As enquetes referentes a sucessão 2012 de algumas cidades do Alto Oeste, postadas neste blog rnpoliticaemdia2012.blogspot.com foram encerrada automaticamente no dia de ontem. RESSALTAR VALE QUE NÃO PODE-SE CONFUNDIR ENQUETES COM PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA, já que enquetes não têm nenhum valor cientificamente comprovado. Diferente, portanto, de pesquisas. Mas de uma forma ou outra torna-se um "termômetro" do quadro político de momento.
Destarte, os resultados e a opinião do blog rnpoliticaemdia2012.blogspot.com por município:
ÁGUA NOVA:
Rafaela 47%
Jadismar 25%
Lorrayne 12%
Aírton 10%
Zé de Chico Felipe 2%
Nenhum 6%
Não Sabe 1%
Rafaela é, hoje, a favorita para vencer o pleito de 2012. Entratanto, a união das oposições: Jadismar/Professora Rosineide/Lorrayne/Evaneilson/Antônio Nunes/Aírton, pode gerar uma aliança que daria "sufoco". Mas no momento Rafaela é a "bola da vez".
ALEXANDRIA:
Dra. Jânia 40%
Dra. Fátima 13%
Edilberto 13%
Antônio Pires 11%
Dr. Ney 8%
Corrinha 5%
Nenhum 5%
Não Sabe 1%
A vice-prefeita Jânia tem melhorado sua aceitabilidade entre a população, mas acredito no candidato da sucessão, seja Antônio pires ou Edilberto ou até uma terceira vertente. Alberto deve ter algumas cartas nas mangas, em termos de obras e em 2012, creio, a máquina trabalhará muito mais. Dr. Ney, entendo, sumiu do cenário. Já o PT, com a vereadora Corrinha, deveria constituir uma chapa, sendo a vice. Necessita amadurecer administrativamente. Dra. Fátima tem carisma, mas algo atrapalha.
ANTÔNIO MARTINS:
Zé Júlio 58%
Dr. Edmílson 20%
Francisco Fernandes 11%
Edmílson Verni 4%
Nenhum 5%
Não Sabe 0%
Zé Júlio tem a fama que o tornou popular na região. É o "construtor" de Antônio Martins, mas a ausência do poder está lhe fazendo mal. Já Edmílson tem um ano e meio para mostarr serviço. A sua assessoria deve melhorar. Um outro nome, com muita estrutura e inteligência surgiria em boa hora. "Terra de ninguém", no tocante a política. Não aposto uma "unha".
DR. SEVERIANO
Assis (ex-prefeito) 34%
Carlos Aquino 34%
Laércio Nogueira 16%
Dedé do PT 14%
Nenhum 21%
Não Sabe 7%
A grande surpresa das enquetes. Esperava muito mais de Carlos Aquino. Até horas antes no encerramento, era a maior diferença entre todas. Mas ainda acredito muito no sucesso de Carlos Aquino. O apoio de Néri é muito forte e difícil alguém no momento "peitar" o doutor em 2012.
ENCANTO
Dr. Neto 54%
Alberone 39%
Professor Canindé 17%
Nonato Guedes 1%
Nenhum 6%
Não Sabe 6%
É público e notório que é pouca a experiência de Alberone. Está em início de vida pública e, digamos, está "engatinhando". Tem como opositor Dr. Neto, que é uma "enciclopédia" na política do Encanto. Deve ser arrojada a eleição em 2012 e mais se Professor Canindé realmente se unir a oposição. Ressaltar é necessário que os irmãos Nonato Guedes e Laércio tem papéis importantes na dobradinha Encanto/Dr. Severiano. Alberone com a ajuda indispensável de Néri, seu irmão, tem amplas chances de ser reeleito.
FRUTUOSO GOMES
Fagner Carlos 30%
Gilvan Carlos 23%
Lucídio Jácome 23%
Francisco Jácome 7%
Nenhum 12%
Não Sabe 3%
A gestão Lucídio tem comprometido sua reeleição. A ausência de Dodô, seu forte aliado, também será sentida nos diálogos políticos de composição de chapa. Independente de como foi os governos dos Carlos, quem está no poder é quem tem desgaste. Entendo, hoje, que a família Carlos voltará à dar as cartas em Frutuoso Gomes.
JOÃO DIAS
Irene 30%
Belchior 25%
Laete Jácome 18%
Sebastião Martins 4%
Nenhum 15%
Não Sabe 6%
A continuação da metodologia administrativa de trabalho de Paulo de Tarso, fatalmente terá mais quetro anos. A renovação em termos de sucessão, entre Paulo e Irene, caso seja alterada com a entrada de Belchior, em nada absolutamente irá mudar. Paulo de Tarso é inquestionadamente a liderança maior e ralvez entre na disputa para 2016 na Assmbleia Legislativa. Isso eu soube por meio de um certo deputado. Mas o prórpio Paulo já me disse que se o voto fosse distrital, já era deputado pelo Alto Oeste. A oposição, simplesmente não existe, apesar dos 18% adquiridos. Nem JESUS CRISTO agradou à todos.
JOSÉ DA PENHA
Antônio Dólar 35%
Hélio de Zé Vitô 35%
Carlos José 17%
Jucimar Dólar 1%
David 1%
Chico 0% (obteve poucos votos, entretanto não chegou a 1%)
Nenhum 7%
Não Sabe 6%
A força de Jorge Dólar é que move todo o grupo da situação. O homem é forte, politicamente. Na as circunstâncias pode mudar o quadro. José da Penha analiso com e sem a participação de Jorge. São dois estágios, diferentes para o bloco governista e para a oposição. Carlos José está ocupando um espaço que estava vago. Tem demonstrado desenvoltura e se a união com o descontente Raimundinho vingar, será uma boa aquisição. Os demais são meros coadjuvantes.
MARCELINO VIEIRA
Iramar Oliveira 39%
Dr. Ferrari 16%
Dr. Geraldinho 11%
Luís Bento 10%
Pedro Júnior 9%
Babau 7%
Nenhum 4%
Não Sabe 2%
É até "covardia" a disputa com Iramar em Marcelino Vieira. Ferrari até o momento não disse para que foi eleito, mas a culpa não é dele. A política não está em seu sangue. É médico, apenas isso. Não acredito que será candidato em 2012, mas caso seja, teremos três vertentes ao poder executivo, mas mesmo assim, Iramar sobra. Isso, hoje.
A oposição, talvez cansada e sem ter a presença por inteiro de Luís Bento, está "capenga". Mas talvez Geraldo Holanda mude de ideia e seja o candidato contra Iramar. É difícil vencer, mas pode-se dar uma de Ana Hickman e fazer "tudo é possível".
PARANÁ
Sales Libânio 46%
Valdir por Deus 20%
Leidinha 12%
Nenhum 18%
Não Sabe 1%
Algumas pessoas, talvez por falta de esclarecimentos, imaginam que Alcineide será a candidata do prefeito Geraldo de Duca. Mas, perái, peraí... Alcineide é esposa de Geraldo, assim está fora do páreo. Mas, mesmo que tivesse fica muito difícil concorrer com Sales Libânio, que em 2008 perdeu o pleito por apenas 80 votos (2,88%) para o então candidato a reeleição, Geraldo. Sales vem com o embalo de 1.352 votos recebidos na eleição passada e com o desgaste quase total da administração atual. Creio que o prefeito não apoiará Valdir por Deus, que seria o único à ter a adminícula esperança. Vejo Sales com o futuro prefeito de Paraná, mas isso é só minha opinião, mas que Sales já está até indo novena, isso é verdade.
PILÕES
Augusto Aquino 41%
Dr. Chagas 40%
Duvan 5%
Jeane Aquino 3%
Nenhum 5%
Não Sabe 2%
Uma das mais disputadas eleições do Alto Oeste potiguar em 2012, será em Pilões. O atual prefeito, Dr. Chagas, com a máquina na mão, enfrentará o ex-prefeito Augusto Aquino. Por um lado, Chagas tem a oportunidade de trabalhar mais e mais nestes próximos 16 meses. Por outro, Augusto Aquino, de arquibancada espera o nível de desgaste do prefeito. Independente de qualquer coisa, o "trupé" será brabo. O resto é só conversa fiada.
RAFAEL FERNANDES
Mário Oliveira 45%
Antônio Filho 15%
Lívia do PT 12%
Nico Júnior 10%
Jório César 5%
Sérgio Sena 3%
Nenhum 4%
Não Sabe 1%
A população de Rafael Fernandes pode ter dado mais uma resposta ao prefeito Nico Júnior. O percentual de apenas 10% é quase nada, perto do índice de um prefeito de um município tão pequeno. Como citou um leiotr do blog, em um comentário: "nem de Antônio Filho, Nico Jr. ganhou."
Antônio Filho lançou Nicolas para prefeito em 2008 e teve pequeninos 141 votos. Ter 15% das indicações é demais para Antônio, sozinho.
Analisando bem, talvez isso sirva para Lívia do PT tomar uma decisão logo, por que tem gente de olho muito grande na vice de uma chapa. Mário Oliveira é tido como favorito, hoje. Mas o apoio do governo estadual será preponderante para uma alavancada de volta ao poder. Tem um empresário querendo investir no projeto político do ex-prefeito, mas quer uma vaga e a negociação para 2016. Com relação à Jório César, vejo como o melhor candidato da situação e Jório é apenas cunhado do prefeito. A vaga lhe cai como uma luva. As figuras centrais da política de Rafael Fernandes são essas. O restante do elenco são meros coadjuvantes para majoritária.
RIACHO DE SANTANA
Chaérton 45%
Ramaílton 36%
Dr. Naérton 4%
Dr. Wellington 4%
Jairo Roberto 2%
Hernílson 1%
Nenhum 3%
Não Sabe 1%
O forró de verdade em Riacho de Santana será em 2012. A situação, tendo com cabeças o atual prefeito Raimundinho e a família Soares terá trabalho para bater a oposição. De para-quedas, Ramaílton caiu em Riacho e recebeu precocemente a missão de conduzir o grupo que sempre se fez de oposição, no tempo de Hernílson, para a disputa de 2012. Já abraçou o PR/PMDB e o PT, mas esse último terá que ter a aprovação de uma forte liderança petista para fazer parte da base. Isso é um capítulo à parte, que muitos só entenderão, depois. A liderança de Wellington, sucumbiu e reflete, hoje, no prefeito Raimundinho. Se fosse um novo embate com Raimundinho, não teria eu medo de apostar caro nele. O recorde de 801 votos de diferença (em 2008) ecoará por muito tempo. Mas não é ele o candidato e ter que "catequizar" o povo para aceitar outro nome, é a questão. E acho que o acordo é apoiar um Soares e receber de volta o apoio para Euda Aires, em 2016. Seja Chaérton ou Dr. Naérton, um árduo trabalho aguarda o prefeito e seus correligionários nos próximos 16 meses.
ESTAS OPINIÕES À CERCA DE CADA MUNICÍPIO, REFLETE APENAS E TÃO SOMENTE O ENTENDER DO REDATOR DO BLOG. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, LEI MAGNA DO PAÍS NOS CONCEDE O DIREITO DE EXPOR NOSSAS OPINIÕES E É ISSO QUE FAÇO.
TAMBÉM, SALIENTAMOS QUE NÃO PODEMOS ENTENDER ENQUETE SEMELHANTE A PESQUISA, O QUE JÁ FOI DETALHADAMENTE CITADO NO INÍCIO DESTA MATÉRIA.
Creio eu que o senhor “Blogueiro“ desconhece a situação política atual do município de Alexandria, quando disse achar que o prefeito apóia-se as possíveis candidaturas de Edilberto ou Antonio Pires, o prefeito já disse que apoiara aquele que se destacar nas pesquisas ou seja, que estiver em destaca para ocupar o cargo do executivo, e é claro e notório em nossa cidade a ótima situação da então vice-prefeita Drª Jânia Fernandes, pelo seu trabalho já realizado em nossa cidade e pela vontade popular expressadas nos olhares firmes de pessoas carentes desta cidade visando um futuro de certezas, realizações, metas alcançadas e não de retrocesso, de desigualdade , de mentiras e de falta de compromisso com a verdade,com todo respeito,se informe mais pra poder fazer criticas ou comentários compatíveis com a realidade.
ResponderExcluirObrigado!
Desde já quero parabenizá-lo pelo grande trabalho desenvolvido pela sua pessoa atrás deste meio de comunicação.
ResponderExcluirMa se é hora de desapegar-se desse pensamento atrasado de considerar o povo como uma mercadoria, nos dias de hoje o povo é esclarecido e já possui um pensando de liberdade, e é dispondo dessa liberdade que hoje vejo a aceitação maciça do nome de Drª Jânia na cidade de Alexandria, é grito de liberdade de clamor por um futuro , por uma dignidade hoje desconhecida ou distante, é através desta mulher que sonhamos e que esperamos por muitas melhorias. Por isso quando o povo quer não precisa de “caras” conhecidas ou digamos de “figurinhas” repetidas enfeitando um palanque, como diz um famoso ditado popular “Melhor Só que mal acompanhado”.