RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 16 de abril de 2021

OMS DEVE ANTECIPAR 4 MILHÕES DE DOSES DA VACINA COVAX FACILITY PARA O BRASIL, DIZEM GOVERNADORES

Representantes buscaram sensibilizar ONU e OMS em carta com pedido de ajuda humanitária.

O Brasil deverá receber mais 4 milhões de doses da vacina Oxford/Astrazeneca pelo consórcio Covax Facility até o fim deste mês. A data prevista era maio, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) já havia alertado que poderia não conseguir cumprir o cronograma inicial. A informação é de governadores que participaram de uma reunião com a entidade nesta sexta-feira.

— Haverá um esforço para que uma entrega que estava prevista para maio possa ser antecipada para até o fim do mês de abril, cerca de 4 milhões de doses — afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Em carta, os representantes solicitaram ajuda humanitária à OMS e à Organização das Nações Unidas (ONU), com a chegada de insumos e de medicamentos para o tratamento da Covid-19, que estão em falta em 11 estados brasileiros. Também pediram vacinas além das do consórcio global. O contrato da Covax Facility assinado pelo Brasil prevê o recebimento de 9,1 milhões de doses, mas só 1 milhão chegou ao país até o momento.

— No plano estratégico, a meta é alcançar agora, no final de abril e começo de maio, a vacinação do grupo de maior risco. Esse grupo responde por 70% das internações. (...) Tem dia que temos 6.000 pessoas na fila, aguardando uma vaga em UTI. Então, pessoas morrem de Covid, pessoas morrem por falta de atendimento — afirmou Wellington Dias.

Outros pontos levantados durante o encontro foram a antecipação da autorização para produção de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) a fim de ampliar a fabricação de imunizantes pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan. Além disso, pediram que vacinas da Universidade de Oxford/Astrazeneca fabricadas nos EUA e que não estejam em utilização sejam vendidas, emprestadas ou doadas a países como o Brasil.

Fonte: Melissa Duarte/O Globo

Foto:  NurPhoto / NurPhoto via Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.