MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

segunda-feira, 27 de junho de 2011

UBAM PEDE APROVAÇÃO DA EMENDA QUE GARANTE MAIS RECURSOS PARA A SAÚDE.

O presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana(na foto), enviou uma solicitação ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), para que entre em pauta a regulamentação da Emenda 29.
A emenda destina mais recursos para a Saúde e está na lista de espera há mais de 10 anos para ser regulamentada.
Leonardo acredita que os gestores municipais de todo o país precisam do apoio da mesa diretora da Câmara dos Deputados, a fim de viabilizar a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 306/2008, tendo em vista a difícil situação vivida no setor.
Entenda a Emenda 29
O Projeto de Lei Complementar 306/08, regulamenta a Emenda Constitucional 29. Promulgada pelo Congresso no ano 2000, obrigou os Estados e os Municípios a aplicarem, respectivamente, 12% e 15% da arrecadação de impostos em ações e serviços de saúde. A União deveria investir o mesmo valor de 1999, acrescido de 5%, no mínimo, com correção pela variação nominal do PIB nos próximos anos.
Leonardo Sanatna acredita que a mobilização da UBAM poderá surtir efeito perante o presidente da Câmara que deverá expor o Projeto a discussão e votação no plenário.
- Precisamos que essa regulamentação saia da gaveta política do poder legislativo, pois a aprovação da regulamentação é imprescindível para definir o que são ações e serviços de saúde e acabar com os desvios que Estados e a União promovem com os recursos do setor de saúde. Com isso garantimos que os Municípios vão receber mais de R$ 20 bilhões a mais por ano, quando a regulamentação estabelecer critérios que evitem as maquiagens estaduais e exigir da União investimentos de 10% de sua receita corrente bruta, disse Leonardo.

Fonte: Paulo Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.