MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quinta-feira, 2 de julho de 2020

AUXÍLIO EMERGENCIAL: ANÚNCIOS PROMETEM LIBERAÇÃO ANTECIPADA, E ESTELIONADOS PODEM APLICAR GOLPES

Páginas na internet oferecem caminhos para o acesso ao dinheiro das parcelas.

A demora na liberação dos saques em dinheiro do auxílio emergencial criou um mercado paralelo de anúncios na internet que prometem a liberação antecipada dos valores antes do calendário oficial da Caixa Econômica Federal e da autorização do banco para retiradas em espécie. Isso porque os saques começarão a ser autorizados somente a partir de 18 de julho, no caso das novas parcelas depósitadas este mês.
As páginas na internet oferecem caminhos para o acesso ao dinheiro das parcelas que já foram depositadas no aplicativo Caixa Tem, mas ainda estão bloqueadas para saques e transferências bancárias, com liberação somente para pagamento de boletos e compras. Para especialistas, trata-se de um golpe aplicado por estelionatários para obter dados de beneficiários e ficar com parte ou todo o dinheiro do benefício. Ha ainda cobrança por serviços que não serão prestados. Já em comunidades do Rio criminosos prometem antecipar cerca de 60% da parcela se forem autorizados a retirar toda a cota depois da liberação para o saque em dinheiro.
Os anúncios em grandes sites de comércio eletrônico oferecem os serviços de transferência em diversos estados como Rio de Janeiro, Sergipe, Amapá e Amazonas.
Em um deles, o estelionatário afirma que consegue transferir o auxílio que só poderia ser sacado em setembro para uma conta de uma plataforma que permite receber e fazer pagamentos online. Questionado sobre o procedimento para transferência do dinheiro, o anunciante que se identifica como Mara Farias afirma que é possível fazer a transferência virtualmente para uma conta:
— O seu dinheiro já caiu na conta digital? Se sim, dá pra fazer um tipo de transferência pelo mercado pago. Simples, você abre o app do Caixa Tem e depois faço o procedimento no mercado pago e transfiro o dinheiro pra uma conta que você desejar. Moça, é eu que tenho (conta na plataforma). Você vem até em minha residência pra fazer os procedimentos e depois transfere pela uma conta (sua) — sugere.
Os golpistas também dizem que o saque é possivel através de suas carteiras digitais. Em outros casos, o anunciante promete ajudar a fazer a transferência "antecipada" e cobra uma taxa de R$ 30.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Pollyanna Brêtas - Extra/Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.