MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sexta-feira, 30 de abril de 2021

CARAÚBAS: VEREADORA PODE NÃO DISPUTAR A PRÓXIMA ELEIÇÃO MUNICIPAL

Em live do blog RN POLÍTICA EM DIA, no dia de ontem, a vereadora de Caraúbas, Socorro Melo, surpreendeu a população daquela cidade e quem bem à conhece, diante dos serviços prestados a sociedade caraubense, desde sempre, ao anunciar a possibilidade de largar a política, não disputar a próxima eleição.

A parlamentar afirmou que está concluindo a faculdade de Serviço Social e pretende seguir carreira na área. Além de que, Socorro Melo se disse decepcionada com as agressões que sofreu por propor sempre o bem para a população e encontrar constantemente, respostas desrespeitosas e desagradáveis até mesmo de colegas do universo político.

"Os últimos acontecimentos, com retaliações pelo fato de eu ser mulher, tem  sido motivo de muito incômodo, ultimamente. Começo a perceber que posso ter útil a sociedade de minha querida Caraúbas, sem está sentada na cadeira de vereadora", disse Socorro Melo.

O que seria uma perda considerável para o município, em virtude dos préstimos da vereadora, que todo município é sabedor.

NATAL INICIA NOVA ETAPA DE VACINAÇÃO PARA PESSOAS COM COMORBIDADES

Em conformidade com o Plano Nacional de Imunização do Governo Federal, o município de Natal inicia na próxima segunda-feira (3) um novo cronograma de vacinação contra à Covid-19. Para esta fase, serão vacinadas pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos completos; Gestantes e Puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos completos. Também serão vacinadas pessoas de 55 a 59 anos com diabetes e pessoas com doença renal crônica.

Para as gestantes ou puérperas com comorbidades, é necessário levar cópia de exames, receituários, laudo médico e cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto. As pessoas com Síndrome de Down devem levar cópia do laudo médico, cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto e as que as diabéticas devem apresentar cópia do laudo médico detalhado com CID – Cadastro Internacional das Doenças, exames (expedidos nos últimos 30 dias) ou cadastro no HIPERDIA ou cadastro no PROSUS, além de cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto. Todos os documentos de comprovação da condição de saúde do vacinado ficarão retidos para fins de comprovação.

Locais de vacinação

Os grupos acima poderão se vacinar em uma das 35 Unidades Básicas de Saúde ou em um dos seis pontos de drive (Arena das Dunas, no ginásio Nélio Dias, OAB, SESI, Shopping Via Direta, UNP da Av. Engenheiro Roberto Freire), sendo que os cinco últimos contam com salas de pedestres.

Renais crônicos

As pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) com 18 anos completos também serão vacinadas nesta etapa. A vacinação desse público será realizada nas clínicas de diálise onde o paciente faz o tratamento.

Fonte: Heitor Gregório

MP'S E DEFENSORIA AJUÍZAM AÇÃO NA JUSTIÇA PARA GARANTIR SEGUNDA DOSE DE CORONAVAC NO RN

Pelo menos 56 mil pessoas estão com a vacinação atrasada no estado.

Diante da falta da vacina Coronavac no Estado, os Ministérios Públicos Federal (MPF/RN), do Trabalho (MPT-RN) e do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Defensoria Pública do Estado (DPE/RN) entraram com uma ação civil pública com pedido de liminar para assegurar a aplicação da segunda dose do imunizante no RN.

Pelo menos 56 mil pessoas estão com a vacinação atrasada no estado, ultrapassando o período indicado de quatro semanas entre a primeira e segunda dosagem.

A ação ajuizada na Justiça Federal pede que sejam adotadas medidas urgentes pela União, Governo do Estado e Prefeitura do Natal para evitar que a falta da segunda dose provoque um atraso ainda maior no esquema de vacinação e a perda da eficácia da imunização em pessoas dos grupos prioritários.

Procuradores, promotores e defensora dizem que a situação tem gerado “um ambiente de insegurança e até de desespero na população que ainda não completou o seu calendário vacinal” e apontam a possibilidade do surgimento de mutações virais com cepas mais resistentes do novo coronavírus quando não se completa o ciclo vacinal.

A aplicação da segunda dose da Coronavac foi interrompida três vezes em Natal e a ação pede que o município seja obrigado a aplicar exclusivamente a dosagem até que, no mínimo, 85% das pessoas que já receberam tenham o ciclo completado.

O Governo do RN deverá monitorar a oferta de vacinas e assessorar os municípios. Quando necessário, a reserva técnica estadual deve ser disponibilizada para evitar novos atrasos.

A ação solicita ainda que a União adote o incremento ou exclusividade de doses de CoronoVac para o RN nas próximas remessas, ou por antecipação, para atendimento à demanda. A União também deve adotar a obrigatoriedade de reserva de segunda dose para todos os já contemplados com a primeira ou, alternativamente, criar um fundo de vacinas para casos como o do RN.

Os órgãos impetrantes da ação requerem também a aplicação de multa em caráter inibitório como forma de prevenir a reiteração das condutas que levaram à falta de doses. A ação tramita na 4ª Vara da Justiça Federal sob o número 0802923-72.2021.4.05.8400.

Fonte: O Mossoroense, com informações do Portal Saiba Mais

JOVEM OESTANA PRECISA DE PRÓTESES AUDITIVAS, POR TER PERDIDO MAIS DE 80% DA AUDIÇÃO

Por uma justíssima causa.

Na noite de hoje, recebi mensagens pelo instagram do blog RN POLÍTICA EM DIA (@rnpoliticaem), em que a jovem Hildérica Neves, de 35 anos, da cidade de Pau dos Ferros, que é deficiente auditiva desde quando nasceu, já tendo perdido mais de 80% da audição, expressa sua necessidade em adquirir próteses auditivas, já que perece de Perda Auditiva Severa, em ambos os ouvidos.

Hildérica Neves, está com uma vaquinha eletrônica, para ajudar na compra das duas próteses auditivas para que possa ter uma melhor qualidade de vida. 

Os aparelhos auditivos que melhor adaptou-se são da linha Opn S 3 marca Oticon, cujo valor é de R$ 11.800,00.



Para quem desejar ajudar, Hildérica disponibilizou seu contato telefônico (84) 998564166 e dados bancários.

"Qualquer valor será bem vindo. Quem desejar ajudar desde já agradeço de coração. Afinal, quem ajuda o próximo, leva Deus no coração e a bondade no peito. Estou tentando adquirir o valor desta forma, por que não tenho condições e o Sistema Único de Saúde não cobre esse tipo de prótese por ser melhor mais completa.





Banco do Brasil

Agência:1109 - 6

Conta corrente :42935 - X

Pix: 067.502.364-56

Hilderica Goncelia Neves

-

Caixa Econômica

Agência:0763 Op:013

Conta Poupança:852058569 - 6

Pix: 84 99856-4166

Hilderica Goncelia Neves

MARCELINO VIEIRA: POLÍCIA CIVIL IDENTIFICA AUTOR DE AMEAÇAS ANÔNIMAS

Policiais civis da Delegacia Municipal de Marcelino Vieira identificaram, nesta sexta-feira (30), o autor de ameaças anônimas, enviadas a uma vítima por meio do seu telefone.  

A vítima registrou Boletim de Ocorrência, após receber mensagens de número privado e confidencial, sendo ameaçada de morte no mês de Janeiro de 2021. Após a identificação do autor das ameaças, o suspeito assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de ameaça e foi liberado.  

A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, por meio do Disque denúncia 181. 




Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

SUPOSTO DONO DE BAR, INCOMODADO, ENTRA EM CONTATO COM O BLOG RECLAMANDO POSTAGEM

Na tarde de hoje, o número (83) 999872**** entrou em contato com o blog, desejando tomar ciência se teríamos veiculado uma matéria sobre aglomeração em um estabelecimento denominado bar. O mesmo intitulou-se como proprietário de um citado bar, em cidade da circunvizinha.

Diante da forma de interpelar do mesmo, não entendemos como uma ameaça direta. Contudo, por ter sido a um profissional de imprensa, em tom de quem deseja cessar o direito de expressão, compreendemos por bem, depois de consultar um advogado, ir até a delegacia de polícia civil, registrar um Boletim de Ocorrência, como ameaça velada que dar-se quando entendesse apta a intimidar a vítima.

Em uma parte das mensagens, o mesmo usa de artifícios que diante da pandemia que vivemos, chega a ser depreciativo: 

"Então quando o senhor for fazer matérias sobre meu BAR. Faça de todos. Gente de Alexandria é sempre bem vindo. Aqui em bom sucesso quem sustentar os bares daqui é o pessoal de Alexandria", diz o entao suposto proprietário do bar.

No contato, há o nome de um rapaz, que inclusive, no dia de hoje, curtiu a página do facebook da nossa empresa.

KIM KATAGUIRI É CONDENADO POR OFENDER SERVIDORES DOS CORREIOS

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) atendeu pedido de concessão de liminar obrigando o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) a retirar postagens feitas no Facebook e Instagram retratando os trabalhadores dos Correios como jumentos. A decisão saiu por conta de uma ação impetrada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo, Grande São Paulo e zona postal de Sorocaba (Sintect-SP).

O desembargador Salles Rossi, relator do caso, alegou “notório teor ofensivo e difamatório da postagem inserida, com relação aos funcionários dos correios (comparando-os a animal: jumento/burro de carga, além de sugerir a ineficiência dos serviços prestados pela categoria)”. Disse ainda estar bem claro “o nítido propósito não apenas de criticar, mas difamar a categoria profissional em questão, o que, a evidência, não se pode admitir”. Destacou também “o risco de dano à categoria profissional representada pelo sindicato agravante também se encontra presente de forma nítida, diante do teor difamatório, jocoso e até mesmo inverídico da postagem lançada”.

Sem imunidade parlamentar

O caso foi levado ao TJ-SP pelos representantes dos trabalhadores após o juiz Marcelo Augusto Oliveira, da 41ª Vara Cível, indeferir o pedido de liminar alegando que Kim Kataguiri tem imunidade parlamentar. Salles Rossi reformou a decisão argumentando que a retirada das postagens “não implica em ofensa ao exercício da liberdade de expressão, tampouco a imunidade parlamentar”.

Na decisão, anunciada nesta sexta-feira, o desembargador deu cinco dias para que as postagens sejam retiradas, sob pena de multa diária de de R$ 2 mil, limitada a 30 dias. O deputado já apagou as duas.

Para Douglas Melo, diretor do Sintect-SP, “é um absurdo você ver um parlamentar ir contra um funcionário que está em plena pandemia na linha de frente. A gente não teve direito a isolamento social. Cerca de 400 trabalhadores morreram no Brasil todo por causa da covid. Infelizmente estamos vivendo um momento muito triste do nosso país”.

Ele acrescenta que a representação vai, agora, entrar com uma ação cobrando indenização por danos morais. “Ele difamou a categoria nacionalmente. (Nas postagens) há vários comentários onde ele induziu a população contra os trabalhadores dos correios. Ele tem muitos seguidores”, argumenta. Somadas as interações, foram cerca de 10 mil curtidas, comentários e compartilhamentos.

Privatização

Douglas Melo entende que Kim Kataguiri agrediu os trabalhadores porque é defensor da privatização dos Correios. “Na última audiência pública ele fez um discurso inflamado a favor da privatização, falando de opção postal, colocando vários argumentos que não batem”, explica.

O deputado é cofundador do Movimento Brasil Livre (MBL) e agiu abertamente a favor do golpe parlamentar de 2016. Em 2018, declarou voto em Jair Bolsonaro, que agora colocou os Correios na mira da privatização. No dia 13, o presidente e o ministro Paulo Guedes incluíram a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no programa de Desestatização. Vale lembrar que a estatal tem projeção de lucro líquido de mais de R$ 1,5 bilhão em 2020 e emprega 100 mil brasileiros.

Fonte: Correio do Brasil, com RBA

LIVE "ENCONTRO MARCADO" RECEBERÁ O PRESIDENTE DA CÂMARA DE MOSSORÓ, LAWRENCE AMORIM, QUINTA-FEIRA (06)

Na próxima quinta-feira, (06), estaremos conversando com o chefe do legislativo mossoroense, Lawrence Amorim.

Um dos nomes fortes do Solidariedade, Lawrence tem ganho notoriedade na política potiguar.

Em 2018 concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados, ficando como suplente. Eleito vereador em 2020, depois de ter sido prefeito de Almino Afonso entre 2009 e 2016, vem de uma família tradicional da política oestana.

GOVERNO QUER PENTE-FINO EM BENEFÍCIOS SOCIAIS PARA LIBERAR R$ 3 BILHÕES DO ORÇAMENTO PARA OBRAS E ATENDER ALA POLÍTICA

Após os cortes no Orçamento de 2021, o governo federal estuda outra manobra para encontrar recursos para recompor parte dos vetos a obras e outras ações de interesse da ala política. A estratégia é reforçar ações de pente-fino em benefícios assistenciais para economizar cerca de R$ 3 bilhões com esses programas, o que não estaria garantido imediatamente, pois a triagem dos pagamentos levaria tempo.

O dinheiro, contudo, seria remanejado agora para programas como o Minha Casa Minha Vida e projetos de segurança hídrica e saneamento, afetados pela tesourada. Na equipe econômica, há preocupação de que a medida cause crise semelhante à que provocou o impasse em torno da sanção da proposta.

O plano começou a ser elaborado por integrantes do governo e líderes do Congresso, sem a participação direta do ministro da Economia, Paulo Guedes. O assunto foi discutido na quarta-feira em reunião no Palácio da Alvorada, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e de ministros como Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e João Roma (Cidadania).

Redução para R$ 16 bi

Segundo fontes que acompanham a negociação, a ideia é alterar o projeto de lei enviado pelo governo ao Congresso para recompor R$ 19,7 bilhões para despesas obrigatórias neste ano e usar parte desse dinheiro para as demandas das pastas afetadas.

O texto é parte da engenharia para corrigir um Orçamento considerado “inexequível” pela equipe econômica.

Após congressistas subestimarem a projeção de gastos obrigatórios para elevar o montante de emendas parlamentares, Executivo e Legislativo fecharam um acordo no qual parte das emendas foi vetada para abrir espaço para recompor as previsões de despesas como benefícios previdenciários e seguro-desemprego — justamente o objetivo do projeto de lei que ainda precisa ser votado.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Geralda Doca, Marcello Corrêa e Fernanda Trisotto/Extra

Foto: Pablo Jacob


SUSPEITO ALGEMADO, TOMA ARMA DE ESCRIVÃO E O MATA EM DELEGACIA, DIZ

Um escrivão da Polícia Civil do Ceará foi morto hoje dentro da Delegacia de Taiuá, a 120 km de Fortaleza. O atirador, que estava algemado, conseguiu pegar a arma da vítima e alvejá-la durante o depoimento, segundo a polícia. Após o crime, o suspeito fugiu da unidade policial. 

O escrivão Aloízio Alves Lima de Amorim, de 60 anos, estava no plantão, na madrugada de hoje, quando dois suspeitos de tráfico de drogas foram deixados na delegacia.

"Os dois vieram de Pedra Branca. Quando chegaram, por volta das 2h, Aloízio foi tomar o depoimento dos dois. Estavam só eles na sala. Não sei como aconteceu, mas um deles conseguir pegar a arma e atirar", contou o delegado Danilo Távora. 

O atirador, que fugiu em seguida, foi identificado como Antônio Josivan Lopes Silva, 30 anos. 

"Estamos com as equipes na rua, mobilizadas para conseguir encontrá-lo. Aloízio era um excelente policial. Ensinou-me muito. Era inteligente e honesto. Perdemos muito", continuou o delegado.

O escrivão foi atingido na nuca. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu antes de chegar ao hospital. 

Em nota, a Polícia Civil do Ceará disse que lamenta profundamente a morte do escrivão. 

Ainda segundo a polícia, a vítima tem dez anos de serviço na corporação e "relevantes serviços prestados à sociedade cearense". 

Confira a nota de Polícia Civil na íntegra: 

LEIA MATERIA COMPLETA AQUI

Fonte: Ed Rodrigues/UOL

Foto: Arquivo Pessoal

MOSSORO: LAWRENCE AMORIM PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE EXPOFRUIT

O presidente da câmara de vereadores de Mossoró, Lawrence Amorim, participou na última quarta-feira, na sede da prefeitura da Capital do Oeste, de reunião cujo tema foi a EXPOFRUIT 2021, que visa fortalecer a fruticultura de Mossoró e região. Um assunto de extrema importância para a economia e que em muito alimenta a geração de empregos e renda. 
A EXPOFRUIT é um evento que leva ao mundo o potencial da nossa fruticultura daquela região. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 

O setor teve um crescimento de 7%, no último ano. Contudo, deveria ter crescido muito mais se a cadeia de suprimentos como de transportes e embalagens, por exemplo não tivesse sido afetada pela pandemia.

A EXPOFRUIT é a mais importante feira do Brasil no segmento de fruticultura e há uma expectativa muito grande para sua realização em novembro, pois os investidores veem esse momento como uma oportunidade para fazer novos negócios.

Devemos nos empenhar mais ainda, para que a realização da EXPOFRUIT seja realizada este ano, caso a pandemia esteja em queda. Nossa economia precisa recuperar o mais rápido possível. É um evento de suma importância para Mossoró e região", frisou o vereador Lawrence Amorim.

ATENÇÃO PROVEDOR DE INTERNET SIQUEIRA LINK

O provedor Siqueira Link, que em seu marketing oferece um serviço de excelência, precisa está atenta para modernizar-se ainda mais, evitando assim quedas constantes do sinal de internet.
Neste mês, foram cinco interrupções, que somente foram resolvidas com o presença de um técnico. Profissionais este, que em nada têm culpabilidade. Muito pelo contrário, têm um serviço extremamente prestativo. 
Ao técnico Júnior, nossos agradecimentos, por sempre está pronto para solucionar questões de interrupções de sinal.
A Siqueira Link, reiteramos providências, tendo em vista que hoje, ficamos sem sinal por mais de 1 hora, o que para quem trabalha com informação, é prejuízo financeiro.
Lembrar sempre é válido, que qualquer cliente que paga a mensalidade tem o direito de reclamar. Afinal em dia ou não, ao quitar, são cobrados juros. Destarte, absolutamente nada deve-se a empresa. Muito pelo contrário, a empresa é que deve zelar muito amis pelos clientes.
Nos colocamos à disposição de qualquer cliente, seja de provedores de internet; energia elétrica e/ou outros serviços prestados por empresas de inúmeros outros segmentos, que aqui, você tem vez e voz.

PORTALEGRE: GTO DE PAU DOS FERROS PRENDE ACUSADO DE ASSALTOS NA REGIÃO

Por meio do serviço de monitoramento, o GTO de Pau dos Ferros, juntamente com o Major Brilhante Filho, prendeu no início da tarde de ontem, Francisco Roge Oliveira da Silva, de 18 anos, que está sendo acusado como autor de diversos assaltos na região de Patu; Umarizal; Olho d'água do Borges e Caraúbas. 

Conforme levantamento, o increpado estava na cidade de Portalegre, sendo localizado e preso. Com Francisco Roge foi encontrado um revólver calibre 38 com três munições.

A polícia militar tem se desdobrado para manter a tranquilidade dos potiguares, na região de abrangência do 7º Batalhão sediado em Pau dos Ferros, que tem o comando do Tenente-Coronel Nitoildo Medeiros Dantas e do Major Brilhante Filho.

O VERGONHOSO PRECONCEITO DO MINISTRO PAULO GUEDES

Paulo Guedes afirma que Fies bancou universidade até para "filho de porteiro que zerou o vestibular".

Ao GLOBO, ministro confirmou teor de fala revelada por jornal e disse que declaração foi para alertar proliferação de universidades de baixa qualidade beneficiadas pelo programa.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo federal deu bolsas no ensino superior para "todo mundo" e que o "desastre" enriqueceu meia dúzia de empresários, beneficiando até quem não tinha a “menor capacidade” e "não sabia ler nem escrever". Segundo ele, o filho do seu porteiro foi beneficiado mesmo após zerar o vestibular. No entanto, o edital do programa prevê a exigência de nota mínima para aprovação do financiamento.

“O porteiro do meu prédio, uma vez, virou para mim e falou assim: 'Seu Paulo, eu estou muito preocupado'. O que houve? 'Meu filho passou na universidade privada'. Ué, mas está triste por quê? 'Ele tirou zero na prova. Tirou zero em todas as provas e eu recebi um negócio dizendo: parabéns, seu filho tirou...' Aí tinha um espaço para preencher, colocava 'zero'. Seu filho tirou zero. E acaba de se endereçar a nossa escola, estamos muito felizes”, disse Guedes sem saber que estava sendo gravado.

O teor da declaração, revelado pelo jornal "O Estado de S. Paulo", foi confirmado pelo ministro ao GLOBO. Ele afirmou que o objetivo não foi criticar o acesso à educação por mais pobres, mas alertar para a baixa qualidade de faculdades privadas.

— Eu estava dizendo de quão importante foi o investimento privado para permitir acesso ao ensino superior. O Fies foi um programa exitoso, deu acesso, embora eu prefira voucher para as famílias mais pobres, e aí citei o dilema que estava o porteiro do meu prédio. Isso é fato, é verídico — disse Guedes, que repetiu o relato feito durante a reunião.

O ministro acrescentou que deu um exemplo de instituições "caça-níqueis", cuja mensalidade possivelmente seria financiada com Fies:

— O porteiro disse: "Se tiver bolsa, e estão dizendo que tem um Fies, aí eu deixo ele ir. Mas se tiver que pagar, eu não sei se eu pago, porque estou preocupado com a qualidade do ensino". Eu dei um exemplo de uma caça-níqueis privada que aprovou alguém com média zero e possivelmente foi a base do Fies. Não tem nada a ver com filho de porteiro. O filho de porteiro foi um exemplo de uma pessoa humilde que me consultou preocupada com a qualidade da educação do filho.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: O Globo

Título Nosso

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

PAU DOS FERROS: GESTÃO MARIANNA ALMEIRA TEM 57,89% DE ACEITAÇÃO. SAÚDE; SANEAMENTO BÁSICO E LIMPEZA PÚBLICA SÃO OS MAIORES GARGALOS DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO

Em pesquisa de opinião pública realizada na cidade de Pau dos Ferros, semana passada e que será ventilada no Programa Diga Lá, da Cidadania FM de Mossoró, nesta quinta-feira, aferiu-se que a gestão Marianna Almeida tem 57,89% de aprovação dos pauferrenses, distribuído em 16,19% como "ÓTIMA" E 41,70% classificado como "BOA".

Já no tocante a rejeição, o percentual encontrado é pequeno. Somente 6,02% compreende que o governo municipal atual é "RUIM" ou "PÉSSIMO". Deste montante, 4,59% entendem que o trabalho difundido pela administração Marianna Almeida nestes primeiros meses é "RUIM" e 1,43% "PÉSSIMO".

Outros 16,42% veem como "REGULAR". Enquanto que 19,65% preferiu não responder ou não souber responder.

Os maiores problemas enfrentados pela gestão Marianna Almeida, conforme dados apurados pela pesquisa, é, por ordem: Saúde, com 44,04%; Saneamento Básico, com 14,92% e Limpeza Pública, com 13,62%. Não se sabe se seria estes entraves, "herança maldita" da gestão anterior ou devido o pouco tempo de administração, tendo em vista que passou-se somente 113 dias de mandato (o que equivale a 7,73% de todo o mandato,), até o primeiro dia em que os pesquisadores começaram a coleta de dados. Outros 7,71% indicaram área diversas em que necessita-se de melhorias e 19,65% não souberam ou preferiram não responder.

Foi realizada uma comparação entre a gestão atual e a anterior. 37,20% ver o modelo administrativo aplicado pela atual gestora, como  muito bom ou bom. Já 7,17% entender que é pior ou muito pior. 32,52% compreende que as ações se equiparam, são iguais. E 23,09% não respondeu ou prefeiriu não responder.

VOLTA ÀS AULAS

Ouviu-se também questão pertinente a volta às aulas, diante da pandemia. Foram favoráveis ao retorno às aulas presenciais, 29,41%. Já 46,19% são contrários e acreditam que o contágio do vírus aumentaria consideravelmente. Não souberam ou não quiserm responder, totalizou 24,39%.

PANDEMIA

Os pauferrenses foram questionados sobre as ações desenvolvidas no enfrentamento à pandemia. 6,02% compreendem que são suficientes. 38,88% observam que as ações estão dentro da normalidade. ou seja, que está sendo feito o que se faz necessário. Outros 36,58% avaliam que precisam melhorar muito e 18,50% não souberam ou não quiseram responder.

VACINAÇÃO

Os pesquisadores aferiram junto à população, se a vacinação contra o coronavírus está seguindo o cronograma. 7,31% afirmaram que existem falhas e que precisam ser corrigidas. Já 70,15% ver que está sendo devidamente seguido e atendendo na medida do possível aos que inicialmente necessitam ser vacinados. Não souberam ou não quiseram responder, contabiliza-se 22,52% dos entrevistados.

ATENDIMENTO NOS POSTOS DE SAÚDE

Compreendem que o atendimento nos postos de saúde e Unidades Básicas é satisfatório, 42,60%, dividido em 10,47 como "ÓTIMO" e 32,13% "BOM". Outros 30,55% avaliam como "REGULAR" e 5,73% reprovam o atendimento, sendo 3,87% "RUIM" e 1,86% "PÉSSIMO". Outros 21,09% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa seria divulgada no dia de ontem, na Rádio Cidadania FM de Mossoró, dentro do Programa Diga Lá. Contudo, por problemas de conexão com o sinal de internet, não foi possível. Hoje, será debatido entre os apresentadores Leodise Cruz e Petrus Vinícius e pela LOGOS - Assessoria & Pesquisa de Gestão, que coordenou o levantamento estatístico em Pau dos Ferros.

quinta-feira, 29 de abril de 2021

INFLUENCER DIGITAL VAI ESCREVER LIVRO


Digital influencer e universitária de administração, moradora de Sousa, no sertão paraibano, está escrevendo livro, onde contará sua vida, desde o acidente que a deixou momentaneamente sem os movimentos das pernas e que milagrosamente curou-se.

Jannielly Silva iniciou as primeiras linhas meses atrás e está em pleno trabalho, buscando auxílio de patrocinadores, para concretizar seu sonho.

"Estou muito bem adiantada nas narrativas de minha história. Nela, além do acidente que sofri, contarei minhas viagens e experiências diversas. Será uma espécie de tudo que vivi. O lado bom e as angústias da vida.

Também quero que o livro tenha como objetivo, incentivar outras pessoas a não desistirem de seus sonhos. Ela disse que se inspirou em outras pessoas de inúmeras áreas, que procuram dividir com outros a vontade de viver intensamente. 

“Eu asseguro que estou apaixonada pela ideia de ver uma livro que conta minha história de superação, servindo de modelo para outras. Aprendi com as dificuldades, que sempre poderemos vencer as batalhas que o dia a dia nos coloca na frente. Hoje, vivo de forma que para algumas pessoas, podem parecer liberal demais. Mas expresso somente a minha vontade de ser livre. Vivo intensamente, por que não sei o dia de amanhã", afirmou Janny Silva.

A PEDIDO DO SINTE/RN, MINISTRO DO STF DERRUBA DECISÃO DE JUIZ DA 2ª VARA E MANTÉM AULAS REMOTAS

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, julgou procedente a Reclamação Constitucional movida pelo SINTE/RN contra a decisão do juiz Artur Cortez Bonifácio, que determinava a retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Norte em até 48 horas. O despacho do magistrado do STF garante a manutenção do ensino remoto: “JULGO PROCEDENTE o pedido, de forma que seja cassado o ato reclamado proferido pelo Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal/RN, nos autos da Ação Civil Pública 0817547-88.2021.8.20.5001. Publique-se”, diz o texto.

A Reclamação (RCL 47067) foi deliberada em Assembleia da Rede Estadual na última segunda (26). O encontro da categoria contou com a participação de quase 800 trabalhadores em educação. A RCL foi protocolada na terça (27) com um pedido de caráter de urgência por parte do Sindicato, considerando que a decisão do juiz Artur Cortez Bonifácio contraria disposições anteriores proferidas pelo próprio Supremo.

Fonte: Heitor Gregório

SOCORRO MELO ESTARÁ NO ENCONTRO MARCADO, LIVE DO RN POLÍTICA EM DIA

Por três mandatos, integrando o legislativo caraubense, Maria do Socorro Praxedes de Melo Paiva é sinônimo de coerência e dignidade.

A parlamentar será a entrevistada de hoje, quinta-feira, na live "ENCONTRO MARCADO", às 17h.

Para acompanhar, acesse no instragam @rnpoliticaem

ALEXANDRIA: LEITOR DIZ QUE COSERN "FAZ SACANAGEM" COM POPULAÇÃO DE COMUNIDADE RURAL


A COSERN, emergencialmente, precisa suprir as necessidades da população da comunidade rural de Ilha de Baixo. As quedas de energia elétrica no local, são constantes, quando não a falta total, por horas.

Nesta quinta-feira, um leitor do blog entrou em contato, para expressar sua indignação com a empresa concessionária, diante do fato de 

"Nós aqui do sítio Ilha, estamos sendo sacaneados pela COSERN. Desde aquele dia que faltou energia por vinte e sete horas, que o fato vem se repetindo. Todo dia tem falta de energia. As crianças estão perdendo as aulas remotas. Hoje mesmo, faltou às 01h30 e até agora não normalizou. Chega, com 39 segundos falta novamente. Já fiz várias ligações para atendimento, através de SMS e atendimento remoto e nada é solucionado. Estamos voltamos ao tempo em que a empresa era pública, tempo do pau amarelo. Não podia ter vento ou chuva que faltava e demorava uma semana pra normalizar", disse o leitor.

Solicitamos a COSERN, providências urgentes. A empresa quando assume a responsabilidade de fornecer um serviço, tem o dever de atender e suprir com excelência, a população que paga para ter a energia elétrica de forma integral. Sem interrupções e muito menos passando horas e horas e até uma dia inteiro, como ja ocorreu, sem puder usufruir de um serviço que é pago. e muito bem pago.

SEM DOSES, 12 CAPITAIS BRASILEIRAS SUSPENDEM USO DA CORONAVAC EM IMUNIZAÇÃO

Pelo menos 12 capitais brasileiras suspenderam uso da Coronavac na vacinação contra Covid-19 por falta de doses, segundo levantamento da CNN junto às secretarias municipais de Saúde, realizado nesta quarta-feira (28).

O problema afeta Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Macapá (AP), Porto Velho (RO), Manaus (AM), Recife (PE), Maceió (AL), Natal (RN), Aracaju (SE) e Goiânia (GO).  

Manaus e Curitiba foram as únicas que pararam com a aplicação de primeiras doses. Macapá, Maceió, Natal, Aracaju e Porto Alegre, suspenderam a imunização com segundas doses. Campo Grande, Porto Velho, Recife e Florianópolis informaram ter sido totalmente suspensa a vacinação com o imunizante do Butantan. 

A cidade de Goiânia paralisou a aplicação de primeiras e segundas doses em idosos por falta do imunizante. A Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda a chegada do novo carregamento de vacinas para dar andamento ao plano de imunização. Nesta quinta-feira (29), apenas profissionais de saúde vão receber a primeira dose.

O número de capitais pode aumentar para 13 nesta quinta-feira (29), uma vez que Salvador e Teresina informaram que possuem estoque suficiente apenas até amanhã. A aplicação do imunizante de Oxford/AstraZeneca continua normalmente em todas as capitais. 

Fonte: Gláucia Lima

SENADO ENVIA PARA CÂMARA PROJETO QUE INCLUI JORNALISTA COMO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

O Senado concluiu ontem (28) a apreciação do projeto de lei que permite aos jornalistas se tornarem microempreendedores individuais (MEI). O texto-base do projeto foi aprovado no dia 14 de abril, mas faltavam os destaques. Todos os destaques acabaram sendo retirados por seus autores, abrindo caminho para mandar o projeto para a Câmara.

Os destaques pediam a inclusão de outras categorias no projeto. Senadores desejavam que produtores culturais, publicitários, professores particulares e corretores de imóveis fossem incluídos no texto, mas cederam para facilitar a aprovação do projeto pelos deputados. Essas outras categorias poderão ser contempladas em projetos futuros.

O relator do projeto, Carlos Viana (PSD-MG), agradeceu aos colegas que retiraram os destaques . “Nesse caso específico precisávamos ter um foco, um direcionamento. Meu muito obrigado pela aula de democracia e política que eu, como um dos novatos dessa Casa, recebi ao poder negociar e dialogar com cada um”.

Para o autor do projeto, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), a realidade do mercado de trabalho da atividade jornalística é de abundância de atividades autônomas, chamadas de freelancers. Nesse caso, o jornalista não tem vínculo com o contratante, recebendo apenas por serviço pontual executado.
 
Fonte: Agência Brasil/BZNotícias 

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

GOVERNO AUTORIZA VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO RN

Decreto publicado nesta quinta-feira (29) atende decisão judicial. Apesar de permissão, data para volta às aulas na rede pública ainda depende de planos de retomada.

O governo do Rio Grande do Norte permitiu o retorno das aulas presenciais em todas as escolas das redes pública e privada na educação básica no Rio Grande do Norte, de forma "híbrida, gradual e facultativa". Apesar de o decreto publicado nesta quinta-feira (28) já estar em vigor, ainda não há prazo para volta às aulas nas escolas públicas.

A medida atende uma decisão do juiz Artur Cortez Bonifácio, da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, que acolheu parcialmente pedido de liminar feito Ministério Público Estadual e determinou prazo para o governo liberar a volta às aulas nas redes pública e privada.

No caso das escolas estaduais, elas só serão abertas após se adequarem ao plano de retomada que ainda será apresentado em 12 de maio, conforme acordado pelo estado em uma audiência conciliatória na Justiça. O sindicato que representa os professores afirmou que a categoria só volta ao trabalho presencial após vacinação em massa.

A abertura e funcionamento das escolas das escolas municipais também fica submetida aos respectivos planos de retomada dos municípios, que contemplem os protocolos sanitários e pedagógicos elaborados, aprovados e publicados pelos Comitês Setoriais Municipais.

De acordo com o decreto, a abertura e funcionamento das escolas da rede privada fica condicionada ao cumprimento dos protocolos sanitários atuais, com as medidas de biossegurança.

O documento é assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelos secretários de Educação, Getúlio Marques, e Saúde, Cipriano Maia.

As aulas presenciais foram suspensas no Rio Grande do Norte em março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19. Desde então, as escolas da rede pública nunca retomaram as atividades presenciais. Já as escolas privadas foram autorizadas a voltar ainda no ano passado, mas tiveram que suspender parte das atividades novamente neste ano por força de decretos com medidas de restritivas por causa do coronavírus.

Fonte: G1 RN

Foto: Secom/PMN

QUEBRA DE PATENTE DE VACINAS SERÁ VOTADA HOJE PELO SENADO

Projeto do senador Paulo Paim libera produção de imunizantes, remédios e insumos durante o período da pandemia

O Senado deve votar nesta quinta-feira (29), a partir de 16h, o PL (Projeto de Lei) 12/2021 que permite a quebra de patentes de vacinas, testes de diagnóstico e medicamentos com eficácia comprovada contra a covid-19. A permissão seria válida apenas enquanto durar o estado de emergência de saúde.

Na pauta, com sete itens, trata ainda da proibição de reajuste anual de medicamentos durante a pandemia e da proposta que impede a suspensão da educação presencial nas escolas e universidades. 

Do senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto de lei a ser pautado no início de abril, mas não chegou a ser votado a pedido do próprio relator, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que pediu mais tempo para elaboração do relatório.  

A proposta libera a produção de imunizantes, remédios e insumos sem necessidade de observância dos direitos de propriedade industrial enquanto durar o estado de emergência de saúde.

De acordo com o texto, os titulares de patentes ficam obrigados a ceder ao poder público todas as informações necessárias para a produção de vacinas e medicamentos para o enfrentamento à covid-19. O objetivo, segundo o autor, é agilizar a produção de imunizantes na tentativa de acelerar o processo de vacinação contra a doença no país.

Em sua justificativa, Paim observa que a medida não implica ignorar os direitos à propriedade intelectual relacionados ao comércio, mas relativizá-los em caráter temporário, diante do interesse maior do povo brasileiro. O senador sublinha que a ideia é defendida no exterior: Índia e África do Sul apresentaram proposta nesse sentido à OMS (Organização Mundial de Saúde) e esse movimento teria apoio de 100 países. 

A matéria tramita em conjunto com o PL 1.171/2021, dos senadores Otto Alencar (PSD-BA), Esperidião Amin (PP-SC) e também de Kátia Abreu. O texto prevê a licença compulsória do antiviral Remdesivir, primeiro medicamento a ter recomendação em bula para tratamento de pacientes com o novo coronavírus e já liberado pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária).

Outro projeto da pauta (PL 939/2021), do senador Lasier Martins (Podemos-RS), proíbe o reajuste anual de medicamentos enquanto perdurar o estado de emergência. 

Também está na pauta o PL 5.595/2020, da Câmara dos Deputados, que impede a suspensão de aulas presenciais em escolas e universidades durante a pandemia de covid-19. Para isso o projeto inclui o ensino entre serviços essenciais, de suspensão vedada.

Pela proposta, haveria exceção apenas no caso de comprovação científica e técnica da necessidade da interrupção das atividades. O relator é o senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Fonte: Riacho Notícias/R7

Foto: Paulo Paim/Facebook

GOVERNO OFICIALIZA ISENÇÃO DO ICMS SOBRE O DIESEL PARA O TRANSPORTE URBANO NO RN

O Governo do Estado oficializou o compromisso firmado com as empresas de ônibus da capital e região Metropolitana e publicou decreto no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (28) sobre a isenção do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) do óleo diesel. A medida vale para as empresas de empresas de ônibus, responsáveis pelo transporte público de passageiros em Natal e região Metropolitana.

Mas a alíquota zero da compra desse combustível está condicionada as duas regras. A isenção só será concedida se as empresas mantiverem o valor da tarifa atual cobrada ao usuário, sem nenhum reajuste durante o período de vigência do benefício. Ou seja, entre 1º de maio e 31 de outubro deste ano.

As empresas também ficam obrigadas a ampliar a frota de veículos em circulação proporcionalmente à demanda de passageiros transportados, considerando-se como parâmetro inicial o quantitativo de 400 ônibus, a partir da vigência do decreto. Em relação à verificação do cumprimento dessa regra, a Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) deverá solicitar mensalmente aos órgãos que disciplinam o trânsito na capital e regiões circunvizinhas relatórios sobre a frota em circulação para o período da isenção

Para as demais empresas que atuam no setor em outras regiões, o Governo estipulou uma redução da ordem de 80% no tributo para as aquisições desse combustível por parte dessas empresas, beneficiando também o transporte público intermunicipal.

Fonte: GRANDE PONTO/Blog do BG

RN REGISTRA MAIOR ALTA DE EMPREGOS EM MARÇO DA ÚLTIMA DÉCADA

O Rio Grande do Norte registrou o terceiro mês seguido de alta na geração de empregos no ano. Após acúmulo de 4.093 novos postos de trabalho nos meses de janeiro e fevereiro, o mês de março fechou com alta de mais 2.116 novas carteiras assinadas – o melhor índice dos últimos 10 anos para este período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados nessa quarta-feira (28).

O setor de serviços mais uma vez puxou a alta com 1.834 novos postos, seguido da construção civil (774) e comércio (765). A indústria, que no último mês havia fechado com perda de 230 empregos, voltou a subir com geração de 313 empregos. O segmento agropecuário mais uma vez puxou a maior queda, com 1.570 demissões.

“Os incentivos concedidos pelo Governo do Estado às empresas potiguares aliados ao pagamento em dia do salário dos servidores e das folhas atrasadas têm ajudado a economia do Rio Grande do Norte a se recuperar, levando empresas a contratarem mais trabalhadores e trabalhadoras. São medidas que geram mais emprego, mais renda e mais arrecadação tributária e alimenta um ciclo virtuoso que leva a mais consumo, mais emprego, mais renda e mais arrecadação de tributos”, comenta o titular da pasta de Planejamento e Finanças do Estado, Aldemir Freire.

Em 2020, o Estado potiguar, já afetado pela pandemia, registrou perda de 2.816 empregos no mês de março. No trimestre acumulava queda de 5.924 postos de trabalho. Com os números de março deste ano, o Rio Grande do Norte figura na terceira colocação entre os nove Estados do Nordeste na geração de empregos no período. Com as altas de janeiro (+2.250), fevereiro (1.799) e março (2.116), já são 6.165 novas admissões em 2021.

Em 2020, com o recrudescimento da pandemia e a perda brutal de 15.720 empregos formais, apenas entre março e maio, o Estado potiguar ainda registrou saldo positivo de 1.769 novas vagas, fruto da reabertura econômica do segundo semestre. Novembro de 2020, por exemplo, registrou a maior alta dos últimos 24 anos, com 4.796 novas empregos. Desde o mês de agosto, após o período mais nefasto da pandemia na economia, o RN registra seguidas altas na geração de empregos. Para efeito de comparação, entre 2015 e 2018, período da última gestão, foram perdidos mais de 18 mil postos formais de trabalho.

Fonte: Robson Pires

VACINA DA PFIZER CHEGA AO BRASIL NESTA QUINTA, DIZ MINISTÉRIO DA SAÚDE

A primeira leva de um milhão de vacinas da Pfizer chegará ao Brasil nesta quinta-feira (29), no aeroporto de Viracopos, em Campinas. De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o cronograma de vacinação vai ser atualizado toda semana, às terças-feiras. Segundo ele, assim que novas doses chegarem, as pessoas que ainda não receberam a segunda dose poderão ser vacinadas.

Esse primeiro lote será distribuído somente nas capitais por uma questão de complicação logística, uma vez que o imunizante precisa ser armazenado a 20º C negativos. Segundo a pasta, somente as capitais federais teriam condições de garantir a estocagem segura da vacina neste momento.

Na sexta-feira (30), o governo federal deve iniciar a entrega das doses aos governadores. Ao longo da semana, mais 650 mil doses do imunizante serão enviadas ao Brasil. No mês de maio, o acordo é de 2,5 milhões doses e até o final de junho, 15 milhões de vacinas Pfizer/BioNTech deverão ter sido entregues. O contrato de 100 milhões de doses será cumprido no segundo semestre de 2021. O ministério já negocia novas remessas para 2022.

As geladeiras do Sistema Único de Saúde (SUS), espalhadas por todo o país – incluindo cidades de pequeno porte -, comportam um armazenamento entre 2 a 8º C positivos. As capitais, no entanto, receberam um reforço de geladeiras e conseguirão armazenar entre 15 e 25º C negativos por até quatorze dias, cumprindo a recomendação do laboratório.

Fonte: Gláucia Lima 

CARAÚBAS: "CAMBALEANDO", ASSIM CAMINHA PARTE DA OPOSIÇÃO

Depois do agravamento dos casos de coronavírus na cidade de Caraúbas, marcado foi uma reunião imediata com parte da oposição ao governo municipal.

O intento destes, era procurar pressionar a administração atual, para que medidas emergenciais fossem tomadas. Ótima e louvável ideia. Contudo, depois de marcada e remarcada, eis que não foi realizada...

Motivo: um dos assessores teriam testado positivo para o vírus que infelizmente ronda os caraubenses.

E os demais membros do bloco? Não teriam a capacidade de reunir-se? O que faltou?

Isso tem um termo muito bem ajustado: FOGO DE PALHA.

O fato de ter sido anunciado tal reunião, gerou uma grande expectativa entre alguns caraubenses. E, a não concretização, mostrou uma desorganização ímpar, destes envolvido.

A oposição de Caraúbas ou pelo menos parte dela, precisa pegar na rodilha, tão somente quando puder com o pote.