RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

EM VISITA À LIGA CONTRA O CÂNCER EM NATAL, MINISTRO QUEIROGA RECEBE COBRANÇA DE MAIS DE R$ 7 MILHÕES EM ATRASO

O ministro Marcelo Queiroga (Saúde) visitou o Centro Avançado em Oncologia – CECAN, unidade da Liga Contra o Câncer, na manhã desta sexta-feira, 17 em Natal.

Quase 70% dos atendimentos Liga são  pacientes do SUS.

Queiroga oficializou o funcionamento do acelerador linear modelo Clinac CX, doado pelo Ministério da Saúde, através do Plano de Expansão da Radioterapia do Governo Federal.

Mas não foram só flores e fotos. O ministro também recebeu cobranças.

O coordenador da Liga, Dr. Luciano Luiz aproveitou para falar das dificuldades e de parcelas em atraso do Governo Federal:

As maiores dificuldades hoje são receber pelo serviço que prestamos ao SUS e os limites de atendimento que nos são colocados pelos gestores. Isso compromete o fluxo de caixa severamente e nos coloca por vezes na condição de ter de fazer uma escolha difícil: atender e não receber, porque ultrapassa o teto que nos é imposto, ou adiar o atendimento até virar o mês de competência, para podermos receber.

Hoje temos mais de sete milhões de reais a receber por atendimentos que ultrapassaram nosso teto contratual, mas que tivemos de fazer para não prejudicar o paciente.

Atualmente temos recorrido a instituições financeiras a um custo elevado de juros. 

O Ministro defendeu a sustentabilidade no serviço de saúde:

Precisamos mudar a forma de remuneração no sistema de saúde no Brasil.

“Modelos de sucesso como o da Liga, com a participação privada, devem ser estimulados no Brasil para que possamos fortalecer ainda mais a política pública de atenção ao câncer que o Ministério da Saúde desenvolve.

Como testemunhas, além dos médicos da Liga, secretário de Natal George Antunes e da bancada federal, Carla Dickson (PROS) e Benes Leocádio (REP).

Queiroga almoçou com o prefeito Álvaro Dias (PSDB) no restaurante Camarões.

Fonte: Território Livre

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.