MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sábado, 31 de outubro de 2020

ALEXANDRIA: BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DESTE SÁBADO (31) MAIS DO QUE DOBRA CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS


Em crescente elevação, o número de casos confirmados de coronavírus na cidade de Alexandria, mostrou que as atenções devem ser dobradas.
Em 24 horas, a quantidade de pessoas diagnosticadas com o vírus, teve um aumento de 125%.
Depois de diversos dias sem notificar nenhum caso, na quinta-feira passada (29), um novo caso foi registrado. Na sexta-feira (30), três novos casos foram contabilizados e hoje, sábado (31), cinco pessoas tiveram seus testes positivados para o coronavírus.
Ainda existem 52 casos suspeitos e 15 pessoas monitoradas.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

ALEXANDRIA: MULHER TEM CORPO QUEIMADO POR COMPANHEIRO

Este fato ocorreu na comunidade rural da Maniçoba, na cidade de Alexandria. O acusado, Jose Cassiano da Silva, conhecido por "Zezinho Lavanca".

O fato ocorreu na última terça-feira, porém não havia chegado a informação as autoridades policias. Somente hoje, a delegacia de Alexandria tomou ciência.

Segundo informações, o acusado, já no dia de hoje, ameaçou matar os pais; filha.

José Cassiano deve responder pelo crime contra a companheira e por crime de ameaça.


NÚMERO DE CORONAVÍRUS CRESCE PELO 4º DIA SEGUIDO

O Brasil registrou nesta sexta-feira 529 novas mortes e 23.126 casos por Covid-19, segundo o boletim das 20h do consórcio de veículos de imprensa. Agora, o país totaliza 159.562 vidas perdidas para a doença com 5.519.528 infectados desde o início da pandemia.

A média móvel de casos ficou, pelo quarto dia seguido, em tendência de alta. No entanto, o ritmo vai se aproximando da estagnação. Nesta sexta, ela ficou em 23.411, com variação positiva de 16%. Na quarta-feira, era de 20%, que caiu para 18% no dia seguinte.

A "média móvel de 7 dias" faz uma média entre o número de mortes ou casos do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. Uma variação da média móvel entre 15% e -15% já significa estagnação dos números.

O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Já a média móvel de óbitos ficou em 433. Esse é o nono dia seguido com uma média móvel menor do que 500, o que não acontecia desde o início de maio. Isso siginifica que o país passou 167 dias perdendo, em média, mais de 500 brasileiros por dia para a Covid-19. No pico, chegou a mais de mil mortes diárias.

O consórcio de veículos de imprensa é formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até às 20h.

A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde.

Anvisa irá à China inspecionar fábricas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inspecionará em dezembro duas fábricas na China responsáveis pela produção de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) das duas principais vacinas cogitadas no Brasil: a imunização da Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, e a produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac.

De acordo Anvisa, o órgão verificará as condições de fabricação do IFA e, após a inspeção da fábrica, dará ou não certificação para as empresas. Esse passo é fundamental para obtenção do registro da Vacina na agência. A partir da validação das condições das fábricas, as empresas ficam habilitadas para produção de lotes comerciais de IFA que circulem no Brasil já em dezembro.

Vacina em junho de 2021

O Brasil espera ter uma vacina contra a Covid-19, aprovada e pronta para uso em um programa nacional de imunização, até junho de 2021, disse nesta quinta-feira o chefe da Anvisa, Antônio Barra Torres.

Com um dos piores surtos de coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia, o Brasil se tornou um campo de testes chave para vacinas e aprovou testes clínicos em estágio final para quatro possíveis imunizantes que estão em desenvolvimento.

Eles estão sendo pesquisados pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca; pela Sinovac Biotech; pela Pfizer Inc em parceria com a BioNTech; e pela subsidiária farmacêutica da Johnson & Johnson, a Janssen.

Torres disse à Reuters que a Anvisa ainda não decidiu sobre a eficácia mínima a exigir, mas lembrou que a agência já aprovou vacinas para outras doenças, no passado, com menos de 50% de eficácia. Essa taxa é o percentual de pessoas que, tomando o imunizante, ficaria de fato protegido da doença.

Fonte: Bruno Alfano/Extra

Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo


ALEXANDRIA: BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO MOSTRA NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS

O boletim epidemiológico deste 30 de outubro, mostra um claro aumento no números de casos de coronavírus, na cidade de Alexandria. Depois de dias sem nenhum caso confirmado, no dia de ontem, um paciente foi diagnosticado com o vírus. O mesmo está internado na cidade de Sousa, na Paraíba.

Hoje, três novos casos foram confirmados, sendo duas pacientes do sexo feminino, com idades de 10 e 39 anos e um homem de 50 anos.

Todos estão cumprindo o isolamento social, assim como seus familiares.

BOLSONARO DESMENTE MOURÃO SOBRE COMPRA DE VACINA CHINESA: "A CANETA É MINHA"

O presidente Jair Bolsonaro voltou a se colocar contra a aquisição de doses da Coronavac, vacina contra a COVID-19 em desenvolvimento pelo Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac, e disse nesta sexta-feira (30/10) que a palavra final sobre o assunto cabe a ele.

“A caneta Bic é minha”, afirmou o mandatário, ao portal R7. A declaração dele é uma resposta ao que foi dito mais cedo nesta sexta pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, de que o governo federal vai ajudar na compra da Coronavac.

Em entrevista à revista Veja, o general reconheceu que Bolsonaro está reticente em usar recursos da União para adquirir doses da vacina por conta da “briga política” que ele tem com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Mesmo assim, Mourão afirmou que o Executivo não deixaria de contrbuir para a compra do imunizante.

“Essa questão da vacina é briga política com o Doria. O governo vai comprar a vacina, lógico que vai. Já colocamos os recursos no Butantan para produzir essa vacina. O governo não vai fugir disso aí”, garantiu Mourão.

Fonte: Diário do Centro do Mundo


MINISTRO DA SAÚDE É INTERNADO EM HOSPITAL POR COMPLICAÇÕES DO CORONAVÍRUS

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi internado nesta sexta-feira (30) em um hospital em Brasília.

Ele disse ter contraído Covid-19 em 21 de outubro. Antes, procurou atendimento médico após sentir febre e uma “indisposição”, de acordo com sua assessoria.

Um dia depois de anunciar o diagnóstico, o ministro apareceu ao lado do presidente Jair Bolsonaro em uma transmissão nas redes sociais.

Ele afirmou que estava sendo medicado com hidroxicloroquina, nitazoxanida e azitromicina e havia acordado “zero bala“.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, vai passar a noite no hospital devido a um quadro de desidratação. A assessoria do ministro negou à CNN que seja uma complicação em decorrência da Covid-19. De acordo com o Ministerio da Saúde, Pazuello não apresenta problemas no pulmão.

O ministro, que há uma semana foi diagnosticado com a doença, esteve pela manhã no hospital particular DF Star, em Brasília, para fazer exames. Um dos objetivos era saber se ele permanece com o coronavírus. A partir dessa bateria de exames, os médicos identificaram que o ministro está desidratado. Ele apresentou o mesmo sintoma logo nos primeiros dias com a covid-19.

A médica que o acompanha, dentro e fora do Ministério, Laura Appi, está com ele no hospital neste momento também.

A expectativa é de alta neste sábado.

Fonte: Laurita Arruda - Território Livre/Tribuna do Norte, com informações da CNN


ELEIÇÕES 2020: JUSTIÇA ELEITORAL JÁ BARROU 2.351 FICHAS SUJAS

A quase duas semanas das eleições municipais no Brasil, marcadas para 15 de novembro, a Justiça Eleitoral já barrou 22.055 candidatos, informa o TSE.

Uma das principais causas é a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que vetou o registro de 2.351 candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador.




Fonte: Robson Pires


BOLSONARO USA GUARANÁ COR-DE-ROSA PARA OFENDER GAYS E MARANHENSES

Homofobia na veia.

Guaraná Jesus está para os maranhenses assim como pizza está para os paulistas, Biscoito Globo para os cariocas quando dá praia, bolo de rolo para os pernambucanos, acarajé para os baianos todo santo dia e churrasco para os gaúchos nos fins de semana.

Mas como Bolsonaro tem por hábito atacar seus desafetos, valeu-se do guaraná nas poucas horas que passou, ontem, em território “inimigo” para ofender ao mesmo tempo os maranhenses, os homossexuais e o governador Flávio Dino (PC do B).

Foi sua primeira visita oficial ao Maranhão e ele fez questão de torná-la inesquecível. Desembarcou em São Luís sem máscara e indiferente às medidas de prevenção ao novo coronavírus. Inaugurou um trecho da rodovia BR-135.

E antes de voar para Imperatriz, a segunda maior cidade do Estado, tomou um copo do Guaraná Jesus e debochou da sua cor. Enquanto sua equipe fazia uma transmissão ao vivo nas redes sociais, comentou com o dono de um bar que o recepcionava:

– Agora eu virei boiola. Igual maranhense, é isso? Guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná aqui vira maranhense. Guaraná cor-de-rosa. Fod…, fod…

Boiola, segundo os dicionários, é homem homossexual, indivíduo fraco ou medroso. Homofobia é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a pessoas homossexuais. O comentário reforça a acusação de que Bolsonaro é homofóbico.

Não foi a primeira vez que ele se revelou assim. Em 2011, quando perguntado se receberia de bom grado o voto de um eleitor homossexual, respondeu:

– O voto é muito bem-vindo, e tão votando num macho, eles não querem votar em boiola, é que boiola não atende os sonhos deles, tão votando num macho.

Sobre a orientação sexual dos filhos foi taxativo:

– Eu não tenho qualquer informação que um filho meu tenha um comportamento homossexual com quem quer que seja, até porque tudo o que esses bichas têm para oferecer, as mulheres têm e é melhor.

Em 2013, declarou que preferia um “filho viciado a um filho gay”. Em 2014, que a maioria dos gays foi influenciada por “amizade e consumo de drogas”. Em julho último, repetiu que jamais iria a uma parada gay porque acredita em Deus e “nos bons costumes”.

Bolsonaro só deixou o Maranhão após afirmar que o Estado é o mais atrasado do país porque seu governador é comunista. À noite, em sua live semanal no Facebook, desculpou-se:

– Estava conversando com um cara: ‘Pô, o guaraná é cor-de-rosa aqui’. Falei uns troços lá, alguém pegou, divulgou, não sei o quê, como se eu tivesse ofendendo aí quem quer que seja no Maranhão. Muito pelo contrário. […]  Agora, a maldade está aí.

Planeja-se em São Luís uma manifestação em desagravo aos maranhenses e ao Guaraná Jesus.

Fonte: Ricardo Noblat/Veja

Foto: Veja/Montagem/Divulgação


DEPUTADO BERNARDO AMORIM PARTICIPA DE REUNIÃO COM ESTUDANTES DE MEDICINA; UERN E HRTM

No dia de ontem, o deputado estadual Bernardo Amorim, participou de reunião, juntamente com integrantes da reitoria da UERN; a diretora do Hospital Regional Tarcísio Maia, Herbênia Ferreira e outros membros da direção; estudantes de medicina.

O objetivo do encontro, teve como tema principal o aprimoramento da parceria da instituição hospitalar, que recebe os universitários de medicina para estágios, e que se faz necessário ser aperfeiçoado, diante das mudanças causada pela pandemia.

O parlamentar, que a cada dia vem se tornando uma das maiores lideranças políticas do estado, disse a importância desta parceira, tanto para os futuros médicos, como para o HRTM.

"Os estágios numa unidade hospitalar do porte do Tarcísio Maia, proporciona uma experiência espetacular para qualquer universitário de medicina. Além de ser um grande benefício para todos. Ganha o estudantes, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; o HRTM e a população. por isso, precisamos discutir uma maior participação destes acadêmicos, devido aos transtornos e as radicais mudanças que a pandemia trouxe", concluiu Bernardo Amorim.


POLÍCIA PRENDE HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO E CONSUMO DE DROGAS EM FRUTUOSO GOMES


A polícia militar de Frutuoso Gomes, sob o comando do 1º Sargento Arrilton Dantas, após denúncia recebida, por volta das 16h desta tarde, localizou e prendeu naquele município, Erick Rodrigues de Araújo, de 34 anos, que é residente no bairro Manoel Deodato, na cidade de Pau dos Ferros.

O mesmo estava no município faz dias, na Rua Projetada, , s/n e pessoas ao percebem a presença constante do indivíduo, entraram em contato com a PM.

De pronto, os policiais estiveram no local e ao chegar perceberam Erick tentando fugir. o que fez o comandante do destacamento de Frutuoso gomes, Arrilton Dantas, ordenar que parasse.. Ao ser questionado sobre seu nome, Erick Rodrigues disse que chamar Everton Rodrigues de Araújo. Por falta de documentação comprobatória, a PM insistiu em confirmar o nome do increpado e o mesmo contou a verdade e assegurou chamar-se Erick. Após consulta via site BNMP, atestou-se ter contra ele um mandado de prisão em aberto, o que fez ser dado-lhe voz de prisão.

Ao verificar a mochila que o mesmo portava, encontrou-se quatro pedrinhas de crack, pesando 12 gramas. Erick Rodrigues de Ar aújo, foi conduzido para delegacia de polícia civil de plantão, para as medidas cabíveis.

A denúncia anônima é um importante meio de se coibir crimes e outras questões que podem colocar a sociedade em risco. 


PREFEITO DE PATU HOSPITALIZADO

O prefeito de Patu, no Oeste potiguar, Rivelino Câmara, encontra-se internado, vítima do coronavírus.

O gestor patuense, segundo informações de um membro da assessoria de comunicação, tem 50% dos pulmões comprometidos. além de outras complicações, o que deixa seu quadro inspirando cuidados.

O bloco político liderado por Rivelino Câmara emitiu comunicado em redes sociais.


CORONEL JOÃO PESSOA: ELIANO DE HENRIQUE PROPÕE VISITA A ÓRGÃO PÚBLICO

O candidato a prefeito de Coronel João Pessoa, Eliano de Henrique, do Partido dos Trabalhadores, por meio de vídeo publicado nas redes sociais, propondo que a população o acompanhe em visitas aos órgãos públicos e dialogar com os funcionários, e a população, como está funcionando estas entidades públicas que tanto atraso trouxe e proporciono aquele município.

Conforme o candidato do PT, necessário é que haja um maior acompanhamento dos descasos administrativos que ocorrem no município.  Este, ainda segundo o candidato Eliano de Henrique, é o papel responsável de toda e qualquer oposição.

Hoje, a visita a creche, prédio que foi até a presente data, construída por parte, deveria está servindo aos atendimentos das crianças, possibilitando aos pais que pudessem trabalhar e deixar seus filhos aos cuidados de servidores públicos capacitados.

Entretanto, o que ver-se é um imenso elefante branco, que de absolutamente nada serve.

As gestões do senhor Francisco Alves da Costa, "Pachica", que é condenado por improbidade administrativa, não podendo concorrer a cargo eletivo nenhum, nem ter vínculo com o serviço público durante o período ao qual foi condenado, deixou a cidade de Coronel João Pessoa em ruínas. observa-se, porém não encontra-se nenhum grande feito nos oito anos em que administrou o município. Contudo, conseguiu fazer seu sucessor, em 2016. Antônio Lopes Filho tem mostrando-se uma cópia fiel, em termos gerenciais, na forma de governar do ex-prefeito. Os atrativos em todos os segmentos, simplesmente não invisíveis. Uma cidade que a cada ano parece está parada no tempo.

Eliano de Henrique tornou-se a maior referência oposicionista ao regime do descaso que instalou-se em Coronel João Pessoa. E, afirma veementemente, que independe do resultado das urnas, manterar-se firme e forte no seu papel de procurar restaurar o município de Coronel João Pessoa.

"Precisamos dar novo impulso ao progresso e desenvolvimento de nossa cidade. Estamos parados no tempo faz anos. Todos são prejudicados. As crianças são mal assistidas pelo poder público; Os jovens não têm oportunidade de emprego; homens e mulheres, sem ter opção no tocante a geração de emprego e renda. Precisamos urgentemente mudar essa estagnação que ver-se faz anos", disse Eliano de Henrique.


AVIÕES FRETADOS PARA TRANSPORTAR A VACINA CHINESA

“O Instituto Butantan já fretou seis aviões para transportar exclusivamente a matéria-prima usada na Coronavac”, diz a Folha de S. Paulo.
“O material, líquido, será colocado em bolsas de 200 litros que vêm em contêineres nas aeronaves, a uma temperatura entre 2º e 8º graus”.
Mas não é só a vacina chinesa que vem da China:
“A Fiocruz também aguarda a chegada de matéria-prima da China para começar a fabricar, no laboratório de BioManguinhos, a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford.”

Fonte: O Antagonista 
Foto: Fotoblend/Pixabay

EXTREMOZ: OPERAÇÃO REI DE JUDÁ. PREFEITO É AFASTADO

O Ministério Público Eleitoral obteve junto ao corregedor regional do TRE, desembargador Claudio Santos, o afastamento do prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, e outros quatro servidores públicos do município. 

E a PF deflagrou hoje (30) a Operação Rei de Judá, para cumprimentos de mandados de busca e apreensão em 19 endereços de Natal, Extremoz e Recife (PE). 

Numa força-tarefa entre o MPE, Receita Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal, lupas foram jogadas sobre um esquema de lavagem de dinheiro público desviado para a campanha a deputada estadual (em 2018) de Elaine Neves, esposa do prefeito.

Segundo MPE, “o prefeito, a esposa e servidores promoveram fraudes em licitações para compra de medicamentos (totalizando um possível prejuízo de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos), em troca de pagamento de propina. Parte dessa contrapartida teria ido para a campanha de Elaine Neves e tentou-se encobrir a irregularidade a partir de doações ilegais feitas por cargos comissionados da Prefeitura, já depois da votação e por ordem de Joaz Oliveira. O esquema de corrupção ainda se mantém ativo. Somente em 2020, as empresas envolvidas já receberam mais de R$ 800 mil do município”.

Além do casal - Elaine é chefe de Gabinete da prefeitura -, foram afastados a chefe de gabinete-adjunta, Francisca Rosângela Ribeiro Monteiro; a secretária de Administração, Maria Mércia de Brito Ferreira; e o gerente de Tributação e Fiscalização Municipal, Pablo Rodrigo Bezerra de Medeiros. Sete sócios e administradores de empresas envolvidos no esquema estão sendo investigados: Luiz Silvério Sobrinho Júnior, Tônio Fernando Silveira Mariz, Maria da Conceição Moura Nascimento, Andreia Karla Gonçalves de Santana, Ivan Augusto Seabra de Melo Sobrinho, Gabriel Delanne Marinho e Julierme Barros dos Santos.

De acordo com os procuradores eleitorais Fernando Rocha, Rodrigo Telles e Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes. “Os elementos (…) evidenciam um audacioso esquema de corrupção em curso na Prefeitura Municipal de Extremoz”.

Mira

As investigações começaram após a prestação de contas de Elaine Neves ter sido desaprovada, diante de irregularidades que indicavam a ocorrência de captação e gastos ilícitos de recursos. “Constatou-se que no início de novembro de 2018, já depois da votação, servidores públicos do município – principalmente ocupantes de cargos em comissão - foram constrangidos por superiores a realizar depósitos na conta de campanha de Elaine Neves”.

Ao todo, 14 servidores promoveram um total de 38 depósitos em espécie, totalizando R$ 87 mil (25% do valor arrecadado pela candidata na campanha, em que se tornou suplente). “Esse simples fato já representa uma irregularidade, uma vez que a legislação determina que doações acima de R$ 1.064 devem ser feitas, obrigatoriamente, por meio de transferência eletrônica”.

Diz o MPE 

Essa propina que em parte se tentou “lavar” através das doações dos servidores é resultado do esquema montado desde o início da atual gestão de Joaz Oliveira (iniciada em 2017) junto a empresas de medicamentos e que se confirmou através de coleta de provas (incluindo a movimentação financeira dos envolvidos), relatórios da CGU e colaborações premiadas.

Em tempo

Os mandados de busca e apreensão, além das residências dos 11 envolvidos e das empresas, tiveram como alvo a sede da Prefeitura de Extremoz, a Secretaria de Saúde e o Hospital e Maternidade Presidente Café Filho. Dos endereços onde foram cumpridos, onze são de Natal, seis de Extremoz e dois em Recife (PE).

Fonte: Eliana Lima/BZ Notícias


O BOBO DA CORTE

A cada pleito eleitoral, aparece figura de todo e qualquer gosto. E aqui no Rio Grande do Norte, um determinado postulante ao cargo de prefeito, tem ganho notoriedade negativa com uns "passos de dança", que mostra a qualidade de muitos candidatos que estão aí, para ser avaliado pelos eleitores.

Patético e totalmente fora do contexto que a política necessita. Um assemelhado integral, digamos assim, do que a política tem se transformado diariamente: palhaçada.

Na campanha, o candidato deve mostra o que pode se esperar dele, caso alcance seu objetivo. o que esperar de uma figura que publicamente requebra-se e deita no chão, jurando ser passos de dança?

Seria desta forma que ele receberia populares; autoridades ou quem quer que seja, em seu gabinete, caso eleito fosse?

Repugnante e para mim, uma demonstração clara, nítida e transparente do pouco caso que muito têm feito com a seriedade que as eleições devem ter. Um verdadeiro  "Bobo da Corte". Figura palaciana, que tinha como única função, divertir o rei e a rainha.


quinta-feira, 29 de outubro de 2020

BURRO FICA SUSPENSO EM CARROÇA COM EXCESSO DE PESO

Uma cena de cortar o coração viralizou nas redes sociais nessa terça-feira (27): na cidade de Juazeiro do Norte, um burro acabou ficando suspenso em uma carroça que carregava tijolos devido ao excesso de peso que foi obrigado a sustentar. O caso foi denunciado à polícia ambiental.

De acordo com o sargento Marcos A. Silva, do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente de Juazeiro do Norte, o dono do animal foi identificado e notificado para se apresentar à delegacia. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil do Ceará, que deve instaurar um inquérito.

Ainda segundo o sargente, só será possível afirmar se o animal sofreu maus-tratos através de exames veterinários. O burro, no entanto, foi solto em campo aberto após o incidente.

Por sua vez, a prefeitura da cidade afirma que “o estado físico do animal foi avaliado e não foi constatada nenhuma marca de agressão, como também o animal não estava em situação de desnutrição, apresentando, por conseguinte, uma saúde aparentemente boa”.

“Em trabalho conjunto do Batalhão de Polícia Ambiental, Semasp e Amaju foi identificado ainda na manhã desta terça-feira, 27, o proprietário do burro. A equipe, de forma preventiva, orientou o proprietário a não andar com excesso de peso sobre o animal, pois caso fosse visto de tal forma poderia ser caracterizado o ilícito de maus-tratos”, declarou a gestão municipal.

O caso também chamou a atenção da Secretaria de Segurança do Ceará. O orgão informou que os carroceiros que estavam com o animal afirmaram aos policiais que o incidente aconteceu devido a um problema nos arreios da carroça e um aclive na calçada.

Segundo a secretaria, o animal não apresentava sinal aparente de agressão, e os policiais militares orientaram os responsáveis sobre os cuidados que devem ter com os animais.

Fonte: Diário de Pernambuco/Blog do Nill Júnior


MÉDIA MÓVEL DE CASOS DE CORONAVÍRUS SOBE PELA 3ª VEZ SEGUIDA APÓS 83 DIAS EM QUEDA E ESTABILIDADE, APONTA BOLETIM

O Brasil registrou nesta quinta-feira 553 novas mortes e 26.647 casos por Covid-19, segundo o boletim das 20h do consórcio de veículos de imprensa. Agora, o país totaliza 159.033 vidas perdidas para a doença com 5.496.402 infectados desde o início da pandemia.

A média móvel de óbitos ficou em 439. Esse é o oitavo dia seguido com uma média móvel menor do que 500, o que não acontecia desde o início de maio. Isso siginifica que o país passou 167 dias perdendo, em média, mais de 500 brasileiros por dia para a Covid-19. No pico, chegou a mais de mil mortes diárias.

No entanto, a média móvel de casos, que foi de 24.389, voltou a apresentar tendência de alta, pelo terceiro dia seguido. Até terça-feira, o país estava há 83 dias registrando apenas queda ou estabilidade nesse índice.

A "média móvel de 7 dias" faz uma média entre o número de mortes ou casos do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

O consórcio de veículos de imprensa é formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até às 20h.

A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde.

O balanço apresentado pela pasta contabiliza 513 novas mortas e 26.106 infectados registrados nas últimas 24 horas. Ainda segundo o ministério, desde a pandemia foram 5.494.376 casos e 158.969 óbitos.

Vacina em junho de 2021

O Brasil espera ter uma vacina contra a Covid-19, aprovada e pronta para uso em um programa nacional de imunização, até junho de 2021, disse nesta quinta-feira o chefe da Anvisa, Antônio Barra Torres.

Com um dos piores surtos de coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia, o Brasil se tornou um campo de testes chave para vacinas e aprovou testes clínicos em estágio final para quatro possíveis imunizantes que estão em desenvolvimento.

Eles estão sendo pesquisados pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca; pela Sinovac Biotech; pela Pfizer Inc em parceria com a BioNTech; e pela subsidiária farmacêutica da Johnson & Johnson, a Janssen.

Torres disse à Reuters que a Anvisa ainda não decidiu sobre a eficácia mínima a exigir, mas lembrou que a agência já aprovou vacinas para outras doenças, no passado, com menos de 50% de eficácia. Essa taxa é o percentual de pessoas que, tomando o imunizante, ficaria de fato protegido da doença.

Fonte: Bruno Alfano/Extra

Foto: Pedro Teixeira/Agência O Globo


ALMINO AFONSO: PESQUISA MOSTRA FAVORITISMO DE JÉSSICA AMORIM

O Instituto Agora Sei, em parceria com o Blog do Gustavo Negreiros, realizou pesquisa de opinião pública na cidade de Almino Afonso e registrou no TSE, sob número RN-05341/2020.

O resultado confirmou o amplo favoritismo da médica Jéssica, filha do deputado estadual Bernardo Amorim.

Abaixo, os principais quesitos do levantamento AgoraSei/Blog do Gustavo Negreiros:








ALEXANDRIA: BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE 29 DE OUTUBRO


Depois de 12 dias sem registrar nenhum caso confirmado de coronavírus, a secretaria de saúde informa que um paciente de 74 anos, é o novo caso confirmado do vírus.
O senhor está internado em uma unidade hospitalar na cidade de Sousa, Paraíba.
Os familiares foram orientados a manterem-se em isolamento social, pelo período de 14 dias.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

terça-feira, 27 de outubro de 2020

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO: EX-PREFEITO GILBERTO MARTINS TEM A CANDIDATURA INDEFERIDA E BREJEIRINHO VIU SUA CANDIDATURA IR PARA O BREJO

O cenário político de Governador Dix-Sept Rosado, vive dias de transformações. e a principal, que mexe com todo o taboleiro eleitoral daquele município.

O ex-prefeito Gilbeto Martins, teve a candidatura indeferida. E, segundo informações, já anunciou que indicará a esposa ou irmão, para encabeçar a chapa. É a velha tática de que somente os de casa, são mais capacitados. A questão de aptidão, capacidade de gerir um município, fica em segundo ou terceiro plano.

Já o ainda vereador Genivaldo Felipe da Silva, o "Brejeirinho", viu sua candidatura a vice-prefeito na chapa que tem Arthur Vale como postulante, ir para o brejo. Indeferida, já indicou Débora Karla Trigueiro Lima. É a jocosa e repugnante ação de que, somente os mais próximos, têm o merecimento de substituir. Com o claríssimo e evidente interesse de manter o poder, custe o que custar.

Sem mandato, Brejeirinho facilmente cairá no esquecimento político. Amargará o ostracismo reservado aqueles que precisam melhorar, como pessoas públicas.

Enquanto isso, as candidaturas de Evandro Carlos de Araújo, "Vandinho" e Antônio Freire de Souza Filho, "Bolota", seguem trilhando o caminho da disputa, sem maior danos.

O vereador Vandinho, creio, não abrirá mão do embate, para não cair, como outros já o fizeram, no "cemitério" de políticos oportunistas, que esperam o momento exato de negociar. Já  Antônio Bolota, acredito, com a aliança com Zineuda Macedo, aparece como o adversário á ser batido, tendo 3 outras chapas oposiciuonistas, em busca da cadeira central da política dixseptiense.



MULHER SEM MÁSCARA COSPE EM PASSAGEIRO E É ARREMESADA DE ÔNIBUS

Vídeo postado no Tik Tok viralizou e agora autoridades locais tentam encontrar protagonistas das cenas e investigar razões do incidente.


Um vídeo viral em redes sociais mostra o momento em que uma mulher sem máscara cospe no rosto de um homem dentro de um ônibus e em seguida é arremessada para fora do veículo.  

A polícia de trânsito de Vancouver, no Canadá, investiga as imagens e tenta encontrar os protagonistas do episódio, de acordo com jornais locais. 

 O vídeo foi postado no aplicativo Tik Tok e rapidamente viralizou. O uso de máscara é obrigatório no transporte público da cidade, mas não se sabe se esse foi o fato determinante para o atrito.  

As autoridades não têm certeza de quando o episódio ocorreu, mas souberam da existência do vídeo na última semana.  

A mulher foi empurrada ou caiu escada abaixo na calçada enquanto o ônibus estava parado nas ruas Nanaimo e Hastings.

Fonte: G1

Foto: Reprodução



CORONAVAC É A VACINA"MAIS SEGURA", DIZ DIRETOR DO BUTANTAN

Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas afirmou que a Coronavac, a vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac, “é a mais segura entre todas as que estão sendo testadas”.  “Ela já foi testada em mais de 70 mil voluntários entre Brasil e China, sendo 15 mil só no Brasil”, disse em entrevista à CNN.  Segundo Dimas Covas, a vacina é vantajosa ao Brasil por sua semelhança com outros imunizantes produzidos no país:

“É uma tecnologia já conhecida. O Butantan domina essa tecnologia e já produz vacinas com ela.”

Fonte: O Antagonista

Foto: Fotoblend/Pixabay