RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 16 de janeiro de 2021

BIDEN APRESENTA EQUIPE CIENTÍFICA E PROMETE GOVERNAR "COM CIÊNCIA E VERDADE"

Presidente eleito anunciou ainda novos nomes para sua equipe diplomática, incluindo uma das arquitetas do acordo nuclear com o Irã

A menos de 96 horas para sua posse, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou neste sábado a nova equipe de ciência da Casa Branca e prometeu liderar o país "com ciência e verdade". Diante da crise imposta pela pandemia de Covid-19, que já matou mais de 393 mil americanos, o democrata anunciou que irá elevar as atribuições de seu conselheiro científico, pondo-o pela primeira vez no Gabinete presidencial.

Chamando seus nomeados de "algumas das mentes científicas mais brilhantes do mundo", Biden disse que a missão de sua equipe será indagar "como transformar o impossível me possível" e avançar a pesquisa científica:

— [A equipe] vai garantir que tudo que nós venhamos a fazer seja baseado na ciência, nos fatos e na verdade — disse o democrata, afirmando que a ciência sempre estará na dianteira do governo.

As nomeações apontam para uma mudança significativa do papel da ciência no governo Biden, contrastando com seu antecessor. O cargo de conselheiro científico ficou vazio por 18 meses durante o mandato de Trump, que ignorou rotineiramente as recomendações de especialistas sobre como lidar com a pandemia.

O conselheiro científico será Eric Lander, que comandará o Escritório para Políticas Científicas e Tecnológicas. Atualmente, Lander é diretor do Instituto Broad da Universidade Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um importante centro de pesquisas biomédicas e genéticas. Primeiro cientista a ocupar o cargo — seu sucessor era um meteorologista —, ele disse que os “desafios pela frente são maiores do que nunca”, mas que ninguém está mais bem preparado que os EUA para enfrentá-los.

Biden também anunciou que Frances Arnold, engenheira do Instituto de Tecnologia da Califórnia que ganhou o Nobel de Química em 2018, e Maria Zyber, vice-presidente de pesquisa do MIT, vão coordenar o conselho científico. Durante a cerimônia, Zuber disse que espera “restaurar a confiança na ciência e buscar descobertas que beneficiem todas as pessoas”.

A professora de Princeton Alondra Nelson, que será a vice de Lander, ressaltou que sua nomeação enfatiza a necessidade de expandir as oportunidades para minorias em carreiras tecnológicas:

— Como uma mulher negra e pesquisadora, tenho consciência total de quem está faltando nestas salas — ela disse.

Biden disse ainda que o diretor dos Institutos Nacionais de Saúde, Francis Colin, permanecerá em seu cargo. Em paralelo, neste sábado, o presidente eleito também anunciou diversas nomeações para o Departamento de Estado.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: O Globo e New York Times

Foto: ANGELA WEISS/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.