MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

ALEXANDRIA: "PIRULITO" MATA HOMEM E SE ENTREGA A POLÍCIA

Autor após esfaquear vítima, foi se entregar a polícia

Na noite de ontem, um popular conhecido por Daniel Pereira Lima, conhecido por "Pirulito", esfaqueou um homem de nome Leandro Isidoro, na Avenida Patrício Neto, bairro do Cascalho, em Alexandria.

Após cometer o crime, o autor foi até a companhia de polícia militar, onde se entregou.

A vítima foi socorrida, mas veio à óbito. "Pirulito", após pratica o ato, foi ao quartel da polícia militar, sendo preso em flagrante.


FRUTUOSO GOMES: CONHEÇA OS CINCO PROFISSIONAIS E/OU COMÉRCIOS E SERVIÇOS MAIS ATUANTES DE FRUTUOSO GOMES

Dentro da celebração dos "DESTAQUES DA MÍDIA" 2024, a população do município de Frutuoso Gomes indicou cinco personalidades e/ou comércios e serviços mais atuantes no ano de 2024.

Por meio de consulta popular, conheça os cinco "BEST OF THE YEAR" frutuosogomenses:

Gerliane Modas (Empresarial)

Hérika Holanda (Fisioterapia)

karen Gisele (Medicina)

Mikelly Freire (Psicologia)

Niágara Geovanna (Odontologia)

MEC TERÁ CONCURSO UNIFICADO PARA PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Estados e municípios terão a liberdade de escolher se querem aderir à realização de prova única

O Ministério da Educação (MEC) fará uma prova única para ajudar estados e municípios a selecionar professores para escolas públicas de todo o país. O concurso unificado ficará disponível para estados e municípios que quiserem aderir a avaliação. Atualmente cada ente federado é responsável pelas seleções.

Apelidado de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos professores, a seleção fará parte de um pacote de ações para valorizar os professores brasileiros da educação básica. Entre as medidas está também um “Pé-de-Meia” para as licenciaturas, ou seja, bolsas para apoiar estudantes que ingressem na universidade para seguir a carreira docente.

As medidas deverão ser anunciadas pelo governo em novembro, como afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, à imprensa, durante as reuniões do G20, em Fortaleza.  

O secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, detalhou como deverá ser o Enem dos professores.

“A ideia é que o ministério forneça as ferramentas para uma boa avaliação e que estados e municípios utilizem essa ferramenta da melhor maneira possível. Especialmente em municípios pequenos há uma dificuldade muito grande em organizar uma prova e organizar concursos”, afirmou.

Segundo o secretário executivo, essa é uma demanda tanto de estados quanto de municípios. “A seleção de professores é um gargalo nesse país hoje, nós temos um movimento crescente de professores temporários em estados e municípios”, disse o secretário.

De acordo com Barchini, esses entes federados poderão escolher a melhor forma de usar a avaliação elaborada pelo MEC e poderão, inclusive, seguir com os próprios concursos.

“Há um incentivo muito grande que é a organização da prova, que não é algo simples. A gente vai economizar muitos recursos de estados e municípios que gastam bastante fazendo concurso. Então, diria que o maior incentivo que o estado e município poderia ter, além de uma boa seleção e a garantia de uma boa prova, realizada pelo Ministério, é essa questão de poder aderir gratuitamente e de poder economizar recursos para utilizar em outras fontes”, ressaltou, Barchini.

Perguntado a respeito do orçamento para o Enem dos professores, ele garantiu que estão assegurados. “É algo que já está equacionado. Nós já temos recursos suficientes no Ministério para conseguir conduzir”, disse. Já em ao relação ao Pé-de-Meia para as licenciaturas, Barchini disse que a quantidade de bolsas dependerá da disponibilidade orçamentária.

Fonte: Agência Brasil/O Tempo

Foto: Pexeis