MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sábado, 30 de abril de 2022

BOLSONARO EMPATA COM LULA NO SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE, DIZ PESQUISA

Placar geral no Brasil é 41% a 36%; presidente candidato à reeleição perde no Nordeste e vence no Norte, mostra PoderData.

Pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de abril de 2022 mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empatado tecnicamente com Jair Bolsonaro (PL) em 3 das 5 regiões do país para o 1º turno das eleições de 2022. Essas 3 regiões concentram 65% dos eleitores brasileiros.

No Sudeste, ambos têm 39% das intenções de voto. No Sul, Lula marca 41%, ante 38% do atual presidente.

No Nordeste, 2ª maior região do país, Lula sai na frente e marca 49%, ante só 26% de Bolsonaro. Já no Norte, o placar se inverte e o atual presidente pontua 48%, ante 31% do petista.

No placar geral, considerando toda a amostra da pesquisa, Lula tem 41% das intenções de voto, contra 36% de Bolsonaro.

A distância entre os 2 é de 5 pontos percentuais, a mesma registrada na rodada de 15 dias antes.

O empate de Bolsonaro e Lula no Sudeste, Sul e Centro-Oeste mostra tensionamento em regiões chaves para a eleição –e que, juntas, concentram 96,1 milhões de eleitores do país (64,8% do total), segundo dados do TSE (Tribunal Superior eleitoral).

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 24 a 26 de abril de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 283 municípios nas 27 unidades da Federação.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

O empate de Bolsonaro e Lula no Sudeste, Sul e Centro-Oeste mostra tensionamento em regiões chaves para a eleição –e que, juntas, concentram 96,1 milhões de eleitores do país (64,8% do total), segundo dados do TSE (Tribunal Superior eleitoral).

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 24 a 26 de abril de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 283 municípios nas 27 unidades da Federação.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

O registro no TSE é BR-07167/2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas.

Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

CENÁRIO GERAL: 1º TURNO

Na rabeira da disputa eleitoral, distantes de Lula e Bolsonaro, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%; João Doria (PSDB), 4%; André Janones (Avante), 3%; e Luciano Bivar (UB) e Simone Tebet (MDB), ambos com 1%. Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU) e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) não tiveram menções suficientes para chegar a 1%. Brancos e nulos são 4%, enquanto 3% não souberam responder.

Fonte: Poder 360/Fator RRH

ALMINO AFONSO: DIA "D" CONTRA A GRIPE E SARAMPO

O município de Almino Afonso, realiza no dia de hoje, o Dia "D" da vacinação contra gripe e sarampo.

A ação tem início às 8h e estende-se até às 13h nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Estação e Açude.

É o governo municipal cuidando com o zelo necessário, todos os alminoafonsenses. 

OLHO D'ÁGUA DO BORGES: PESQUISA AVALIOU O PANORAMA DE MOMENTO DA POLÍTICA DE ODB


Esta semana, equipe de pesquisadores estiveram na cidade oestana de Olho d'água do Borges, realizando consulta popular, que analisou o cenário político-administrativo do município.

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Aferiu-se como anda a administração Maria Helena Queiroga, onde o entrevistado opinou por "Ótima; Boa; Regular; Ruim; Péssima e Não Sabe", além de um comparativo entre a sua 1ª gestão (2017/2020) e os 16 primeiros meses do governo municipal atual.

INTENÇÃO DE VOTO 2022

O objetivo primordial da pesquisa, foi colher a intenção de voto do olhodaguense, referente a eleição 2022, que ocorre em outubro vindouro, quando elegeremos deputados estaduais; federais; governador; senador e presidente da República.

Nos dois primeiros itens, ofertou-se aos entrevistados, se votaria no candidato a deputados estadual e federal, apoiado pelo grupo de oposição ou pela ala que segue a atual prefeita. Os quesitos pertinentes a senador; governador e presidente da República foram espontâneos.

Já para governador, após o questionamento de intenção de voto, interrogou-se aos ouvidos, se conheciam o pré-candidato ao governo do RN, Fábio Dantas.

ELEIÇÕES 2024

Especulou-se, apesar do longínquo pleito municipal, qual a intenção da população de Olho d'água do Borges, neste momento. Sabemos que a prefeita atual não poderá concorrer ao embate de 2024, já que é reeleita. Assim, terá que repassar o bastão.

Neste quesito, foram oferecido questões espontânea; estimulada e de rejeição.

Também aferiu-se a intenção de voto para vereador.

Foto: Xadrez Clube

COVID: APÓS 70 DIAS, MÉDIA MÓVEL DE MORTES NO BRASIL VOLTA A REGISTRAR ALTA

A média de mortes por covid-19 no Brasil voltou a registrar alta hoje após 70 dias. Hoje, o índice ficou em 124 (20%). Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte. 

Na comparação com 14 dias atrás, se o valor ficar acima de 15%, indica tendência de alta. Quando está abaixo de -15%, queda; entre 15% e -15%, significa estabilidade.

A média móvel é considerada por especialistas a maneira mais confiável para acompanhar o avanço ou o retrocesso da pandemia. 

Nas últimas 24 horas, foram registradas 195 mortes pela doença no país. Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul não notificaram óbitos pela doença nesta sexta-feira (29). 

Em Rondônia, o número foi negativo, com menos uma morte registrada no sistema. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o município de Alto Alegre dos Parecis "retirou um óbito do sistema, pois tratava-se de duplicidade de registro". Desde o início da pandemia, foram 663.484 vidas perdidas em decorrência da covid-19 no Brasil. 

Além disso, hoje foram 14.463 novos casos conhecidos da doença. Com isso, o país acumula 30.429.140 registros desde o início da pandemia. A média móvel de casos ficou em 13.548.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Mariana Durães e Ricardo Espina/UOL

Foto: Buda Mendes/Getty Images

ÁGUA NOVA: SECRETÁRIO DE AGRICULTURA É MORTO A TIROS

O secretário municipal de agricultura do município de Água Nova, região do alto oeste potiguar, identificado como Francisco Pereira da Silva, de 43 anos, foi assassinado na manhã desta sexta-feira(29), na Rua Francisco Ivanir das Chagas, no bairro Alto da Cachoeira. O crime ocorreu por volta das 06h.

As primeiras informações são que dois homens, em uma motociclista de cor preta e modelo não confirmado, se aproximaram do secretário que se encontrava em frente a residência de um amigo, ambos dispararam contra Nem Preá como era mais conhecido. A vítima foi alvejada por cerca de oito tiros(cabeça e nas costas). Após o cometimento do crime, os autores fugiram por estrada carroçável sentido Riacho de Santana/RN. 

Policiais Militares estiveram no local e acionaram a Polícia Civil e o ITEP, para adoção das medidas necessárias para perícia e recolhimento do corpo.

O caso será investigado pela 4ª DRPC em Pau dos Ferros-RN. A autoria e motivação ainda sõa desconhecidos pelos agentes de segurança.

Fonte: Nosso Paraná RN

MULHER É EXECUTADA A TIROS DENTRO DE LOJA EM PARNAMIRIM

Autor do assassinato fugiu após o crime.

Uma mulher identificada como Ana Bruna foi morta a tiros na tarde desta sexta-feira (29) dentro da loja na qual trabalhava na Avenida Senador João Câmara, no centro de Parnamirim, na Grande Natal. O autor do assassinato fugiu após o crime.

Câmeras de segurança mostram o momento em que o homem entra na loja como se fosse um cliente, pergunta pela jovem e, ao encontrá-la, pratica o crime. O bandido usava boné e uma balaclava, para esconder o rosto. Nas imagens, ele chega à loja, procura a vítima, saca uma arma e efetua os disparos em seguida. Antes de morrer, a jovem se curva, como se já soubesse que fosse ser morta.

A jovem foi morta com cinco ou seis disparos à queima roupa. A PM chegou rapidamente, mas o criminoso também fugiu rápido. A Polícia Civil e o ITEP foram acionados ao local.

Fonte: De Olho no RN

Foto: Reprodução

ALMINO AFONSO: SERVIDORES COM DINHEIRO NA CONTA

O governo municipal de Almino Afonso, pagou nesta sexta-feira (29), o salário referente ao mês de abril dos funcionários efetivos.

Valorizar os servidores, é fazer o que não se fazia na gestão passada: pagar rigorosamente em dia.

O compromisso de pagar a dívida deixada pela gestão anterior, também está sendo dado continuidade no dia de hoje. Os professores da rede municipal receberam metade dos vencimentos do mês de dezembro 2020. E o restante será quitado já no mês vindouro. É o acerto do governo municipal com seus servidores da educação, devido uma administração catastrófica, que os alminoafonsenses não querem mais ser vítimas. Pagar o que o município deve, é o reparo do poder público atual, em consequência da irresponsabilidade com que tratou os funcionários, o governo anterior.

A economia de Almino Afonso tem assim um incremento de cerca de R$ 420.000,00 (quatrocentos e vinte mil reais), na economia local. E o comércio alminofonsense agradece.

É Almino Afonso feliz de novo

NEOENERGIA COSERN ABRE NOVA TURMA DA ESCOLA DE ELETRICISTAS EXCLUSIVA PARA MULHERES EM MAIO

Iniciativa vai ampliar a presença feminina na operação da distribuidora, que já conta com 22 mulheres atuando como eletricistas de rede em todo estado.


A Neoenergia Cosern vai abrir, entre os dias 18 e 23 de maio, as inscrições para uma nova turma da Escola de Eletricistas – desta vez com todas as 25 vagas destinadas exclusivamente para mulheres. As inscrições serão feitas no site do SENAI-RN (www.rn.senai.br), instituição responsável pela formação. 

“O objetivo é ampliar a presença feminina na operação e incentivar a igualdade de gênero dentro da empresa, que já conta com 22 mulheres atuando como eletricistas de rede em todo estado”, ressalta Márcio Caires Vasconcelos, Diretor Presidente da Neoenergia Cosern.

As aulas estão previstas para começar no dia 01 de agosto, no período noturno, durante 06 meses (carga horária de 480 horas). No segundo semestre, está prevista a abertura de uma turma mista em Mossoró e, para essa nova turma, serão garantidas pelo menos 35% de vagas para mulheres.

O curso de Eletricista de Rede de Distribuição oferece capacitação profissional gratuita contribuindo com a qualificação e o ingresso no mercado de trabalho. Podem participar candidatas acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C ou D.

Os cursos têm ênfase em redes de distribuição de energia elétrica. As aulas são divididas em duas etapas, começando pela parte teórica, em formato remoto. As aulas práticas são presenciais, em campos de postes, seguindo os protocolos de saúde e segurança.

“A Escola de Eletricistas oferece oportunidade para mulheres e homens que buscam formação profissional e desejam atuar no setor elétrico, um mercado que possui uma alta demanda de mão de obra qualificada. Temos o compromisso de incentivar a participação feminina na sociedade e dentro da nossa companhia”, afirma a superintendente de Desenvolvimento Organizacional e Cultura da Neoenergia, Régia Barbosa.

A Neoenergia pretende ampliar a presença de mulheres em postos de liderança e em atividades ligadas à operação até 2030. Recentemente, a companhia assinou a declaração de apoio aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), iniciativa promovida pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global.

A Escola de Eletricistas visa qualificar novos profissionais para atuar em redes de distribuição de energia elétrica e é realizada nas cinco distribuidoras – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF).

Após a conclusão do curso, os alunos estão aptos a trabalhar como eletricistas no mercado de trabalho ou serem contratados para vagas na Neoenergia. Dos mais de 4,4 mil eletricistas formados pela Escola, cerca de 3,3 mil já foram contratados para atuarem no grupo Neoenergia.

Inscrições (exclusivamente para mulheres):

De 18 a 23 de maio, pelo site www.rn.senai.br

Pioneirismo da Neoenergia

A Neoenergia foi pioneira no setor elétrico ao abrir turmas da Escola de Eletricistas exclusivas para mulheres, iniciadas na Neoenergia Coelba (BA) e na Neoenergia Pernambuco (PE) em 2019. A iniciativa é reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia para estimular boas práticas das empresas.

Atualmente, 15 turmas, com 374 alunos e alunas, estão em andamento, com aulas iniciadas em 2022. Novas vagas serão abertas ao longo do ano e anunciadas no site da Neoenergia, www.neoenergia.com.

Foto: Magnus Nascimento/Neoenergia Cosern / divulgação

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN

COMOVENTE: MULHER NEGRA RESGATADA TEME SEGURAR MÃO DE REPÓRTER BRANCA

Madalena Silva, de 62 anos, foi resgatada em março de 2021 após passar 54 anos em condições análogas à escravidão.

O trecho de uma reportagem do telejornal "Bahia Meio-Dia" viralizou nas redes sociais após Madalena Silva, uma mulher negra resgatada de trabalho análogo à escravidão, confessar à repórter Adriana Oliveira que temia pegar em sua mão por ela ser uma mulher branca.

Aos prantos, Madalena hesita com a tentativa da repórter de segurar em sua mão, dizendo: “Eu tenho receio de pegar na sua mão branca”. Adriana questiona a entrevistada: “Mas você tem medo de quê?”. Ela responde: “Porque eu vejo a sua mão branca, aí eu pego a minha boto em cima da sua, aí eu acho feio isso”.

Delicadamente, a jornalista conversa com Madalena: “sua mão é linda, sua cor é linda, olha pra mim. Aqui não tem diferença”. A senhora responde: “Tem, sim, diferença, olha a sua e olha a minha”. Adriana rebate: “O tom é diferente, mas você é mulher, eu sou mulher. Os mesmos direitos e o mesmo respeito que todo mundo tem comigo, tem que ter com você.” Ao final, a repórter abraça a entrevistada.

Madalena Silva é uma das 13 mulheres que foram resgatadas do trabalho análogo à escravidão na Bahia. A mulher conta que, durante seus últimos 54 anos, dos 62 de vida, ela não recebia salário, era maltratada e sofria com roubos da filha dos ex-patrões. A família chegou a roubar 20 mil de sua aposentadoria além de fazer empréstimos em seu nome. 

A história comoveu os internautas, que se emocionaram com as mazelas deixadas pelos anos de violência na vida de Madalena, e com a prevalência do racismo. O apresentador da TV Bahia, Vanderson Nascimento, postou em seu Twitter:

Fonte: Laura Bragança/Estado de Minas

Fotos: Reprodução

quinta-feira, 28 de abril de 2022

 

OLHO D'ÁGUA DO BORGES: APÓS DENÚNCIA DE POPULARES, EQUIPE É CONVOCADA A ESCLARECER TRABALHO NA DELEGACIA

Na manhã de hoje, um grupo de prestadores de serviços visitou residências na cidade oestana de Olho d'água do Borges, desenvolvendo um trabalho referente a parceria da Neoenergia com a Chubb e a corretora PWM.

Todos estavam com farda onde visivelmente estampava o nome da Neoenergia. 

Populares realizaram denúncia anônima junto aos policiais militares, reclamando do fato de supostamente os integrantes da equipe solicitarem dados pessoais e desconfiarem de ser golpe.

De pronto, policiais convocaram os integrantes da empresa terceirizada, para prestar esclarecimentos na delegacia local.

Após as devidas explicações, o grupo provou que verdadeiramente prestavam serviços de forma lícita na área de seguro de vida, sendo assim liberado.

Sentindo-se prejudicados os membros da equipe dirigiram-se a cidade de Umarizal, para formular queixa contra quem teria levando calúnia contra os mesmos.

Entramos em contato com a COSERN, empresa do grupo Neoenergia, que nos enviou a nota abaixo:

UTILIDADE PÚBLICA

A Neoenergia, em parceria com seguradora Chubb e a corretora PWM, oferta seguros para os clientes da Neoenergia Cosern. 

A adesão poderá ser feita pelo titular da conta de energia. A operação de vendas é realizada pelos promotores de campo, no formato porta a porta. A equipe trabalha uniformizada e com o crachá de identificação. 

Qualquer dúvida sobre o produto é possível esclarecet no telefone (0800 722 4815).

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA COSERN

EX-PREFEITO DE PAU DOS FERROS É PRESO

O ex-prefeito foi levado à delegacia e liberado após instalação de tornozeleira eletrônica.

O ex-prefeito da Cidade de Pau dos Ferros/RN Francisco Nilton Pascoal de Figueiredo foi preso na manhã desta quarta-feira (27). A Polícia Civil cumpriu mandado de prisão expedido pelo Juiz Caio Diniz Fonseca, da 12° Vara Federal de Pau do Ferros. Dr. Nilton Figueiredo, como é mais conhecido, foi prefeito do município entre os anos de 1997 e 2004.

O ex-prefeito foi levado à delegacia e foi liberado após instalação de tornozeleira eletrônica.

De acordo com despacho, Nilton Figueiredo foi condenado a uma pena privativa de liberdade de seis anos de reclusão em regime semiaberto, além de pagamento de multa, pela prática de crime do art. 312 do caput, do código penal, em ação que teve início em 2007.

A nossa reportagem tentou contato com o ex-prefeito, mas ainda não conseguiu retorno.

Advogados consultados pelo TCM Notícia informaram que o art. 312 do caput, do código penal trata de crime de peculato, quando o funcionário público utiliza bens, dinheiro ou qualquer valor (públicos ou particulares), se apropriando indevidamente dos mesmos, desviando ou até mesmo utilizando em proveito próprio. Aproveitando-se do cargo público que exerce.

Mandado expedido pela justiça


Fonte: Alívaci Costa/TCM Notícias

JOÃO MARCOLINO TEM RISCO DE PERDER MÃO

Acabamos de tomar conhecimento por fonte que está muito próximo a situação clínica do professor e blogueiro caraubense João Marcolino, que o mesmo, após ser transferido para Mossoró, foi novamente transferido desta feita para Natal, onde segue hospitalizado.

João Marcolino, que sofreu um novo atentado na última segunda-feira, foi atingido por tiros quando saia de sua residência com destino a escola onde leciona.

O quadro dele é estável e não corre risco de morte. porém, há possibilidade de perder uma das mãos.

Que o mesmo tenha pronto restabelecimento.

BOLSONARO ESTÁ CLARAMENTE DISPOSTO A CONFRONTAR SUPREMO

Merval Pereira repercute novo estremecimento na relação entre o Executivo e o Judiciário, marcado pela discussão no caso de Daniel Silveira, que recebeu perdão presidencial e desligou a tornozeleira eletrônica imposta pelo Supremo. 

Para o comentarista, Bolsonaro ataca sucessivamente todos os ministros do STF, em especial Fachin, Barroso e Moraes, integrantes também do TSE. 

"No mínimo, o presidente quer criar clima de desconfiança para favorecer argumentos sobre fraudes nas eleições", afirma Merval. "Vamos ter seis meses tumultuadíssimos pela frente."

Fonte: CBN

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

JOVENS E A VOLTA DO CRÉDITO EDUCATIVO, NEY LOPES

Essa é uma história, que precisa ser contada.

Em 15 de abril de 1975 exercia o mandato de deputado federal e dei entrada ao projeto de lei nº 274/75, que deu origem no Brasil ao crédito educativo.

O crédito educativo que criei foi substituído, anos depois, pelo FIES, que se compara a uma operação bancária qualquer, com a exigência de fiadores multas exorbitantes e protesto em cartórios.

Financia apenas anuidades de faculdades particulares.

O aluno da Universidade pública foi injustamente excluído, quando no  projeto original ele era beneficiado na sua manutenção pessoal, para poder frequentar o curso superior..

Origem

Na minha proposta, o financiamento abrangia “todos” os estudantes das Universidades, públicas e privadas, “sem exceções”, com o pagamento mensal, em média de dois a três salários mínimos, ajudando nas despesas com alimentação, vestuário, transporte, habitação, mensalidades, livros e material acadêmico.

O resgate era após dois anos da conclusão do curso, juros especiais, prazo de até o dobro do tempo da graduação, em função da renda e o emprego conquistado.

Bancos 

O presidente Lula resolveu usar o FIES e “escancarou” portas às instituições privadas de ensino e os bancos, entregando de “mãos beijadas”, o comando às Universidades particulares para financiarem as suas próprias mensalidades e “selecionarem” os beneficiários.

Condições absurdas - Até hoje, bancos privados condicionam a existência de aplicação financeira para liberar o crédito ao aluno carente.

Como pode acontecer tamanho absurdo? Quem procura o financiamento é por não possuir recursos financeiros.

Jovens 

A presença do jovem como eleitor em outubro próximo será forma de pressionar a volta do crédito educativo, que criei em 1975, no modelo que criei em .1975.

Afinal, o futuro da nação depende da juventude.

Vale a pena lutar.

Aristóteles já dizia: “esperança é o sonho do homem acordado”.

LEIA MATÉRIA CIOMPLETA AQUI

DEPUTADO DR. BERNARDO VISITA UMARIZAL; OLHO D'ÁGUA DO BORGES E SEVERIANO MELO

Na sua "correria" diária, procurando atender os anseios das populações dos municípios oestanos, o deputado estadual Dr. Bernardo, esteve no dia de ontem, visitando as cidades de Umarizal; Olho d'água do Borges e Severiano Melo.


Na "Terra do Gavião", atendendo os umarizalenses, com a mesma dedicação de décadas atrás. E onde deputado Dr. Bernardo chega, sempre tem alguém para citar que ele é o "plano de saúde" de todos os potiguares".

São pessoas simples, que precisam de atendimento com a presteza já conhecida e reconhecida por toda região oestana.

Na cidade de Olho d'água do borges, não é diferente. o atendimento é onde em qualquer lugar. Seja no consultório médico, seja na rua, seja sentado no meio fio, a consulta e a devida orientação segue normalmente. Afinal, o povo precisa de saúde.

Na "Terra do Cajú", onde os severianesnes sofrem pelos desmandos da gestão anterior, o deputado Dr. Bernardo buscam, juntamente com o prefeito atual, trazer benefícios para aqueles que mais precisam.

Aproveitando a visita, o deputado Dr. Bernardo reuniu-se com o padeiro e vereador Francisco Leandro Leite Freitas, "Leandro da Padaria", que em 2020 foi eleito com mais de 7% dos votos validados, dando um banho em alguns que já contavam com um assento no legislativo daquela cidade.

A MUDANÇA É CLARA. SÓ NÃO VER QUEM NÃO QUER

Em Severiano Melo, Dr. Bernardo obteve apenas 19 votos, em 2018. mas este pequenino número, somente serviu de combustível para manter o foco também naquela cidade e hoje ser visto como o provável majoritário, em 2022.

Afinal, o tempo de enrolação do governo municipal anterior, acabou. E o povo não quer voltar a conviver com o marasmo de oito anos, que foi obrigado a conviver.


ALEXANDRIA: NOME NOVO? TOMARA QUE NÃO SEJA PARA A VELHA POLÍTICA

Na noite de ontem, tomamos conhecimento que um grupo está formando-se na política alexandriense, para lançar um nome novo que poderá encabeçar uma chapa para disputar o pleito de 2024.

Conforme o informante, seria uma figura que não tem nenhum vínculo com a politica partidária; nunca disputou cargo eletivo e não tem ramificações familiares em "primeiro grau" na "Terra da Barriguda", que já tenham ocupado cargo eletivo anteriormente 

Reuniões em off estariam ocorrendo e o consenso estaria muito próximo de ter instalado.

Com a divisão do bloco governista, abriu-se espaço para alas diversas começarem a mexer-se. Segundo a fonte, há membros de tudo que é corrente partidária, pronta para anunciar o novo grupo.

DEPUTADO DIZ QUE ISA PENNA "TEVE SORTE" AO SER ASSEDIADA NA ALESP

Relator do pedido de cassação de Arthur do Val disse que a deputada deverá se reeleger por causa do ocorrido.

O deputado estadual por São Paulo Delegado Olim (PP) disse que a deputada Isa Penna (PCdoB) teve “sorte” ao ser assediada pelo deputado Fernando Cury (União Brasil). O deputado é relator do pedido de cassação do ex-deputado Arthur do Val na Comissão de Ética. 

A declaração foi feita durante entrevista ao comediante Rogério Vilela do podcast Inteligência Ltda. na 4ª feira (20). O deputado falava sobre o caso de Arthur Mamãe Falei, que renunciou ao cargo depois de áudios vazados com comentários sexistas sobre ucranianas.  Olim diferenciou o caso de Arthur do Val do assédio praticado por Fernando Cury.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Poder 360

MOURÃO AFIRMA QUE FALA DE BARROSO FOI "INDEVIDA" E QUE FORÇAS ARMADAS TÊM SE MANTIDO À PARTE, SEM MANIFESTAÇÕES

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) classificou como "indevida" a fala do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre uma possível orientação das Forças Armadas para atacar o processo eleitoral. Mourão afirmou que as Forças têm se mantido "à parte, sem manifestações" sobre o sistema eleitoral.

- A fala do ministro Barroso foi indevida, pois as Forças Armadas não são uma criança para serem orientadas. Em todo esse processo, elas têm se mantido à parte, sem manifestações de seus comandantes ou de seus integrantes - afirmou Mourão em entrevista ao jornal Gaúcha Zero Hora nesta segunda-feira.

Em seminário promovido por uma universidade alemã, Barroso disse mais cedo que vê as Forças Armadas sendo orientadas para atacar o processo eleitoral. Ele também afirmou que o Brasil é um dos países que testemunham a ascensão do populismo autoritário e relembrou episódios como o desfile de tanques na Esplanada dos Ministérios e os ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas. Segundo Barroso, existe uma tentativa de levar as Forças Armadas ao "varejo da política". Para ele, é importante que os comandantes militares evitem esse tipo de contaminação.

Depois das declarações de Barroso, o Ministério da Defesa informou na noite deste domingo que "repudia qualquer ilação ou insinuação, sem provas" de que as Forças Armadas "teriam recebido suposta orientação para efetuar ações contrárias aos princípios da democracia".

"Afirmar que as Forças Armadas foram orientadas a atacar o sistema eleitoral, ainda mais sem a apresentação de qualquer prova ou evidência de quem orientou ou como isso aconteceu, é irresponsável e constitui-se em ofensa grave a essas Instituições Nacionais Permanentes do Estado Brasileiro. Além disso, afeta a ética, a harmonia e o respeito entre as instituições", diz trecho da nota, assinada pelo ministro da Defesa, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

No ano passado, em meio à pressão do presidente Jair Bolsonaro, que atacava sem provas a segurança das urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que era presidido por Barroso, convidou representantes das três Forças para participarem do processo de fiscalização das urnas. Na nota divulgada neste domingo, o Ministério da Defesa destacou que as Forças Armadas aceitaram o convite "republicanamente" e "apresentaram propostas colaborativas, plausíveis e exequíveis".

Fonte: Extra

BRASIL TEM A 3ª GASOLINA MAIS CARA DO MUNDO, MOSTRA LEVANTAMENTO

Cálculo tem como base o salário médio diário nos países.

A gasolina vendida no Brasil é a terceira mais cara do mundo, de acordo com cálculo da Oxford Economics, que tem como base o salário médio diário em 29 países mais a zona do euro.

Segundo o levantamento, o preço do litro de gasolina no Brasil custa o equivalente a 9% do salário médio diário no país, empatado com o Paquistão. O custo só é maior na Indonésia (13%) e nas Filipinas (19%).

De acordo com Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio da gasolina no Brasil, até o dia 16 de abril, era de R$ 7,219.

Fonte: SBT News

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

TWITTER ACEITA PROPOSTA DE COMPRA DE ELON MUSK POR US$ 44 BILHÕES

Bilionário afirmou que vai fechar o capital da empresa que opera a rede social; ações sobem quase 6% na Nasdaq.

O Twitter (TWTR) decidiu aceitar a proposta do bilionário Elon Musk de US$ 44 bilhões pela rede social, com preço de US$ 54,20 por ação. Após a confirmação da operação na tarde desta segunda-feira, 25, as ações do Twitter passaram a subir com mais força na bolsa americana Nasdaq e fecharam em alta de 5,68%, a US$ 51,70. No Brasil, os BDRs (recibos das ações negociadas no exterior) da empresa encerraram o pregão com valorização de 7,20%.

Musk disse na oferta que pretende fechar o capital da rede social após a aquisição. Ou seja, a empresa passará a ser totalmente privada. A expectativa é que a operação seja concluída ainda neste ano.

O preço de compra de US$ 54,20 por ação representa um prêmio de 38% em relação ao preço de fechamento dos papéis do Twitter em 1º de abril de 2022, que foi o último dia de negociação antes de Musk ter revelado que havia comprado uma participação de pouco mais de 9% no capital do Twitter.

Em comunicado à imprensa nesta segunda, o homem mais rico do mundo destacou que pretende "tornar o Twitter melhor do que nunca, aprimorando o produto com novos recursos, tornando os algoritmos de código aberto para aumentar a confiança, derrotando os bots de spam e autenticando todos os humanos”. 

“O Twitter tem um tremendo potencial – estou ansioso para trabalhar com a empresa e a comunidade de usuários para destravá-lo”, afirmou.

A transação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração da empresa, em uma reviravolta em relação ao cenário de duas semanas atrás, mas o negócio ainda será submetido à aprovação de acionistas e dos órgãos reguladores. 

“O conselho do Twitter conduziu um processo cuidadoso e abrangente para avaliar a proposta de Musk com foco deliberado em valor, certeza e financiamento. A transação proposta proporcionará um prêmio substancial em dinheiro e acreditamos que é o melhor caminho a seguir para os acionistas do Twitter", disse Bret Taylor, presidente do conselho independente do Twitter, em pronunciamento oficial da empresa.

Fonte: Exame, com agências

Foto: AFP

ARMA DE EX-MINISTRO MÍLTON RIBEIRO DISPARA ACIDENTALMENTE EM AEROPORTO DE BRASÍLIA

Uma arma de fogo do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro disparou, acidentalmente, na tarde desta segunda-feira, no Aeroporto de Brasília. Após o ocorrido, que não teve feridos, Ribeiro foi levado à Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal, onde prestou esclarecimentos sobre o episódio (Veja o depoimento na imagem abaixo).

No documento ao qual a coluna teve acesso, Milton Ribeiro relata que o disparo acidental ocorreu no momento em que estava no balcão da companhia aérea Latam, por volta das 17h. Ele embarcaria em um voo com partida às 19h50 para São Paulo. 

O ex-ministro declarou que, “como já havia feito o ‘despacho de arma de fogo’ pela internet se dirigiu diretamente ao balcão da companhia aérea Latam; que ao abrir sua pasta de documentos pegou a sua arma para separá-la do carregador, dentro da própria pasta, momento em que ocorreu o disparo acidental”. 

Ribeiro alegou que, como havia outros objetos dentro da pasta, o local ficou pequeno para manusear sua arma. “O declarante, com medo de expor sua arma de fogo publicamente no balcão, tentou desmuniciá-la dentro da pasta, ocasião em que ocorreu o disparo acidental”.

Em seu depoimento à PF, o ex-ministro afirmou que a bala atravessou o coldre e sua pasta, se espalhando pelo chão. Não há descrição sobre o modelo da arma. Ribeiro disse que a única pessoa que estava por perto no momento era a atendente da Latam. Segundo o depoimento, após o acontecido, “o próprio declarante indagou as pessoas que foram ao local do incidente se alguém havia sido atingido pelos estilhaços; momento em que não apareceu qualquer vítima”.

Fonte: Bela Megale/O Globo

Foto: Cristiano Mariz e Reprodução

RAIO MATA DOIS ANIMAIS EM PAU DOS FERROS

Animais morrem após serem atingidos por raio no interior do RN.

Dois animais morreram depois de serem atingidos por um raio durante uma forte chuva registrada na cidade de Pau dos Ferros, no Alto Oeste, no último sábado (23). De acordo com dados da Emparn, foram registrados 62 mm de chuva, além de fortes ventos.

A morte de um boi e um jumento ocorreu na comunidade rural do Perímetro irrigado. O proprietário explica que o boi era de uma fazenda próxima. “A chuva não foi brincadeira não. Matou o jumento e o boi do vizinho. Deu um raio e caíram bem pertinho um do outro. As roças são vizinhas”. 

Várias ruas da cidade ficaram alagadas e em um dos pontos um carro foi arrastado pela enxurrada. De acordo com a Defesa Civil do Município, era um ponto de passagem de águas fluviais.

”No caso dos vídeos postados por populares em que um veículo foi arrastado pela correnteza é um ponto de passagem de águas fluviais que, devido ao grande volume, demanda um pouco mais de tempo para realizar o escoamento das águas”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Valécio Diógenes.

Segundo a Defesa Civil, pelo menos cinco ocorrências foram registradas. Na Rua 25 de Março, uma craibeira tombou. Ninguém ficou ferido. Ainda durante a noite do sábado, equipes da defesa civil com ajuda dos bombeiros, removeram a árvore do local.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, não houve desalojados e em poucas horas a água escoou

Fonte:  Inter TV Costa Branca/Nosso Paraná RN

Foto: Reprodução

DR. BERNARDO VISITOU O MUNICÍPIO DE ÁGUA NOVA E OUVIU DEMANDA DE APOIADORES

Água Nova tem vereadores preocupados em fazer melhor. Por isso, apoiam Dr. Bernardo para deputado estadual.

O deputado estadual Dr. Bernardo, esteve no final de semana percorrendo municípios potiguares, como faz desde o primeiro dia de mandato, em 2019. 

Outros, somente semanas atrás, lembraram do povo potiguares e caíram em campo, com emendas e promessas, comum, àqueles que pouco ou nada fazem pelos norte-rio-grandenses.

Na cidade de Água Nova, Dr. Bernardo recebeu novos apoios e esteve com correligionários que já tinham abraçado o projeto de reeleição do parlamentar, que por quase 30 anos peregrina em cidades do Oeste potiguar, em busca de levar o que mais sabe fazer: saúde para seu povo.

MAJOR BRILHANTE RECEBE APOIO DO MÉDICO DR. BERNARDO ROSADO

O pré-candidato a deputado federal, Major Brilhante tem recebido diariamente apoio dos mais diversos segmentos.

Hoje pela manhã, um apoio de grande relevância e que em muito colaborará para a concretização do sucesso da empreitada assumida pelo militar visando um assento na câmara federal, foi anunciado.

Major Brilhante recebeu o apoio do médico Bernardo Rosado, um dos ícones da saúde de Mossoró e região.

O proprietário do Hospital Wilson Rosado é mais um grande nome que vem para fazer com que o Rio Grande do Norte tenha, verdadeiramente um deputado federal gerido pela vontade das camadas mais distintas de terras potiguares.

"Recebo com grande alegria este apoio, que na verdade é uma grande responsabilidade para mim. Dr. Bernardo Rosado não somente é empresário da área da saúde, como tem elevado respeito da classe médica e de camadas de profissionais diversos na saúde. Saberemos retribuir este e outros tantos apoios, trabalhando incansavelmente pela melhoria da saúde de Nosso estado", diz ao blog RN POLÍTICA EM DIA, o Major Brilhante.

PROFESSOR CARAUBENSE SOFRE ATENTADO

O professor João Marcolino sofreu novo atentado instante atrás, conforme informações, no momento em que saia de sua residência, para lecionar.

Segundo mensagens enviadas ao nosso whatsapp, os algozes desferiram quatro tiros contra a vítima. João Marcolino foi socorrido para o hospital de Caraúbas e logo em seguida transferido para uma unidade hospitalar em Mossoró.

Em 19 de maio de 2020, o professor que também é blogueiro, já havia sofrido um outro atentado, em plena via pública.

Desejamos que o mesmo recupere-se e que DEUS conceda-lhe uma nova oportunidade.

"A COBRA VAI FUMAR", DIZ EX-MINISTRO WEINTRAUB, PROMETENDO REVELAÇÕES "QUE CHOCARÃO A IMENSA MAIORIA"

Após ser criticado pelo ex-aliado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o ex-ministro da Educação afirmou que fará revelações neste domingo (24).

Após críticas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub publicou no Twitter que fará revelações, na noite deste domingo (24), "que chocarão a imensa maioria".

O filho do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), disse que Abraham e o irmão dele, Arthur Weintraub, são "os irmãos que saíram do país para se livrar desta perseguição" e que o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) é "inocente". Eduardo reagiu após Arthur afirmar que o perdão a Silveira criava "precedente" que poderia ser usado para reverter penas de condenados por corrupção e lavagem de dinheiro.

"Xingaram meu pai de maconheiro e minha mãe de prostituta. Falam que sou oportunista, traidor, palhaço, etc. E há participação do topo/Palácio. Cansei! Vou contar detalhes que chocarão a imensa maioria", disse Weintraub.

"Hoje! A cobra vai fumar! O canal está aberto para o @BolsonaroSP (Eduardo Bolsonaro) participar, caso ele tenha coragem", disse, em outra publicação.

Então integrante da chamada ala ideológica do governo e amigo dos filhos do presidente, Weintraub saiu às pressas do Brasil em 2020 após acumular crises nos 14 meses em que esteve à frente do Ministério da Educação e após a divulgação de vídeo de reunião ministerial na qual ele defendeu a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), os quais chamou de "vagabundos".



Em junho de 2020, Weintraub foi indicado pelo governo de Jair Bolsonaro ao Banco Mundial, em Washington, para assumir a direção executiva que representa Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago. Ele teve mandato renovado em outubro do mesmo ano. No cargo, recebeu salário mensal de cerca de US$ 22 mil (o equivalente a R$ 110 mil).

No Banco Mundial, foi alvo de pedidos de investigação por parte da comissão de funcionários do organismo, por postura considerada incompatível com o cargo, como a divulgação de desinformação sobre covid-19 e engajamento em posição política nas redes sociais. No começo de abril, ele renunciou.

Em fevereiro, o ex-ministro se filiou ao partido Brasil 35, antigo Partido da Mulher Brasileira, e tem tentado se viabilizar como candidato ao governo de São Paulo.

Fonte: Amanda Azevedo, com informações do Estadão Conteúdo

Foto: Marcos Corrêa/PR

DEFESA DIZ QUE AFIRMAÇÃO DE BARROSO SOBRE PROCESSO ELEITORAL É "OFENSA GRAVE" E "ILAÇÃO"

Ministério respondeu a uma afirmação de Luís Roberto Barroso, do STF, que afirmou que os militares tentam "desacreditar" as eleições.

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, afirmou neste domingo (24) considerar uma “ofensa grave” a declaração dada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que afirmou que as Forças Armadas “estão sendo orientadas para atacar o processo” eleitoral brasileiro”.

Por meio de nota, Oliveira afirmou ainda que a fala de Barroso é uma “ilação ou insinuação” e que não há provas de que as Forças Armadas “teriam recebido suposta orientação para efetuar ações contrárias aos princípios da democracia”. O general também classificou a declaração do ministro do Supremo como “irresponsável”.

“Afirmar que as Forças Armadas foram orientadas a atacar o sistema eleitoral, ainda mais sem a apresentação de qualquer prova ou evidência de quem orientou ou como isso aconteceu, é irresponsável e constitui-se em ofensa grave a essas Instituições Nacionais Permanentes do Estado Brasileiro. Além disso, afeta a ética, a harmonia e o respeito entre as instituições”, disse Oliveira.

Na mesma nota, o ministro da Defesa acrescentou que as “Forças Armadas, republicanamente, atenderam ao convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e apresentaram propostas colaborativas, plausíveis e exequíveis, no âmbito da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e calcadas em acurado estudo técnico realizado por uma

equipe de especialistas, para aprimorar a segurança e a transparência do sistema eleitoral, o que ora encontra-se em apreciação naquela Comissão”.

“As eleições são questão de soberania e segurança nacional, portanto, do interesse de todos”, acrescentou.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Fábio Munhoz/CNN Brasil

Foto: Marcos Corrêa/PR

AUMENTO DE CASOS DE COVID FAZ UNIVERSIDADES AMERICANAS RETOMAREM ENSINO À DISTÂNCIA OU USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA

Vivendo o final do período letivo, muitas universidades americanas decidiram retomar a obrigatoriedade do uso de máscaras em suas dependências. Isso se deve ao recente aumento no número de casos de covid em diversas regiões dos Estados Unidos. Além desta medida, algumas instituições chegaram a retomar as aulas na modalidade remota.

Segundo a Associated Press, estados como Nova York, Pensilvânia, Massachusetts e Texas reestabeleceram as medidas, com os estados americanos completando o terceiro ano seguido com alterações no calendário devido à pandemia, com grande parte dos estudantes não tendo, até agora, um semestre de aulas presenciais regulares.

— Eu sinto que no verão passado todo mundo estava tipo, ‘Ah, é isso. Estamos chegando ao fim. E, então, isso não aconteceu, e agora estamos aqui no verão novamente, e não há fim — conta Nina Heller, caloura da American University, em Washington DC, um dos locais onde o uso obrigatório de máscara foi retomado, apenas um mês depois de ter sido revogado.

No início do semestre, as medidas vinham na esteira de uma queda no número de casos, após um aumento no inverno, alimentado pela variante ômicron. Contudo, várias cidades apresentaram aumento nos casos e nas hospitalizações nas últimas semanas, muito por conta da subvariante BA.2, da ômicron, que continua a se espalhar rapidamente pelos EUA.

— Por mais que gostaríamos de seguir em frente e pensar que a pandemia acabou, e acho que todos gostaríamos que isso acontecesse neste momento, é uma ilusão. A pandemia ainda está conosco — destaca Anita Barkin, co-presidente de uma força-tarefa contra covid da American College Health Association, à AP.

A Filadélfia é um dos estados que recentemente retomou a obrigatoriedade do uso de máscara, levando a Universidade da Pensilvânia e a Universidade de Temple a exigi-las novamente a partir da última segunda-feira. Embora a prefeitura local tenha encerrado a exigência na quinta, as faculdades mantiveram a exigência.

Na capital, Washington, o campus principal da Howard University já vinha adotando o ensino remoto, com muitos dos alunos tendo aulas e avaliações em casa. Mesmo com o ano acadêmico chegando ao fim, a nova onda levou os diretores a voltarem ao modelo online, uma vez que a taxa de infecção por covid na cidade mais que dobrou em abril.

— Não acho que as pessoas estejam super descontentes com o uso de máscaras. De todas as coisas que a pandemia trouxe, acho que usar máscaras é uma coisa relativamente pequena a fazer. Acho que esse é o tipo de mentalidade que muitos alunos têm — conta Lia DeGroot, veterana da George Washington, que contou nunca ter tirado a máscara durante a única semana em que a exigência foi suspensa em sua universidade.

A Universidade Estadual do Novo México adotou uma abordagem diferente, anunciando, na segunda-feira, que todos os alunos do campus deveriam ser totalmente vacinados contra covid até 1º de julho, terminando com a opção de enviar testes semanais como alternativa.

Fonte: O Globo/Mix Vale

Foto: Robyn Beck/AFP

XANGAI ERGUE BARREIRAS DE METAL E ISOLA BAIRROS PARA EVITAR NOVOS CASOS DE COVID

A partir da próxima segunda haverá testagem em massa.

Voluntários e funcionários do governo de Xangai, na China, estão erguendo diversas barreiras de metal em alguns distritos da cidade com intuito de bloquear ruas e entradas de complexos de apartamentos. As medidas fazem parte de uma onda de endurecimento das medidas de isolamento, chamadas de “zero-COVID”, mesmo com as crescentes reclamações de moradores locais.

Em Pudong, distrito financeiro da cidade, as barreiras, feitas de chapas finas de metal ou cercas de malha, foram colocadas em vários bairros após uma diretiva do governo local. Edifícios nos quais foram encontrados casos positivos para a doença tiveram as portas fechadas, mantendo apenas uma pequena abertura para os funcionários de prevenção de pandemia passarem.

Em Pequim, as autoridades anunciaram a realização de testagem em massa a partir da próxima segunda-feira no distrito de Chaoyang, onde residem mais de 3 milhões de pessoas. O anúncio desencadeou uma corrida aos supermercados em plena noite de domingo, com legumes, ovos, molho de soja e outros itens tendo desaparecido das prateleiras.

Um novo surto na cidade infectou pelo menos 41 pessoas, incluindo 26 no distrito de Chaoyang, informou a emissora estatal CGTN. A China havia relatado 21.796 novas infecções neste domingo, com a grande maioria sendo casos assintomáticos, ocorridos em Xangai. Em todo o país, muitas cidades e províncias aplicaram alguma versão de bloqueio, na tentativa de conter a propagação do vírus.

O último surto, impulsionado pela variante ômicron, altamente contagiosa, se espalhou por todo o país, mas com maior intensidade em Xangai. Centro financeiro com 25 milhões de habitantes, a cidade contabilizou centenas de milhares de casos, mas menos de 100 mortes desde o início deste surto, há quase dois meses.

Um levantamento da Associated Press sobre o número de mortos revelou que, apesar de um histórico de critérios estreitos para vincular mortes a doenças específicas, especialmente covid, as autoridades mudaram a forma como contam os casos positivos, levando a uma margem de manobra na forma como chegam a uma contagem final de mortes.

O resultado é, quase certamente, uma subnotificação no número de mortos. Nas redes sociais, as pessoas postaram vídeos das novas barreiras sendo colocadas no sábado. As medidas buscam deixar as estradas principais desbloqueadas, informou a Caixin, grupo de mídia chinês. Em um vídeo, moradores saindo de um prédio no distrito de Xuhui, em Xangai, quebraram a barreira e foram procurar um segurança, que eles acreditavam ser responsável por colocar os obstáculos ali.

Xangai está usando um sistema em camadas, no qual os bairros são divididos em três categorias com base no risco de transmissão. Os da primeira categoria enfrentam os controles mais rígidos e foram o principal alvo das novas medidas intensificadas. Na terceira categoria, alguns edifícios permitem que as pessoas saiam de suas casas e visitem áreas públicas.

Fonte: Época

Foto: Hector Retamal/AFP

IRAMAR OLIVEIRA E LIDERANÇAS FECHAM APOIO A REELEIÇÃO DO DEPUTADO ESTADUAL DR. BERNARDO

Marcelino Vieira fará de Dr. Bernardo majoritário em 2022, com o apoio de Iramar Oliveira e seu grupo político.

O deputado estadual Dr. Bernardo, recebe na cidade de Marcelino Vieira, no Oeste potiguar, apoios de grande monta. Além de lideranças políticas e comunitárias, Dr. Bernardo, que de longe é o parlamentar mais atuante no Rio Grande do Norte, conta com a adesão do ex-prefeito Francisco Iramar de Oliveira, que entre 2001 e 2088 governou aquela cidade e foi o primeiro articulador na vitória de seu sucessor, José Ferrari, nas vitórias eleitorais de 2008 e 2012, quando o médico Ferrari administrou Marcelino Vieira, entre 2009 e 2016.

Foram dezesseis anos consecutivos sob a batuta de Iramar Oliveira, que mantém amplo apoio dos vieirenses.

Ao lado de Iramar Oliveira, Dr. Bernardo conta com a parceria do ex-vereador e professor Hagamenon Alves; ex-primeira-dama e ex-vereadora Dona Fátima; do ex-secretário municipal Túlio; da esposa do saudoso ex-vereadora "Tutuga", que deixou um precioso legado para a "Terra de Santo Antônio", não somente como político, mas como cidadão, uma das grandes referências da comunidade do Juazeiro, Dona Doninha. Também no Juazeiro, Elson, é outro nome que declarou apoio ao deputado Dr. Bernardo.

Dr. Bernardo também tem apoio de amigos e amigas da localidade rural do Junco. Já em lajes, outra importante comunidade vieirense, seu Zé Leandro e Dona Rita fecham questão e apoiarão o deputado que mais trabalha em prol de dias melhores para os potiguares.
"É público e notório, que Iramar Oliveira é a maior referência na cidade de Marcelino Vieira. Um homem que esteve comandando o município por longos anos e manteve a história vitoriosa do saudoso Edílton Fernandes, que trouxe o progresso para aquela cidade e Iramar fez questão de dar prosseguimento. Através do apoio de Iramar, outros nomes de grande importância em todos os setores da sociedade de Marcelino Vieira, abraçaram nosso projeto de reeleição. e outros tantos haverão de se juntar à nós, buscando o desenvolvimento de nossa região", disse ao RN POLÍTICA EM DIA, o deputado estadual Dr. Bernardo.  

ELEIÇÕES NA FRANÇA: MACRON É REELEITO PRESIDENTE, INDICAM PROJEÇÕES

Projeções de boca de urna apontam que Emmanuel Macron foi reeleito presidente da França neste domingo. Segundo as pesquisas, ele ganhou as eleições com 58% dos votos. Sua rival, a candidatada da direita radical Marine Le Pen, ficou com 42%.

Essas projeções divulgadas pela imprensa francesa usam uma combinação de resultados reais e pesquisas de boca de urna - são consideradas muito confiáveis. O resultado oficial deve ser divulgado ainda neste domingo.

Analistas afirmam que, no segundo turno das eleições francesas, o político centrista se beneficiou mais do sentimento de rejeição de parte do eleitorado em relação à Le Pen, com votos destinados a barrar a chegada da direita radical ao poder, do que de uma real adesão às suas ideias e ao seu programa de governo.

O resultado deste pleito, no entanto, mostra que Le Pen cresceu em relação às eleições de 2017, quando Macron a a venceu com 66% dos votos - ela teve 33% naquele ano.

Em discurso logo após a divulgação das pesquisas, Macron agradeceu a todos que votaram nele. Disse estar ciente de que parte das pessoas o escolheram não tanto por suas qualidades, mas para barrar o avanço da extrema-direita no país.

Ele também fez um aceno aos eleitores da rival. "De agora em diante, não sou mais o candidato de um campo, mas o presidente de todos. Falo àqueles que votaram na extrema-direita que minha responsabilidade e a de minha equipe será também abordar suas preocupações", disse.

"Vou trabalhar por uma sociedade mais justa, e igualdade entre homens e mulheres", afirmou. "Precisamos mostrar respeito porque nosso país está tão dividido... Ninguém será deixado de lado", disse Macron.

Marine Le Pen também se pronunciou após a divulgação das pesquisas. Disse que "o resultado ainda é uma vitória para seu partido (Reagrupamento Nacional)."

"Respeito o veredicto das urnas", disse ela.

Le Pen acrescentou que continuaria sua luta na política francesa - anteriormente, a candidata havia dito que poderia deixar a política se perdesse as eleições deste ano.

Fonte: BBC Brasil

Fotos: Reuters e EPA

ALEXANDRIA: FALTA DE ATENÇÃO AO CLIENTE

Uma determinada farmácia, como tantas outras, tem o serviço de atendimento pelo whatsapp.

Você manda mensagens e não respondem. Então, você resolve ligar. Ao chamar algumas vezes, quem atende simplesmente desliga, (rejeita a ligação), para depois responder as mensagens anteriormente enviadas.

Resultado: BLOQUEIO.

Este comércio não receberá nenhuma outra mensagem nossa.

Reciclagem já ao atendente deste estabelecimento.

MACRON OU LE PEN: FRANÇA VAI ÀS URNAS DOMINGO PARA ESCOLHER NOVO PRESIDENTE

Pesquisas de opinião mostram liderança de Macron, mas uma vitória de Le Pen não pode ser totalmente descartada.

Os franceses votam neste domingo (24) em uma eleição que decidirá se o presidente centrista Emmanuel Macron, pró-União Europeia, mantém seu cargo ou é destituído pela “eurocética” de extrema-direita Marine Le Pen, o que equivaleria a um terremoto político.

Pesquisas de opinião nos últimos dias indicam uma liderança sólida e ligeiramente crescente de Macron, já que analistas entendem que Le Pen, apesar de seus esforços para suavizar sua imagem e atenuar algumas das políticas de seu partido, o Rally Nacional, permaneceu sem a preferência de muitos.

Mas uma vitória surpresa da candidata não pode ser totalmente descartada, dado o alto número de eleitores que estavam indecisos ou não tinham certeza se votariam no segundo turno da eleição presidencial.

Com as pesquisas mostrando que nenhum dos candidatos pode contar com um número suficiente de apoiadores comprometidos, muito dependerá daqueles avaliando as implicações de uma presidência de extrema-direita contra a raiva pelo histórico de Macron desde sua eleição de 2017.

Se Le Pen vencer, provavelmente trará a mesma sensação de agitação política do voto britânico para deixar a União Europeia ou da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos em 2016.

As urnas abrem às 8 h, no horário local, e fecham às 20h. As projeções iniciais são esperadas assim que a votação acabar.

“Cada um deles tem uma enorme fraqueza”, analisa Bernard Sananes, do instituto de pesquisas Elabe. “Emmanuel Macron é considerado arrogante por mais de um em cada dois eleitores e Marine Le Pen continua assustadora para metade deles”, explica.

Macron, de 44 anos e vencedor do mesmo confronto há cinco anos, alertou para uma “guerra civil” se Le Pen – cujas políticas incluem a proibição de usar lenços muçulmanos em público – for eleita, pedindo a democratas de todas as camadas que o apoiem contra a extrema-direita.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: CNN Brasil

Foto: CNN/Getty Images