RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

CORONEL JOÃO PESSOA: EX-ALUNA GÉSSICA ARAÚJO EXPRESSA SEU DESCONTENTAMENTO COM A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO.

A jovem Géssica Amaral Bezerra, de Coronel João Pessoa, alvo de ameaças por postagens que fez em sua página pessoal em rede social. Jéssica foi uma das enfrentantes do manifesto que houve, por melhorias na educação de Coronel João Pessoa.
No dia 05 de outubro, conversamos com a jovem, que mostrou-se inteiramente aberta em falar o que pensa, buscando sempre trazer dias melhores para os jovens daquela cidade.

JÉSSICA, O QUE TEM OCORRIDO COM A EDUCAÇÃO DE CORONEL JOÃO PESSOA, NA SUA VISÃO?
A educação de nossa cidade encontra-se em estado de precariedade. Por exemplo, na Escola estadial Professor José Próspero, os alunos são transportados em um único ônibus, que atende diversas localidades, atrasando e deixando estudantes esperando por muito tempo. Em algumas oportunidades, por falta de combustível, com pneus desgastados, sem condição de trafegar, motorista embriagado, como já aconteceu em uma oportunidade. Já estivemos na DIRED em Pau dos Ferros e na secretária de educação de Coronel João Pessoa, para reivindicar melhorias. Mas ainda sofremos por causa de alguns destes descasos. Quanto a Escola Municipal, que é responsabilidade do município, contamos com falta de merenda, ressaltando que quanto há, é de péssima qualidade, escola sem um pátio adequado para que as crianças possam brincar no recreio, inclusive, dias atrás uma fossa começou a ceder dentro da escola, salas sem a refrigeração adequada, com instalações elétricas de ar condicionado, deficiente, tanto é que dias atrás, uma aluna sofreu um choque que poderia ter lhe causado a morte, por que havia fios soltos. Além de que, os alunos estão sem receber material didático faz aproximadamente três anos. na mesma escola municipal, falta um local para que as crianças façam seus lanches, por falta de um refeitório. O que faz com que as merendeiras saiam de sala em sala, quando tem merenda, com um caldeirão, servindo uma sopa rala, de má qualidade, sem verdura ou mesmo um baião de dois, também sem sabor aceitável. Não há um acompanhamento nutricional.

NA VISITA QUE FIZERAM A DIRED E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, O QUE OS RESPONSÁVEIS DISSERAM E QUAL O NOME DO MOTORISTA EMBRIAGADO, COMO VOCÊ CITOU?
Na DIRED, em Pau dos Ferros, deixamos um abaixo-assinado e ficaram de tomar as medidas necessárias. Os ônibus foram parados por cinco dias, para que as medidas cabíveis fossem tomadas, assegurando que os ônibus só voltariam quando tivessem sanados os problemas. Mas após este prazo, os ônibus voltaram a circular, com a mesma problemática, com três ônibus. Desdes, um deles sempre circula muito lotado.
Quanto ao motorista embriagado, reafirmo e posso até conseguir outros depoimentos de alunos sobre esta questão. Infelizmente não foi gravado o fato, acredito que por ser comum a coação e a perseguição aqui em Coronel João Pessoa. Inclusive, eu mesma, quando fiz postagens sobre a escola do estado, já fui coagida a retirar postagens, recebi propostas para tirá-los do ar, mas nunca cedi.
Infelizmente, não há ônibus suficiente para transportar os alunos e ônibus que faltam combustível e sem condições de circular, devido os pneus não oferecerem condições, é comum.

SUAS DENÚNCIAS QUE FATALMENTE SERÃO LEVADAS AO MINISTÉRIO PÚBLICO, APÓS A POSTAGEM. VOCÊ TEM CIÊNCIA DOS EFEITOS QUE PODEM OCORRER?
Estou consciente de que esta entrevista terá um efeito que pode colocar as coisas nos eixos, aqui, no tocante a educação. Mas estou preparada para que a verdade venha à tona. É uma pena que muitas pessoas não tenham coragem de dizer toda a verdade, por ter medo de retaliações e perseguições. Mas temos que levantar a bandeira e fazer diferente. Quero uma educação melhor, um município melhor para nossa população. Quem desejar, pode ver nos comentários em minhas postagens, que muitos me apoiam e sei que quando criarmos uma movimentação que chegue aos olhos e ouvidos daqueles que podem corrigir tais erros e descasos na educação de Coronel João Pessoa, muitas outras se levantarão para defender este direito que temos. Existem poderosos que querem me calar, mas não o farão. Juntamente com a vontade daqueles que querem mudanças e melhorias, seremos fortes.

O QUE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CORONEL JOÃO PESSOA DISSE SOBRE OS PROBLEMAS QUE A EDUCAÇÃO VEM ATRAVESSA NO SEU MUNICÍPIO?
Não estive na secretaria de educação, mas sabemos que a secretária de educação, Adezir Medeiros, tem conhecimento do que ocorre. Tanto é, que ela mesma comentou muitos vídeos meus, em rede social e disse que a secretaria estava tentando melhorar a situação, mas Adezir responsabilizou também os alunos, pelo que estava acontecendo.

QUAL O TRATAMENTO QUE A SECRETÁRIA ADEZIR MEDEIROS TEM COMO COM OS ALUNOS?
Ressaltar é necessário, que no momento, eu abandonei os estudos na escola estadual. Na escola do município, tenho filhos estudando e posso assegurar que a secretária de educação do município, Adezi Medeiros, entrou em contato comigo e afirmou que a culpa não é só dos alunos, mas que há culpa deles, não sendo somente do estado. Concordo que possa haver algum aluno que pratique o vandalismo, mas é um número mínimo. Contudo, falta de combustível, pneu careca e motorista embriagado e entre utras coisas.

QUANTO AS AMEAÇAS QUE VOCÊ ME DISSE ANTES DA NOSSA ENTREVISTA, QUE VINHA SOFRENDO: COMO FORAM, QUANTO OCORRERAM E DE QUEM PARTIU?
São ligações restritas. Não tenho como afirmar diretamente quem foi. Caso tivesse como, já teria procurado a polícia para fazer um registro de ocorrência. As ligações se referiam ao vídeos e postagens que eu estava postando, pedindo para eu tirá-la do facebook. Estas ligações diziam que eu não sabia com quem estava mexendo e isso, ao meu ver, são ameaças.

SALVO ENGANO, SURGIU A POSSIBILIDADE DESSAS AMEAÇAS TEREM PARTIDO DE PESSOAS DO GOVERNO MUNICIPAL DE CORONEL JOÃO PESSOA. TEM VERACIDADE ESSA INFORMAÇÃO?
Recebi muitas mensagens de amigo meus que trabalham em órgãos públicos de Coronel João Pessoa, pedindo que eu tomasse cuidado, por que meu nome estava sendo muito citado dentro destes órgãos. Algumas ligações até marcavam o prazo para eu tirar o vídeo. "Você tem até amanhã para retirar o vídeo", diziam algumas das ligações. Isso me fez sentir-se ameaçada e vejo estas pessoas que me ligaram, como covardes, por que nunca difamei ninguém. Faltei e falo a verdade. Reafirmou que recebi estas ameaças e também recebi mensagens de apoio de pessoas que não querem ou não podem tornar público seus pensamentos sobre a questão da educação, por que exercem cargos públicos.
Não vou aqui, citar nomes, por que irei envolver até quem não tem nada com o caso e somente me alertou, por terem amizade comigo.
Nos últimos vídeos que fiz, deixei claro, que não haveria de parar de postar, fotografar e tornar público. Da mesma forma que reclamou, haverei de aplaudir, quando algo de benéfico para nossa cidade for feito. Não estou criando problemas ou fazendo politicagem. Quero somente que os direitos de todos seja respeitado.

E O QUE DIZ O PREFEITO DE CORONEL JOÃO PESSOA, SOBRE ESTE APARENTE DESCASO COM A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO?
Nada tenho contra a pessoa do prefeito de nossa cidade. Mas como gestor, fica muito á desejar. Não tem tomado nenhum posicionamento sobre este caso da educação de Coronel João Pessoa.
Inclusive, na manifestação que houve, pedimos a presença dos poderes executivo e legislativo, para nos dar um posicionamento. O prefeito não apareceu, somente alguns vereadores, que também não se posicionaram diretamente, exceto dois destes que nos apoiaram.

RECENTEMENTE, ILUSTRAMOS MATÉRIA SOBRE O DESCASO COM A CONSERVAÇÃO DE UM ÔNIBUS, EM FOTO TIRADA POR UM ALUNO. ESTAS FOTOS REFLETEM A REALIDADE DO TRASPORTE ESCOLAR DE CORONEL JOÃO PESSOA?
Estas fotos são verídicas, inclusive estão postadas no meu facebook, para quem quiser ver., na página Jéssica Araújo. Quero também agradecer pelo espaço que o blog RN POLÍTICA EM DIA nos deu, para expressar o que ora ocorre. Aproveito para pedir aos políticos de nossa terra, que olhem com carinho para as pessoas, olhe para este povo humilde e sofredor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.