RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 21 de setembro de 2021

QUEIROGA EXIBE DEDO DO MEIO A VIVOS E A 600 MIL MORTOS. É EMPLEMA DO TEMPO

Minhas caras, meus caros, os acontecimentos relevantes da história só o são porque decorrem de eventos sísmicos menores. E olhem que pode ocorrer de o terremoto dar uma chacoalhada, mas sem grandes estragos posteriores. É o caso da tentativa frustrada de golpe no dia Sete de Setembro. Bolsonaro vinha numa escalada de agressões à Constituição e ao estado de direito e tentou ali sua grande cartada. Foi obrigado a recuar.

Eventos menores, em si irrelevantes, podem indicar o que está em curso no país se forem vistos como sintomas. Se um dia me pedirem uma imagem que represente a política de saúde no Brasil, que já resultou em quase 600 mil mortos, não escolherei o "um manda, o outro obedece", do general Eduardo Pazuello. Também não indicarei o célebre discurso de Bolsonaro sobre a "gripezinha" e seu "passado de atleta". Tampouco vou optar pela fala presidencial sobre comprar fuzil ou feijão.

Não! A imagem que resume a política de Saúde do Brasil; a imagem que é epítome da súcia que chegou ao poder; a imagem que representa à perfeição o bando de primitivos e incompetentes que nos agride; a imagem que traduz para o conjunto dos brasileiros a caterva que nos governa; a imagem que dá todos os relevos de um grupo de vadios, desordeiros e desqualificados é a do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a responder, com o dedo do meio, a manifestantes que protestavam em Nova York. Enganou-se quem achava que o pateta a comer pizza na calçada era o ponto extremo da obscenidade que este senhor poderia protagonizar.

O titular da pasta que responde pela área à qual compete combater a doença que já matou quase 600 mil pessoas mandava um recado aos vivos e aos mortos: "F...-se!" Isso, sim, evidencia, mais que os desatinos cotidianos de Bolsonaro, um estado de coisas. Esse é o momento em que o pau-mandado anseia falar por seu senhor e executar, em seu lugar, o que considera a medida justa. Queiroga é o retrato deste tempo.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Reinaldo Azevedo/UOL

Foto: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.