No período da noite, conversamos por áudio de whatsapp, com Robson, pai da criança, que nos deixou ciente de toda problemática.
Maria Karina apresentou os primeiros sinais de adenóide com 3 anos. Realizou dois tratamentos, porém, ambos serviram somente de paliativo.
A saúde de Maria Karina voltou a ser prejudicada dias atrás, tendo a família recorrido a uma médica especialista, que já tinha atendido Karina por outras oportunidades e segundo Robson, foi constatado que havia o comprometimento de 80% do funcionamento da adenóide.
A médica recomendou por meio de encaminhamento, a urgência na cirurgia de Maria Karina. Inclusive tendo dado valores para o procedimento.
Maria Karina não pode fazer práticas comuns inerentes a toda criança, como está presente diariamente na escola ou mesmo um simples banho de piscina.
Robson e sua família recorreram ao Sistema Único de Saúde (SUS), a aproximadamente dois anos, mas soube que o SUS não cobria este tratamento.
Assim, recorreram, mesmo sem condições, ao atendimento particular. Contudo, para realizar a cirurgia, se faz necessário R$ 6.000,00 (seis mil reais). E a família não tem este valor. O que justifica a campanha.
Após conversar com Robson, entramos em contato com Lauro Adolfo, prefeito de Catolé do Rocha, para ver a viabilização do procedimento. Soubemos pelo gestor que a avó da criança já tinha estado com ele na manhã de ontem e tudo estava sendo resolvido.
Para nos cercar de maiores informações, questionamos Lauro Adolfo, se a criança haveria de realziar a cirurgia, o que foi pelo mesmo, afirmado com veemência.
Assim, da mesma forma que cobramos providências e recorremos a outros meios, quando não há resolução, também temos que ter a dignidade de reconhecer a hombridade e o cumprimento do dever de quem é eleito para cuidar da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.