro Grande:
Transferir votos não é muito fácil. Prefeita Maria Miriam terá que enfrentar esta luta. Sua candidata, Darcilene, tem carisma, é verdade, mas fatalmente o ex-prefeito Djalma não acompanhará o bloco tendo à frente Darcilene. Djalma sonha ser o escolhido e uma negativa da prefeita deixará o ex-prefeito contrariado. Pode desviar-se da ala, o que não será uma perda tão valiosa, mas ter junto é melhor. Já a oposição parece está fechada em torno de Clébia Bessa, apesar da afirmação desta que não será a candidata. Com o apoio de Vieira e a estratégia e o incentivo e Márcio, equilibrará a disputa. Neste caso, não aposto um vintém. Não aposto por Maria Miriam está demorando em indicar logo Darcilene. Se esse anúncio por já, a prefeita faz a sucessora. Se não, o "cancão vai piar", em Taboleiro Grande.

Tenente Ananias:
Disputa familiar. A prefeita Mazé deve partir para mais um mandato. O empresário Tadeu tende a entrar na política por meio de seu filho, Cleodon. Fala-se em candidatura na cabeça da chapa, mas na oposição tem Flávio Alexandre, que aos poucos tem se firmado como uma grande opção. Penso que a ideia de Tadeu em adentrar na área, seja refeita quando analisar dados estatísticos. Desistência do nome de Cleodon como primeiro nome de chapa e apoio a Flávio seria o lógico. A dobradinha Flávio/Cleodon pode dar trabalho a Mazé. Mas nos dias atuais, cravo Mazé reeleita.

Umarizal:
O prefeito Rogério, provavelmente está apenas esperando a hora e anuncia Washington Sales como seu candidato a sucessão 2012. O receio de perder aliados está fazendo com que Rogério "cozinhe o galo" por mais alguns dias. A oposição já tem seu nome efinido: Elijane Paiva. Neste instante, cravo Elijane, porém acredito no crescimento de Washington após o anuncio oficial de sua candidatura.

Venha Ver:
Expedito Salviano deve fazer de seu filho, Ellan Klayton, prefeito em 2012. Sendo seu vice poderá concorrer sem problemas. O difícil será encontrar um adversário. Socorro Fernandes, politicamente, não vinga. Célio, seria vereador, talvez. Como em Dr. Severiano, sem nenhum receio, Ellan Klayton prefeito em 2012.

Viçosa: Toinho do Miragem não quer mais prefeitura, aliás não quer ser o titular. Mas pretende indicar alguém para o pleito. Nome que possa, sem fugir do padrão, vencer com candidatura única. Dra. Vanda pode ser a indicada, mas nunca pode se esquecer de Camilo, filho do empresário, o qual Toinho diz preferir que entre na medicina. Anastácio do PT, creio, pleiteie uma vaga na câmara. Seria o melhor para manter o partido "vivo" e é isso que Fátima Bezerra quer. Este fim de semana estarei com Fátima e esta observação farei, com certeza.

Obs.: Almino Afonso; Itaú; Rodolfo Fernandes e Serrinha dos Pintos, em breve.

Um comentário:

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.