MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

segunda-feira, 14 de junho de 2021

ESTUDO REVELA QUE SE 2 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA CORONAVÍRUS FOSSEM APLICADAS POR DIA, 20 MIL VIDAS SERIAM SALVAS POR MÊS

Os pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual Paulista fizeram uma projeção entre abril e junho, a partir de dados reais de vacinação do Brasil no primeiro trimestre. 

Um estudo da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual Paulista, que o Jornal Hoje, da TV Globo, obteve com exclusividade, mostra que se o Brasil ampliasse para dois milhões de doses de vacinas aplicadas por dia, 20 mil vidas seriam salvas todo mês.

O estudo aponta que 60 mil mortes poderiam ter sido evitadas nos últimos três meses caso o ritmo de vacinação fosse mais acelerado.

Os pesquisadores fizeram uma projeção entre abril e junho, a partir de dados reais de vacinação do Brasil no primeiro trimestre do ano. De acordo com o estudo, caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) ampliasse para dois milhões de doses aplicadas por dia, 20 mil vidas seriam salvas por mês.

"Se nós conseguirmos aplicar, tivermos a possibilidade de aplicar até dois milhões de doses por dia até o final de agosto, nós poderemos evitar 30 mil óbitos no Brasil, né? Ou o equivalente a 10 mil óbitos por mês. Isso porque por conta da gente estar caminhando, está aumentando a nossa capacidade de vacinação, embora ainda muito lento, moroso o processo, mas nós podemos ainda salvar 30 mil óbitos", diz Wallace Casaca, cientista de dados e matemático da Usp/Unesp.

O ritmo de vacinação contra a Covid-19 deve ficar mais acelerado depois do anúncio do governo do estado de São Paulo antecipando em 30 dias o calendário de vacinação. O plano é aplicar a primeira dose em toda a população adulta até 15 de setembro. A previsão é vacinar 7,5 milhões de pessoas.

"O avanço é planejado com base em remessas de vacinas previstas pelo Programa Nacional de Imunização", explica Nora Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: G1

Foto: Stephane Mahe/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.