RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 16 de janeiro de 2021

"IMPEACHMENT DE BOLSONARO É PERFEIRAMENTE LEGÍVEL", DIZ JURISTA

Segundo Pedro Serrano, professor da PUC-SP, presidente atenta contra valores fundamentais da Constituição, que é garantir a saúde e a vida.

Mais de 205 mil pessoas já perderam a vida para a Covid-19 no Brasil. Diante da inépcia do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do caos sanitário que tomou conta de Manaus nesta semana, o termo “impeachment” voltou a ganhar força. Partidos de oposição ao governo federal anunciaram na última sexta-feira, 15, que apresentarão um novo pedido contra o presidente Jair Bolsonaro. Será o 61º pedido protocolado na Câmara contra o chefe do Palácio do Planalto.

Além disso, segundo um levantamento inédito da consultoria Arquimedes, obtido com exclusividade pela CartaCapital, a palavra  “impeachment” cresceu 432% nas últimas 24 horas nas redes sociais. De acordo com o professor, jurista e professor da PUC-SP, Pedro Serrano, um possível impeachment de Bolsonaro seria o primeiro constitucional da história do País. “Ele atenta contra os valores fundamentais da Constituição e da sociabilidade, que é garantir a saúde e a vida dos seus membros. Ele apertou a bomba atômica contra a população brasileira. O impeachment é absolutamente legível sob a perspectiva jurídica”, afirma o professor em entrevista à CartaCapital. Leia abaixo a íntegra da entrevista.

Em 24h, os pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro cresceram 432% nas redes sociais. O quão importante é a opinião pública para que o processo de impeachment seja levado adiante?

A opinião pública é de extrema importância. O problema é que se criou uma lenda urbana no Brasil de que um homem que tenha 25% ou 30% de apoio, como é o caso de Jair Bolsonaro, não pode sofrer impeachment. O impeachment não é uma coisa estritamente numérica. Não há um índice de minoria para isso. Diante da gravidade do que nós estamos vivendo, isso não significa que ele não possa ser impedido pelos 70% restantes da população. É uma lenda urbana dizer que ele é apoiado por 30% da população e não poderá sofrer impeachment. A política é uma eterna fonte de criatividade. O fato disso nunca ter acontecido antes na história do País não significa que não possa ser feito. A meu ver, tivemos dois impeachments ilegítimos na história do Brasil. O mais interessante, entretanto, é que um possível impeachment do presidente Jair Bolsonaro seria, para mim, o primeiro constitucional, mesmo que ele tenha 30% de apoio da população.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: João Carvalho/Carta Capital

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.