ANVISA proíbe uso e venda de TODAS AS MARCAS de POMADAS DE CABELO, após casos de CEGUEIRA TEMPORÁRIA.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem recebido denúncias e informações sobre casos de efeitos indesejáveis (cegueira temporária e traumas oculares) causados por pomadas de cabelo, que fixam tranças e modelam os fios.
Além de cegueira temporária (perda temporária da visão), os relatos dos pacientes são de forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
ANVISA PROÍBE POMADA DE CABELO
Nesta sexta-feira (10), a Anvisa publicou uma resolução em que interdita TODAS as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.
A medida, segundo a agência, é "preventiva e vale enquanto não forem concluídas as investigações de irritação ocular. Esses produtos não devem ser utilizados".
A avaliação de risco feita pela Anvisa, em conjunto com o Ministério da Saúde e as Vigilâncias Sanitárias locais, indica que, diante do número de ocorrências, da distribuição geográfica e da diversidade de marcas envolvidas, a medida mais segura é interditar todos esses produtos até que todas as providências possíveis sejam adotadas para evitar novos eventos indesejáveis.
QUAL POMADA ESTÁ CAUSANDO CEGUEIRA?
Assim, todas as pomadas para modelar e trançar cabelos estão com a comercialização proibida pela Anvisa.
Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer uma dessas pomadas de cabelo pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.
As pomadas que já foram adquiridas e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizadas neste momento.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Cinthya Leite/JC On Line
Foto: Gabriel Ferreira/JC Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.