MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

UMA HISTÓRIA DE VIDA. UM RELATO QUE MERECE DESTAQUE

Manu Lima: Exemplo de insistência e coragem

Recebi um print de uma amiga, que mostra o relato de uma jovem dentista, que enfrentou diversos obstáculos para alcançar o degrau que alavancou sua carreira. Ao ver, entendi que necessário seria tornar mais público ainda, diante do exemplo de perseverança que Manu Lima enfrentou.

2025 começou muito antes de eu abrir as portas da minha clínica

Começou quando decidi sair de uma zona de conforto que nunca foi confortável. Deixei o PSF em Alexandria, voltei para Natal… e, junto com as malas, trouxe o medo. Primeiros dias de janeiro: sem trabalho, sem rotina, sem certeza alguma. Eu, que vivia viajando, trabalhando sem parar e com salário certo, de repente me vi com as mãos vazias. E o pensamento insistente era: “Será que fiz a coisa certa?”

Na mente, a resposta era não. Mas no fundo… bem no fundo, algo me dizia que sim — que eu só ainda não conseguia enxergar.

Chorei. Chorei de medo, de arrependimento, ou talvez de coragem.

Mas continuei.

Na segunda semana, aluguei um consultório e atendi 1, depois 2, depois 3 pacientes. Surgiram novas oportunidades, pequenas, quase simbólicas financeiramente — mas eu nunca liguei para isso. Eu só queria trabalhar, plantar algo aqui. O futuro… eu faria dar certo.

Na terceira semana, apareceu a chance de trabalhar em um PSF em Macau. Morar com meus sogros. Difícil decidir? Muito. Mas no dia seguinte eu já estava com as malas prontas. Pensei: se não der certo, eu volto.

Foram três meses intensos — mudança de gestão, incertezas, acordando às 5h, voltando no fim da tarde exausta, só com forças para pedir banho e cama. Mas o sono não vinha. Vieram preocupações, adoeci várias vezes, chamadas chorando para a minha mãe… como quando saí de casa aos 15 anos para estudar em Natal.

Mas também vieram presentes: o carinho dos meus sogros, que me acolheram como filha. Uma equipe maravilhosa. Pacientes gratos, que me ensinaram mais do que qualquer livro. E, mesmo admirando o serviço público, eu sabia: não era ali que a minha história terminava.

Até que, Maio chegou e chegou a hora.

A hora de ter a minha clínica, para ontem.

Eu sabia que viriam desafios. Só não imaginava quantos.

E, se você me perguntar: “Você não teve medo?”

Eu respondo: claro que sim!

Mas não dar certo nunca foi uma opção.

E é aí que os próximos capítulos começam…

Um comentário:

  1. Parabéns, Manu! Você é um exemplo! Tenho mto orgulho de você! Que Deus te abençoe sempre! Bjo grande!

    ResponderExcluir

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.