MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

VACINAÇÃO INFANTIL: GOVERNO FEDERAL ANUNCIA DOSES EMERGENCIAIS DE CORONAVAC PARA 12 ESTADOS COM BAIXO ESTOQUE

Serão enviados nos próximos dias 733 mil doses do imunizante para dar início à campanha de vacinação de crianças e jovens.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, anunciou nesta sexta-feira que a pasta vai encaminhar 733 mil doses emergenciais de CoronaVac a 12 estados, entre eles o Rio de Janeiro, que têm menos de 40 mil doses do imunizante em seus estoques como forma de começar a campanha das pessoas de 6 a 17 anos.

O montante é para cobrir 10% dessa população inicialmente:

— Para que eles não fiquem sem ter o imunizante, a ideia é fazer essa distribuição inicial para que possam iniciar a campanha — afirmou.

Segundo ele, as vacinas serão enviadas "nos primeiros voos possíveis", "no mais tardar na segunda-feira". A vacinação de pessoas de 6 a 17 anos com a CoronaVac foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Antes, somente doses da Pfizer poderiam ser usadas nos públicos mais jovens.

Cruz afirmou ainda que "se necessário" a pasta vai adquirir novas doses de CoronaVac do Instituto Butantan, que produz a vacina no Brasil. Ele afirmou que a pasta tem 6 milhões de doses em seus estoques e os estados têm 3 milhões. A quantidade em poder dos municípios ainda é desconhecida.

Os estados que vão receber as doses emergenciais são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Sergipe, Acre, Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Uma nota técnica com orientações aos estados sobre a incorporação da CoronaVac será publicada pelo Ministério da Saúde ainda nesta sexta-feira.

Fonte: Renata Mariz e Paula Ferreira/O Globo

Foto: Nelson Almeida/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.