RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 17 de outubro de 2021

PANDEMIA INFLA ENTRADA DE NOVAS PALAVRAS EM DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Além do protocolo sanitário —com máscaras e álcool em gel—, a pandemia de coronavírus também trouxe mudanças na nossa linguagem. Conforme os casos de covid-19 aumentavam, novas palavras e a ressignificação de algumas outras passaram a fazer parte da nossa vida. 

Home office, trabalhador essencial e lockdown foram alguns vocábulos adicionados na 6ª edição do "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa" ("Volp"), lançada em julho deste ano. Das 1.160 palavras inseridas nesta nova edição, 65 (5,6%) estão ligadas direta ou indiretamente à pandemia.

Algumas das novidades até já apareciam nas conversas e textos (como telemedicina, home office e quarentena, por exemplo), mas ganharam força e passaram a ser usadas com mais frequência. 

"Os acontecimentos que marcam determinada época têm reflexo na língua", afirma Evanildo Bechara, professor, gramático e filólogo brasileiro, que é membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Galega da Língua Portuguesa. 

"Como a língua acompanha qualquer modificação por que passa uma sociedade, testemunhamos o efeito linguístico da pandemia não apenas na língua portuguesa, mas em várias outras. Ou seja, vimos a rapidez com que a língua acumulou um novo vocabulário e ele se tornou parte essencial do idioma, com termos científicos se incorporando à linguagem cotidiana e criações populares surgindo para nomear fatos extraordinários." 

Evanildo Bechara, professor, gramático e filólogo

Segundo o especialista, a última vez que ocorreu a adição de tantas palavras referentes a um acontecimento específico foi na época da 2ª guerra mundial (1939-1945). 

"Começada com os excessos de [Benito] Mussolini [ditador italiano] e [Adolf] Hitler [ditador alemão], vieram palavras de todos os lados", diz Bechara, citando termos como blitz e Fanta, que vem do alemão fantastisch.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Letícia Mutchnik/UOL

Foto: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.