RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 20 de abril de 2021

SESAP DIZ QUE SMS USOU DOSES DA 2ª APLICAÇÃO EM PÚBLICO NÃO RECOMENDADO. SECRETÁRIA DE NATAL DIZ QUE GOVERNO REPASSOU DOSES INSUFICIENTES

Pela segunda vez em uma semana  a Secretaria Municipal de Natal (SMS) informa que a aplicação da segunda dose da vacina na capital foi suspensa devido à insuficiência de doses. Hoje (20), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) rebateu que a prefeitura vacinou pessoas fora do público recomendando. A SMS reafirmou que o governo está enviando doses insuficientes.

Seguem as notas emitidas hoje pelas duas secretarias.

A NOTA da Sesap:

- A respeito de informações sobre a responsabilidade do Governo do Estado quanto à falta de vacinas e consequente suspensão da vacinação contra a Covid-19 em Natal, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) assegura que distribuiu todas as doses entregues pelo Ministério da Saúde aos municípios.

Cabe esclarecer que o município de Natal usou parte das doses que o Ministério da Saúde orientou que fossem destinadas exclusivamente à segunda dose (D2) para vacinar pessoas com a primeira dose (D1). De maneira que a cada nova remessa recebida pelo município há uma lacuna, pois parte desses imunizantes foi usada em público não recomendado para aquele momento.

Não há registro de problema similar em outros municípios do Rio Grande do Norte. O município de Natal não seguiu as orientações da Nota Informativa nº 15 que, de forma clara e objetiva, deu conhecimento que o maior volume de doses recebidas naquele momento destinava-se à D2. Utilizá-las como D1 acarretaria, inevitavelmente, este problema.

A Sesap, tão logo recebe os imunizantes encaminhados pelo Ministério da Saúde, faz a distribuição aos municípios, como o fez no caso de Natal. E, nesse sentido, todas as doses que cabiam ao município foram devidamente entregues.

Ressalta, oportunamente, que o Governo do Estado não mantém estoque de imunizantes destinados à segunda dose no que se refere à 7ª Regional de Saúde, relativa à Região Metropolitana de Natal. Há, em estoque, apenas a reserva técnica, assim como orienta o Ministério da Saúde. A Sesap está discutindo com a Câmara Técnica de Vacinação a possibilidade de disponibilizar parte da reserva técnica para Natal, para não deixar idosos e profissionais de saúde sem completar o esquema vacinal por erro do município.

A NOTA da SMS

- Como amplamente divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal sempre que a capital inicia uma faixa etária de vacinação contra a Covid-19 é garantido que todo público correspondente seja vacinado. 

Porém, Natal tem recebido um quantitativo de doses insuficientes que não corresponde à realidade de sua população. Por falta de doses a capital não está avançando na faixa etária, tanto é que desde do dia 10 de abril foi aberta a vacinação para idosos de 63 anos e até este momento continuamos vacinando esse mesmo público. 

A SMS Natal mais uma vez comunica que assim que receber novas doses da Coronavac do Ministério da Saúde irá retomar a vacinação da segunda dose deste imunizante.

Fonte: Eliana Lima/BZNotícias

Foto: Raiane Miranda/Sesap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.