RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 15 de setembro de 2018

JARDIM DE PIRANHAS: ESGOTO A CÉU ABERTO É UM MAL QUE PRECISA SER ABOLIDO DAQUELA CIDADE.

Bairro Parque das Luzes (Maracujá/Floresta)
É impressionante a situação do saneamento básico na cidade seridoense de Jardim do Seridó.
Inimaginável, o cenário que presenciamos. Como um município com tantas fábricas, que evidentemente deve recolher impostos de elevada soma, possa castigar grande parte de seus moradores.
Se faz necessário, que as autoridades administrativas daquela cidade, lembrem o elevado número de doenças relacionadas à falta de saneamento básico, ruas periféricos ou centrais, não vem ao caso, merecem atenção semelhante. Precisam de iguais condições para se viver com dignidade.
Bairro Vila do Rio
Doenças adquiridas com esgoto a céu aberto, causam prejuízos a saúde de todos. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, algo em torno de 1,5 milhão de crianças menores de 5 anos acabam morrendo por causa da doença relacionadas à falta de esgotamento básico em todo o mundo. Em vários municípios do Brasil, a situação ainda é crítica, e jardim de Piranhas deve está na faixa daquelas cidades que merecem atenção especial.
O panorama que vimos naquele município, é uma ameaça para qualidade de vida da população. O acesso ao saneamento básico, em especial aos serviços de coleta e tratamento de esgoto, é urgente para que se diminua o número de internações por diarreia no país. O saneamento ajuda também a melhorar a qualidade de vida da população e diminui os gastos com a internação.
Segundo estimam especialistas, a cada R$ 1,00 investido pelo governo em saneamento básico, o sistema de saúde economiza R$ 4,00 no tratamento de doenças causadas pela ausência de tratamento de água e esgoto.
As vantagens de expansão da rede de esgoto são incontáveis, além da valorização imobiliária, educacional, econômica e diminuição da proliferação de doenças que coloca em risco à saúde de todos, em especialmente de crianças, principalmente aquelas que estão na faixa etária entre 0 e 5 anos e que têm maior risco de morrerem por doenças relacionadas a falta de acesso a esgoto.
A prefeitura deve priorizar o saneamento básico em jardim de Piranhas. Mas a população, principal afetada por falta deste serviço, precisa reivindicar estas obras de forma emergencial.
Os jardinenses, não podem e não devem calar-se diante do cenário de desprezo e irresponsabilidade que observamos naquele município.
Ao que vimos, terra de gente hospitaleira e acolhedora. Povo bom, trabalhador e que deve ser atendido, principalmente nas necessidades mais vitais para se ter uma condição de vida digna, no tocante a saneamento básico.
Não vem ao caso, de quem é a responsabilidade. Se do governo municipal atual ou anterior. O que é crucial, é que se trabalhe imediatamente para sanar tamanha agressão a saúde de todos os habitantes de Jardim de Piranhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.