RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

UPE SUGERE APLICAR VESTIBULAR PARA ESTUDANTES COM COVID EM HOSPITAL

Enquanto se discute a necessidade de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a nível nacional, a Universidade de Pernambuco (UPE), tradicional instituição pública estadual, decidiu manter a aplicação de seu vestibular seriado (SSA) nos dias previstos, entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Sem a possibilidade de aplicação de provas em outra data, caso algum estudante contraia a covid-19 até 14 dias antes das datas, a organização sugere a aplicação da prova no hospital, com presença de fiscal com equipamentos de proteção individual (EPIs).

A medida, chamada de regime especial de prova, não é uma novidade propriamente dita. Vigora, ao menos, desde o final dos anos 90 para casos excepcionais. Exemplo: um estudante que esteja em tratamento contra o câncer pode solicitar a medida para realizar o vestibular em outra localidade — hospital, casa ou onde for mais cômodo. Mas chama a atenção ela ser mantida no contexto da pandemia da covid. A UPE afirma ter "protocolos de biossegurança" para aplicação das provas.

"Independente da pandemia, isso já era uma política da universidade. Isso está escrito no manual do candidato", defende o pró-reitor da UPE, Ernani Martins, em conversa com o UOL. "O Enem tem reaplicação de prova porque usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Já o SSA não é assim. Se a gente reaplica a prova, o candidato já sabe o que vai cair", alega. Questionado se não poderia ser feita, excepcionalmente, uma outra prova com aplicação em outro dia por causa da situação sanitária, Ernani diz que isso seria "ferir a isonomia" do certame e acha "pouco provável" a medida ser revista.

"Nossa prova não é pautada em habilidades e competências, e sim estatística e descritiva, como nos vestibulares da Unicamp e Fuvest. Nenhum desses exames tem reaplicação. Nosso vestibular segue as diretrizes curriculares do estado de Pernambuco. (Prova de) Habilidades e competências só serão aderidas a partir do momento em que houver a reforma educacional do ensino médio. As habilidades e competências na nossa prova são transversais, diferente do Enem, que usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI)", prossegue.

Dentre os locais em que as provas poderão ser aplicadas a um candidato doente, uma possibilidade é o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. O local é uma dos centros de referência no tratamento da covid no estado. "A equipe analisa se vai fazer no Oswaldo Cruz ou na casa do candidato", exemplifica.

Já quem apresentar sintomas no dia será orientado a ficar em uma sala isolada nos locais de aplicação para fazer a prova, em condições semelhantes aos demais candidatos, sob fiscalização de fiscais e orientação de profissionais de saúde. "Todos os prédios (onde terá prova) têm salas especiais. Um profissional de saúde que vai acompanhar isso. Não temos como diagnosticar o candidato no dia da prova, mas por garantia a gente vai fazer isso", explica o pró-reitor.

Os candidatos devem seguir as regras sanitárias na prova, como distanciamento social e uso de máscara. Máscaras de reserva poderão ser levadas, desde que guardadas em embalagem própria, que devem ser utilizadas também para seu descarte após o uso. Recomenda-se a troca a cada duas horas.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Diogo Cavalcante/UOL

Foto: Reprodução/Google Street View

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.