MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sábado, 30 de junho de 2018

LAIRE ROSADO DEIXA CDP DE APODI E SEGUE PARA MOSSORÓ PARA CUMPRIR PRISÃO DOMICILIAR COM TORNOZELEIRA ELETRÔNICA.

O ex-deputado federal Laíre Rosado acaba de deixar o Centro de Detenção Provisória de Apodi onde estava preso.
Laíre vai cumprir prisão domiciliar e usar tornozeleira eletrônica.
Ele vai poder trabalhar durante o dia e se recolher à noite.
Ele já deixou o presídio com a tornozeleira.

Fonte: Thaísa Galvão

sexta-feira, 29 de junho de 2018

ALEXANDRIA: MORRE O VEREADOR MAZINHO DE LOURO.

É com pesar e muita tristeza, que comunicamos o falecimento do vereador e comerciante alexandriense, Leomar Ferreira de Souza, popularmente conhecido por "Mazinho de Louro".
Mazinho lutava contra problemas causados pelos vírus H1N1, o qual foi diagnosticado vários dias após está internado.
Mazinho tinha 45 anos e estava em seu segundo mandato, tendo sido, inclusive, eleito o maior votado do município, no pleito de 2016, obtendo 12,59% de toda a votação validada.
Aqui fica patenteada nossa tristeza e nossas condolências aos familiares.

DEFESA NÃO ACEITA QUE MORAES RELATE CASO LULA.

A escolha do ministro Alexandre de Moraes como novo relator do pedido de liberdade de Lula no Supremo Tribunal Federal desagradou à defesa do ex-presidente. Os advogados tentam impugnar a escolha. Em petição endereçada a Moraes, os defensores de Lula pedem que ele se abstenha de atuar no caso. Alegam que o novo relator tem de ser sorteado entre os membros da Segunda Turma do Supremo. É nesse colegiado, sustenta a defesa, que a reclamação de Lula tem de ser apreciada.
Na reclamação, protocolada nesta quinta-feira, os advogados questionaram a decisão do ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo, de transferir da Segunda Turma para o plenário da Suprema Corte o recurso sobre a liberdade de Lula. Na mesma petição, solicitaram a escolha de um novo relator, excluindo-se Fachin do rol de alternativas. Pediram, de resto, a concessão de liminar para soltar Lula, sob a alegação de que ele deve aguardar em liberdade o julgamento dos recursos contra sua condenação a 12 anos e 1 mês no caso do tríplex do Guarujá.
No mesmo documento, os advogados de Lula pediram que o sorteio do novo relator ocorresse entre os ministros da Segunda Turma, cujo histórico é favorável aos encrencados na Lava Jato. Excetuando-se Fachin, os outros membros da turma são: Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Celso de Mello.
O problema é que, antecipando-se ao movimento da defesa, Fachin apressara-se em remeter os autos sobre Lula para o plenário. E o sorteio do relator para a reclamação foi feito entre os integrantes do plenário geral, não da turma.
O advogado Cristiano Zanin, que chefia a defesa de Lula, está inconformado: ''A reclamação deve ser julgada dentro do órgão que teve a sua competência usurpada, que no caso é a Segunda Turma”, declarou.
“A lei não deixa qualquer dúvida sobre esse critério de distribuição”, acrescentou Zanin, citando o parágrafo único do artigo 988 do Código de Processo Penal. “Já pedimos a correção ao ministro Alexandre de Moraes, para que novo relator seja sorteado dentro da Segunda Turma e possa apreciar o pedido de liminar com a brevidade que o caso requer.”

Fonte: Josias de Souza/UOL

SUPREMO REJEITA VOLTA DA OBRIGAÇÃO DE TRABALHADOR PAGAR CONTRIBUIÇÃO SINDICAL.

Por maioria de 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta sexta-feira (29) pedidos para tornar novamente obrigatório o pagamento pelos trabalhadores da contribuição sindical.
A Corte analisou 19 ações apresentadas por entidades sindicais contra regra da reforma trabalhista aprovada no ano passado que tornou o repasse facultativo, em que cabe ao trabalhador autorizar individualmente o desconto na remuneração.
A contribuição equivale ao salário de um dia de trabalho, retirado anualmente na remuneração do empregado para manutenção do sindicato de sua categoria.
Votos dos ministros
Ao final do julgamento, 6 dos 11 ministros do STF votaram a favor da manutenção da nova regra da contribuição facultativa:
Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia
Votaram contra 3 ministros:
Edson Fachin, relator da ação, Rosa Weber, Dias Toffoli
Não participaram do julgamento os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.
Argumentos dos sindicatos
Nas ações, entidades sindicais alegaram forte queda em suas receitas, comprometendo a negociação de acordos coletivos e serviços de assistência aos trabalhadores.
Além disso, alegaram problemas formais na aprovação da nova regra. Para as entidades, o fim da obrigatoriedade não poderia ser aprovado numa lei comum, como ocorreu, mas sim por lei complementar ou emenda à Constituição, que exigem apoio maior de parlamentares.
Argumentos dos ministros
A maioria dos ministros, porém, considerou que a Constituição não fixou uma norma rígida em relação às formas de financiamento dos sindicatos, passível de mudança pelo Congresso. Além disso, entenderam que a liberdade sindical também pressupõe autonomia do trabalhador, dando a ele opção de não se filiar e também não ser obrigado a manter o sindicato.
Vários ministros chamaram a atenção para a multiplicação dos sindicatos no país com a contribuição sindical obrigatória, chegando a mais de 16,8 mil entidades. Em países da Europa, América do Norte e África, o número de sindicatos varia entre 100 e 200 organizações.

Fonte: Renan Ramalho/G1
Foto: Carlos Moura/STF

PROS NEGA APOIO A CARLOS EDUARDO E DIZ QUE DEFINIÇÃO SÓ APÓS OUVIR DIREÇÃO NACIONAL.

O PDT anunciou nessa quinta-feira (28) que o PROS, partido presidido no estado pelo deputado Albert Dickson, teria oficializado apoio a pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo ao governo. Em nota, todavia, o partido desmentiu a informação e diz que definição sairá no dia 07/07 e que também conversa com o grupo do governador Robinson Faria e do Presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira.
Confira nota
O período eleitoral se aproxima e junto com ele as conversas sobre projetos para o Rio Grande do Norte. O PROS afirma que manteve diálogo com vários grupos políticos, incluindo o grupo liderado pelo pré-candidato Carlos Eduardo (PDT), como também com o governador Robinson Faria (PSD) e com o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB).
Após avaliar os projetos políticos e ouvir a direção nacional do partido na próxima segunda feira (02) em Brasilia e também os correligionários na próxima sexta feira (06), iremos definir e divulgar a aliança para a chapa majoritária e proporcional. Essa definição será divulgada após o dia (07) de Julho.
O partido, liderado pelo deputado Estadual Albert Dickson (PROS) afirma que mantém seu compromisso com o pré-candidato ao Senado no primeiro voto, Antônio Jácome, visto que a eleição permite dois votos para a disputa do Senado Federal. Esse apoio vem reafirmar o propósito de fortalecimento do segmento evangélico nesse pleito.

Fonte: Blog do BG

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE PATU EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Patu, através da Secretaria Municipal de Saúde, tomou conhecimento que o ex-prefeito da cidade de Almino Afonso, e pré-candidato a deputado estadual, Dr. Benardo Amorim, concedeu entrevista ao "Programa Cidadania" em uma FM da cidade de Caraúbas, onde na ocasião AFIRMOU DE MANEIRA EQUIVOCADA, que "Cidades consideradas pólos na nossa região, como Patu, Umarizal e até mesmo Caraúbas, faz tempo que não nasce um cidadão que possa dizer que é filho daquela terra". Tal afirmação não tem consistência uma vez que desde 2009 ainda na administração da ex- prefeita Evilásia Gildênia, que nascem crianças no Hospital Municipal.
Só para se ter uma ideia, de janeiro à junho de 2018, já nasceram 46 crianças no Hospital Municipal de Patu. Por tanto, não procede a afirmação do nobre médico.
A Prefeitura de Patu, desde 2009 até os dias atuais tem trabalhado muito para manter o padrão no atendimento médico hospitalar.
Ambulâncias foram adquiridas, pacientes de toda a região dão entrada no hospital que em breve passará por uma ampla reforma, isso sem falar nas inúmeras pequenas cirurgias que são realizadas ali.
O município só envia pacientes para outras cidades como Mossoró, Pau dos Ferros ou Natal, quando os mesmos necessitam de atendimento especial como UTI e etc.
Trabalhamos com compromisso e a verdade dos fatos para que fatos infundados não sirvam de pano de fundo para discursos políticos momentâneos.
Dayanne Dantas
Secretaria de Saúde de Patu/RN

QUADRILHA ARMADA ATACA DOIS CARROS FORTES NAS IMEDIAÇÕES DE IPUEIRAS.

Assaltantes alvejaram dois carros-fortes e efetuaram vários disparos de arma de fogo. O fato aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), a pelo menos 5 km da cidade de Ipueira/RN. Os assaltantes fugiram com destino ignorado. Um vasto material explosivo foi encontrado dentro do veículo ocupado pelos criminosos, um carro modelo Toyota Hilux de cor prata com placas POW 0471 de Fortaleza/CE.
Neste momento, viaturas de diversas cidades da região encontram-se em diligências na tentativa de deter o grupo que atacou os veículos blindados, que são utilizados para transportar dinheiro. De acordo com informações da PM, no local existiam dois carros-fortes.
Em um deles, o motorista conseguiu ser ágil e fugiu do local em direção a Ipueira/RN com os pneus furados e o outro foi atacado pelo bando, este sofreu vários disparos. Não há sobre a situação dos vigilantes que há princípio teriam trocado tiros com os meliantes, porém, são informações extra-oficiais.

Fonte: Blog do Jair Sampaio/Martins em Pauta

SECRETÁRIO DE IMPRENSA DA PRESIDÊNCIA DEIXA O CARGO.

O jornalista Luciano Suassuna, secretário de imprensa da Presidência da República, está deixando o posto.
A partir de segunda-feira, se integra ao marketing da campanha de Henrique Meirelles.

Fonte: Lauro Jardim/Veja

MÉDICO BERNARDO AMORIM CONCEDE ENTREVISTA AO PROGRAMA CIDADANIA, DE CARAÚBAS.

Em uma entrevista dada ao programa Sociedade em Foco, da Rádio Liderança FM, do município de Caraúbas, o médico Bernardo Amorim que é candidato a deputado estadual, fez uma expansão ampla, mostrando como e por que se faz necessária uma atenção maior para a população oestana, principalmente n área da saúde. Bernardo frisou o que faz com que haja parlamentares que sejam voltados para a saúde, que um dos maiores problemas da região, atuando na boa política, e que busquem trabalhar para este fim. E dois pontos abordados, mereceu destaque, que é a ausência de unidade móveis do SAMU e o fato de em muitas cidades, faz anos, crianças não virem ao mundo onde seus pais residem e irão crescer. 
"Cidades consideradas pólos na nossa região, como Patu, Umarizal e até mesmo Caraúbas, faz tempo que não nasce um cidadão que possa dizer que é filho daquela terra. por que faz anos que os moradores destas cidades, no caso as mães, têm que se deslocar para outras cidades, pois nem mesmo instalações que possibilitem que uma mulher dê à luz, na sua terra natal. É algo inadmissível. e temos como solucionar essa questão. Outro ponto imperdoável, é ver que muitos acidentados, morrem, não por consequência dos ferimentos ou mancadas que sofrem no momento do fato. Uma grande parcela, vem à óbito por consequência do transporte entre a cidade que estava no instante do acidente, para uma outra, mais longe, onde somente lá terá atendimento. Enquanto isso, em Natal, há inúmeras ambulâncias que poderiam está servindo ao povo, em especial, ao povo do Oeste, onde não há unidade móvel do SAMU. Vejo em cidades bem menores que as nossas, no vizinho estado da Paraíba, como Santa Cruz, Bom Sucesso e outras tantas, que conta com o serviço do SAMU. E aqui, no nosso Oeste do Rio Grande do Norte, não há este serviço disponível.
Bernardo Amorim comentou diversos temas e, como a participação ao vivo dos ouvintes pelo telefone, respondeu diversos questionamentos e chegou a receber apoios na caminhada rumo ao palácio José Augusto.
Amanhã, ocorrerá na cidade de Caraúbas, o pré-lançamento oficial da candidatura do médico, visando uma cadeira na assembleia legislativa do RN.

PSDB CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA DE GERALDO MELO AO SENADO E COLIGAÇÃO COM ROBINSON FARIA E OUTROS PARTIDOS.

Reunião aconteceu nesta sexta-feira na Presidência do partido e contou com deputados, prefeitos, vices e lideranças.

A Executiva Estadual do PSDB se reuniu na manhã desta sexta-feira (29) e decidiu por unanimidade lançar o nome do ex-senador e ex-governador Geraldo Melo, como pré-candidato ao Senado, numa composição com o PSD do governador Robinson Faria e outras siglas. A convenção do partido será agendada para respaldar todos os nomes que concorrerão em outubro. O PSDB irá lançar nomes para o Senado, suplência de senador, deputados federais e nove nomes à Assembleia Legislativa.
“Ouvimos os segmentos do PSDB, que hoje é um dos maiores partidos do Rio Grande do Norte e democraticamente, suas lideranças e pré-candidatos encaminharam através da Executiva Estadual, que o nome do senador Geraldo Melo irá concorrer numa aliança com o PSD do governador Robinson Faria e outras siglas”, explicou o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, que presidiu a reunião.
O senador Geraldo Melo agradeceu o respaldo do PSDB ao seu nome. “Se parto com o apoio das lideranças que fazem hoje o maior partido do Rio Grande do Norte, então vamos percorrer todas as regiões e os municípios ouvindo os anseios da população e contribuindo mais uma vez com nossa experiência no Senado”, afirmou Geraldo Melo, que já foi 1º vice-presidente do Congresso Nacional, de 1995 a 2002.
Também compareceram à reunião da Executiva, o deputado federal Rogério Marinho e os deputados estaduais José Dias, Gustavo Carvalho, Márcia Maia, Tomba Farias e Larissa Rosado. Os deputados Raimundo Fernandes e Gustavo Fernandes justificaram as ausências, já que cumprem agendas no interior. Os prefeitos Daniel Marinho (Nísia Floresta), Luís Eduardo (Maxaranguape), Robson Araújo (Caicó), Fernando Teixeira (Espírito Santo), Neto Mafra (Barcelona), Clécio Azevedo (Bom Jesus) e Serginho Fernandes (Serra Negra do Norte). O vice-prefeito de Touros, Flávio Teixeira e o vice-prefeito de Macau, Rodrigo Aladim, que é Secretário Geral do PSDB. O empresário Haroldo Azevedo, nome que pode se indicado para uma das suplências de Senado também prestigiou o evento.
No Rio Grande do Norte, o PSDB conta com 33 prefeitos e vice-prefeitos, 109 vereadores, inclusive com representação em Natal, Mossoró, Parnamirim, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Nísia Floresta e colégios eleitorais importantes como Currais Novos, Nova Cruz, Touros, Apodi, São Miguel, Angicos, Lajes e São Tomé, no Potengi. Os Diretórios Municipais e as Comissões Provisórias do PSDB estão presentes em todas as regiões reforçadas recentemente no Agreste, Trairi, Alto, Médio e Oeste Potiguar, além das regiões Potengi, Seridó, Salineira e Mato Grande.

Fonte: Blog do BG

ALMINO AFONSO: FAMÍLIA É IMPEDIDA DE ENTRADA EM IGREJA COM CORPO.

A leitora do nosso blog, Cidália Gomes, veiculou em sua página pessoal de uma rede social, sua indignação, pela suposta proibição de família adentrar em igreja com o corpo de um ente querido.
A facebokiana, disse está revoltada com a negativa e questionou se seria a falta de recursos que norteou a proibição.
Nos comentários, populares acompanharam a autora da postagem, rotulando de falta de humildade, desrespeito, triste realidade e outros termos contrários ao ocorrido.
Faltou somente determinar qual igreja e quem foi o responsável pela proibição.

PREFEITO DE PATU DIZ QUE ATÉ CONVENÇÃO, PREFEITOS VÃO SE MOBILIZAR CONTRA TROCA DE AGRIPINO POR ANTÔNIO JÁCOME.

O prefeito de Patu, Rivelino Câmara, disse ao Blog agora, depois de emitir nota contra saída do senador José Agripino Maia (DEM) da chapa majoritária, inviabilizando sua reeleição para o Senado, que os prefeitos que apoiam Agripino vão se movimentar contra a decisão…
Rivelino é do MDB e para o Senado vota em Garibaldi e votaria em Agripino.
Na proporcional, no federal Walter Alves (MDB) e estadual, Raimundo Fernandes (PSDB).
Sobre votar em Antônio Jácome, disse que defende que Agripino continue candidato.
“Portanto, não tenho como votar noutro nome”, disse Rivelino, que vai continuar defendendo a reeleição do senador do DEM.
Lembrei ao prefeito que o anúncio da dobradinha Jácome/Garibaldi será apresentada amanhã.
“Tudo bem , mas a convenção é só em agosto”, disse inconformado o presidente da Associação dos Municípios do Oeste, Rivelino Câmara.

Fonte: Thaísa Galvão
Foto Nossa

"É UM MARGINAL", DIZ CARVALHOSA SOBRE GILMAR MENDES.

A declaração foi feita durante hangout com o jurista e os senadores Lasier Martins e Cristovam Buarque.

De Modesto Carvalhosa, ao comentar que Gilmar Mendes “não tem mais nenhum pudor em defender corruptos”, que o ministro “tem julgado processos em que é suspeito” e que “embolsa parte do dinheiro de doações para o IDP”.
“É uma pessoa absolutamente marginal que nós temos dentro no Supremo Tribunal Federal. Ele é um marginal. Nós temos esse tipo de pessoa dentro do Supremo.”


Fonte: Agora Notícias Brasil

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO: INVESTIGADA NO ASSASSINATO DA MÃE É BRUTALMENTE ESPANCADA.

Investigada no assassinato da mãe, a dona de casa Rosineide da Conceição Silva, conhecida como Cajuzinha de 35 anos, foi brutalmente espancada no final da tarde hoje, quinta feira 28 de junho, na cidade de Governador Dix Sept Rosado onde mora com os filhos.
A mãe de Rosineide, a aposentada Luzia Alcina da Conceição, de 71 anos, foi morta com uma paulada na cabeça, crime ocorrido na última segunda feira 25 de junho em Governador Dix Sept onde morava.
De acordo com informações da Polícia, Rosineide, principal suspeita da morte da mãe e que estava em Mossoró com os filho, por medida de segurança, teria retornado a casa da genitora, na tarde de hoje (28) e promovido um quebra quebra dentro da residência.
Um irmão dela teria chegado do trabalho e passou a espanca-la, provocando cortes profundos na cabeça e em várias outras partes do corpo. Ela foi socorrida para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró.
O agressor supostamente seu irmão fugiu após o espancamento e não foi localizado pela polícia militar, que realizou diligências no sentido de prendê-lo.
Fonte: Fim de Linha

VEJA COMO FICARÁ A PRÉ-CAMPANHA ELEITORAL, COM A DECISÃO DO TSE.

O período antecedente à campanha eleitoral propriamente dita, chamado de “pré-campanha”, é regulado pelo artigo 36-A da Lei 9.504/1997 que, em bom português, assim dispõe: “Não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos (...)”.
Nada obstante a clareza e a objetividade da norma advinda com a minirreforma de 2015 (Lei 13.165), a Justiça Eleitoral vinha interpretando o dispositivo das mais variadas formas, acabando com a necessária certeza e previsibilidade dos players eleitorais.
Até que o Tribunal Superior Eleitoral, em um primeiro momento, em vários precedentes da relatoria do ministro Luiz Fux, posicionou-se de forma a conferir a maior liberdade possível nesse cenário prévio à campanha, asseverando que “a propaganda eleitoral extemporânea caracteriza-se somente mediante o pedido explícito de votos, nos termos do art. 36-A da Lei n° 9.504/97”.[1]
Essa postura inaugural, extremamente liberal, permitia até a utilização de outdoors, como bem se observa do seguinte precedente:
AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL. PROPAGANDA ELEITORAL EXTEMPORÂNEA POR MEIO DE OUTDOOR. ART. 36-A DA LEI Nº 9.504/97. AUSÊNCIA DOS ELEMENTOS CARACTERIZADORES. INEXISTÊNCIA DE PEDIDO EXPLÍCITO DE VOTOS. OFENSA AO ART. 39, § 8°, DA LEI Nº 9.504/97 NÃO VERIFICADA. DESPROVIMENTO.
LEIA AQUI

Fonte: Rodrigo Cyrineu/ConJur

CÂMARA APROVA REAJUSTE DO "SALÁRIO-ESPOSA" DOS SERVIDORES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.

Auxílio é benefício concedido aos servidores homens que são casados ou vivem junto com mulheres que não trabalham.

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta semana o reajuste dos servidores do Tribunal de Contas do Município (TCM), criou dois novos benefícios e reajustou o chamado salário-esposa.
O benefício foi concedido aos servidores homens que são casados ou vivem junto com mulheres que não trabalham. A lei municipal que concede este privilégio é de 1979. No estado, a lei é de 1968.
Em São Carlos, no interior do estado, o Ministério Público (MP) entrou com ação dizendo que o salário-esposa é inconstitucional. Um juiz acatou em caráter provisório e, desde dezembro, o benefício está suspenso na cidade.
Caso o prefeito Bruno Covas (PSDB) sancione a lei aprovada, os servidores do TCM terão aumento de 2,84% no salário. O prefeito afirmou nesta quinta-feira (28) que vai devolver o projeto para a Câmara.
"Nem sancionar, nem vetar, nós vamos devolver assim que a gente receber o projeto da Câmara Municipal, porque se trata de outro poder, um outro orçamento", disse. "A gente não vai entrar em uma decisão interna da Câmara", disse.
Se sancionada, os funcionários do TCM também vão receber auxílio-alimentação de R$ 573 e auxílio saúde. O servidor que tiver plano de saúde privado poderá mostrar o pagamento da mensalidade e será reembolsado em até R$ 1.079.
LEIA AQUI A MATÉRIA POR INTEIRO

Fonte: Leonardo Leomil e Sabina Simionato - SP1/G1
Imagem Nossa

FÊNIX E ADESE SE ENFRENTAM NA FINAL DA COPA NOSSO PARANÁ RN DE FUTSAL 2018.

A bola vai rolar para o primeiro jogo da decisão da VI Copa Nosso Paraná RN de Futsal .
Fênix F C e Adese se enfrentam, em final inédita, nesta sexta-feira(29), às 19h30, no Ginásio Ildeclébio Veras, na cidade de Pilões-RN.
As equipes disputam a competição na edição 2018 pela primeira vez, em quadra os atletas Bruno e Pedrinho jogam pela segunda vez, já que na edição anterior defendeu as cores do Santos de José da Penha, que terminou a competição em terceiro, quando na oportunidade o 5 de Julho do treinador Chico Lôko, da cidade de Luís Gomes-RN foi o campeão ao vencer a equipe do Monte Alegre na grande final, que foi realizada na cidade de Major Sales-RN.
A equipe severianense passou por equipes das cidades de Luís Gomes e Alexandria, já a equipe de pilonense passou por José da Penha e Pau dos Ferros.
A segunda partida da decisão da Copa Nosso Paraná RN de Futsal está marcada para o próximo dia 6 de julho, também às 19h30, no Ginásio de Esportes da Escola José Neri, em Dr. Severiano-RN.
Felipe do Adese é o artilheiro da competição com 4 gols marcados, ou seja, deixando sua marca em todos jogos da competição.

Fonte: Nosso Paraná RN



STF NÃO DISTRIBUI RECURSO DE LULA E NÃO EXPLICA O MOTIVO.

O Supremo Tribunal Federal (STF) escancarou a determinação de manter sob prisão política o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para proibir que ele dispute as eleições presidenciais de outubro, que Lula lidera com 31% de intenções de voto.
Agora, a Suprema Corte está atrasando deliberadamente a distribuição de uma Reclamação em favor de Lula. Segundo o portal jurídico Jota, às 20:46:07 dessa quinta-feira, 28, foi protocolada no STF a Reclamação 31012 em favor do ex-presidente Lula. Até o momento não havia sido distribuída para um relator. Já às 22:17:57 foi protocolada a Reclamação 31013, sem relação com o ex-presidente. Minutos depois, estava distribuída, como é a praxe da Corte. O STF não explica o porquê da demora.
Antes desta "pedalada" na distribuição do recurso em favor de Lula, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, já havia manobrado para manter a prisão de Lula, ao retirar da Segunda Turma do STF e mandar para o Plenário o julgamento do pedido pedido de liberdade do ex-presidente. Fachin também pediu ao STF que analise a questão da inelegibilidade de Lula
Edson Fachin tenta garantir que o recurso seja analisado pelo plenário na volta do recesso, a fim de evitar uma decisão liminar de outro ministro antes disso. O STF entra em recesso em julho e retoma as atividades em agosto.
A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, convocou sessão extraordinária do Plenário do STF para esta sexta-feira, 29, em que o caso de Lula poderá ser discutido. A defesa do ex-presidente insiste para que Lula seja julgado na Segunda Turma do STF, como ocorre com diversos réus da Lava Jato.
AQUI VOCÊ LER A MATÉRIA COMPLETA

Fonte: Brasil 247

LULA ESCOLHE HADDAD E DEFINE ESTRATÉGIA PARA TRANSFERÊNCIA DE VOTOS.

Dois em um.

Lula já definiu a estratégia de transferência de votos para quando sua candidatura for impugnada. Fernando Haddad será o nome escolhido e o líder petista vai declarar no tempo de TV: “Eu, Lula, sou Haddad”. O ex-prefeito de São Paulo vai responder: “E eu, Haddad, sou Lula”.
Esta e outras notas com informações exclusivas na edição de Veja desta semana, já nas bancas.

Fonte: Maurício Lima - Radar/Veja
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

SEM LULA, BOLSONARO TEM 17%, MARINA 13% E CIRO 8%, APONTA CNI/IBOPE.

Pesquisa Ibope em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada na manhã desta quinta-feira, 28, mostra que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) aparece empatado tecnicamente com a ex-ministra Marina Silva (Rede) . Em um cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidenciável do PSL soma 17% das intenções de voto nas eleições 2018, enquanto Marina Silva tem 13%, configurando empate técnico no limite da margem de erro, de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8% e Geraldo Alckmin (PSDB), com 6%. O índice de votos brancos e nulos é de 33%. Apesar do empate técnico, Renato da Fonseca, gerente executivo de pesquisa e competitividade da CNI, afirma que Bolsonaro lidera. “Eles têm esse empate porque a margem de erro permitiu isso, mas não significa que são iguais, porque não são, um está maior do que outro”, declarou.
Já em um cenário com a presença do ex-presidente, Lula aparece com 33% das intenções de voto. Bolsonaro vem em seguida, com 15%, e Marina Silva fica em terceiro, com 7%. Ciro Gomes e Geraldo Alckmin empatam com 4%. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, em substituição a Lula, aparece com 2%. Nesse contexto, brancos e nulos somam 22%.
A pesquisa também avaliou a rejeição dos pré-candidatos nas eleições 2018. Jair Bolsonaro, com 32%, e Lula, com 31%, são os primeiros nesse quesito. O ex-governador paulista Geraldo Alckmin tem 22% de rejeição, enquanto Marina Silva e Ciro Gomes têm 18%.
A pesquisa Ibope/CNI sobre os presidenciáveis nas eleições 2018 analisou todo o território brasileiro. O levantamento foi feito de 21 a 24 de junho com 2 mil pessoas em 128 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02265/2018.
A margem de erro é de dois pontos porcentuais.
AQUI VOCÊ LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Fonte: Blog do VT

124º HOMICÍDIO EM MOSSORÓ 2018: JOVEM DE 20 ANOS A TIROS EM VIA PÚBLICA.

A cidade de Mossoró na região Oeste do Rio Grande registra mais um homicídio provocado por disparos de arma de fogo.
O crime aconteceu por volta das 06h, na Rua Cunha da Mota no Alto da Conceição
A vítima identificada como Emanoel Eugênio do Rosário Neto de 20 anos foi morto em via pública com vários tiros.
Segundo a PM o jovem transitava em uma bicicleta em companhia da esposa quando um indivíduo de moto se aproximou e efetuou os disparos.
Ainda não há informações sobre a motivação do crime. O autor dos disparos ainda é desconhecido da polícia.

Fonte: Fim de Linha

PESQUISA IBOPE MOSTRA PIORA NA AVALIAÇÃO DO GOVERNO TEMER.

Pesquisa foi encomendada pela CNI. Ibope ouviu ouviu duas mil pessoas; governo é ruim ou péssimo para 79% dos entrevistados.

Uma pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a avaliação do governo Temer piorou.
Em dezembro, consideravam o governo Temer ótimo ou bom 6% dos entrevistados; em março, 5%; e agora, 4%.
Consideravam regular 19%; depois, 21%; agora, 16%.
O governo era ruim ou péssimo para 74%; depois, 72%; agora, 79%, o maior percentual desde o início do governo.
Nas duas primeiras pesquisas, 2% não souberam ou não responderam; e agora, 1%.
Em dezembro, aprovavam a maneira de governar do presidente Michel Temer 9%; depois, 9% de novo; agora, 7%.
Desaprovavam 88%; em março, 87%; agora, 90%.
Não souberam ou não responderam nas duas primeiras pesquisas 4%; agora, 3%.
O Ibope também divulgou o índice de confiança no presidente Michel Temer. Em dezembro, 9% confiavam; depois, 8%; agora, 6%.
Não confiavam 90%; depois 89%; agora, 92%.
Os que não souberam ou não responderam eram 2%; depois, 3%; e agora, 2% de novo.
O Ibope ouviu duas mil pessoas de 21 a 24 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Fonte: Jornal Nacional

JUSTIÇA DETERMINA EXONERAÇÃO DE 58 SERVIDORES INCORPORADOS SEM CONCURSO NA AL.

Justiça nega aplicação da resolução da ALRN que incorporou 58 servidores aos quadros do Legislativo por inconstitucionalidade.

Em julgamento realizado pelo Núcleo de Apoio ao cumprimento das Metas 4 (julgamento de ações de improbidade administrativa e crimes contra a Administração Pública) e 6 (julgamento de ações civis públicas) foi declarada a inconstitucionalidade de Resolução editada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte que havia incorporado ao quadro efetivo daquela instituição, 58 servidores sem a realização de concurso público.
A ação, movida pelo Ministério Público em 2008, tinha por finalidade a declaração de nulidade da referida “absorção”, ocorrida em 1993, quando já em vigor a regra prevista na Constituição Federal segundo a qual o acesso a cargo efetivo na Administração Pública somente pode ocorrer mediante a realização de concurso público.
No caso dos processos julgados, todos os servidores eram ocupantes de cargos de provimento em comissão que, por força da Resolução 7/93 da Assembleia Legislativa, foram transformados em cargos de provimento efetivo. Tal prática contraria a regra prevista no art. 37, II da Constituição Federal que determina que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público, existindo Súmula Vinculante do STF (Súmula 43) que claramente estabelece que “é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido”.
Reconhecida a inconstitucionalidade, obrigatoriamente, deve ser reconhecidos como nulos todos os atos decorrentes da “absorção”, inclusive aposentadoria, de maneira que foi determinada a exclusão dos 58 demandados dos quadros efetivos da Assembleia Legislativa.
Ainda, pelo fato de que o recurso de apelação contra sentença proferida em Ação Civil Pública não possui efeito suspensivo, foi determinada a imediata expedição de ofício à Assembleia Legislativa e Secretaria de Administração do Estado do RN para adoção, em 15 dias, das medidas necessárias ao cumprimento da sentença.
Os processos, oriundos da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, são os de nº 0027426-74.2008.8.20.0001, 0023965-94.2008.8.20.0001, 0027423-22.2008.8.20.0001 e 0027884-91.2008.8.20.0001.

Fonte: TJRN/O Potiguar

MPRN CLASSIFICA QUATRO PROJETOS PARA A 2ª FASE DO PRÊMIO CNMP.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) teve quatro projetos selecionados na 2ª fase do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) nas categorias de indução de políticas públicas, tecnologia da informação, unidade e eficiência da atuação institucional e operacional e redução da criminalidade. O MPRN ficou empatado com o Ministério Público do Trabalho (MPT) na segunda colocação em número de projetos escolhidos, cujo total é de 45 projetos.
Abrace-Vidas – Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, Evidência: módulo de gestão de evidências e aquisições forenses, Diálogos sobre Autocomposição: difusão da solução consensual de conflitos no MPRN e Sinapses são os projetos desenvolvidos no âmbito do Ministério Público Potiguar que passaram para a 2ª fase da premiação do CNMP.
“Desde a 1ª edição do prêmio, o MPRN vem se classificando com projetos selecionados. Nas últimas três edições, o MPRN tem mantido uma média de quatro a cinco projetos selecionados. É uma performance positiva e que demonstra o zelo da instituição em se aperfeiçoar e se modernizar ao implementar projetos inovadores, seja na área meio ou na área-fim”, destacou o gerente de Gestão Estratégica, Wilton Alves Pequeno.
Para cada categoria, há cinco projetos selecionados selecionadas. Agora, a comissão julgadora do Prêmio CNMP 2018 receberá a lista de todos os projetos selecionados para essa segunda fase com suas informações, e, no dia 1º de agosto, os julgadores definirão os três finalistas de cada categoria. Os vencedores serão conhecidos no dia 13 de setembro, durante a solenidade de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: MPRN

ENTIDADES DE ODONTOLOGIA DO RN TENTA AUDIÊNCIA COM PREFEITA.

O Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO/RN) e o Sindicato dos Odontologistas do Estado do RN (SOERN) protocolaram individualmente, à tarde desta quinta-feira (28), pedidos de audiência à prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Compareceram ao Palácio da Resistência (sede da prefeitura) para esse fim.
Representam os cirurgiões-dentistas de carreira da Prefeitura Municipal de Mossoró, que apresentaram pauta reivindicatória há meses ao governo, mas aguardam em vão um posicionamento da municipalidade.
Antes da formalização dos ofícios, comitiva de cirurgiões-dentistas, servidores da Estratégia Saúde da Família (ESF) e representantes das duas entidades estiveram na Câmara Municipal, onde a princípio estava marcada uma audiência pública para tratar desse impasse. Mas a sessão foi cancelada dia passado, sem que eles fossem informados oficialmente (veja AQUI).
Os profissionais estão em greve desde o dia 11 último e hoje foram recebidos apenas por uma parte de vereadores da oposição, em reunião informal. Foram recepcionados por Isolda Dantas (PT) Rondinelli Carlos (PMN), Alex do Frango (PMB) e Ozaniel Mesquita.

Fonte: Carlos Santos

REVOGADA PRISÃO DECRETADA PELA JUSTIÇA FEDERAL DO RN CONTRA EDUARDO CUNHA.

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu pedido de liminar no Habeas Corpus (HC) 158157 para revogar a prisão preventiva do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha decretada pelo Juízo da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte. Cunha, no entanto, tem outros decretos de prisão contra ele, o que impedirá sua soltura.
A custódia em questão foi decretada em junho do ano passado em razão de investigação que apura pagamento de propina por empreiteiras com o intuito de obter direcionamento de obras públicas. De acordo com o decreto de prisão, há evidências da atuação delitiva de Cunha no favorecimento do grupo OAS na concessão de aeroportos, além de haver depoimento de colaborador e dados bancários que atestam a transferência de R$ 4 milhões da Odebrecht ao Diretório do PMDB no Rio Grande do Norte, utilizados na campanha eleitoral de Henrique Eduardo Alves ao governo do estado.
No STF, a defesa de Cunha alega, entre outros pontos, a invalidade dos fundamentos da custódia cautelar, por considerar inexistente risco à ordem pública diante da ausência de contemporaneidade entre os fatos, ocorridos entre 2012 e 2015, e a prisão. Destaca que seu cliente não mais concorrerá a cargo eletivo, fato que impede possível atuação na arrecadação de fundos para campanhas eleitorais.
Decisão
O ministro Marco Aurélio destacou que Cunha está preso há 1 ano e 19 dias, sem que tenha sido julgado pelos fatos em questão. Essa situação, segundo o relator, configura excesso de prazo da custódia. “Privar de liberdade, por tempo desproporcional, pessoa cuja responsabilidade penal não veio a ser declarada em definitivo viola o princípio da não culpabilidade”, afirmou. A manutenção da prisão preventiva, para o relator, seria autorizar a execução antecipada da pena, ignorando-se a garantia constitucional da não culpabilidade.

Fonte: STF

quinta-feira, 28 de junho de 2018

CARRO ROUBADO EM MOSSORÓ É USADO EM ASSALTO A LOJA DE CELULARES EM SERRA DO MEL. POPULARES FILMARAM O CRIME.

Populares filmaram pelo celular, um assalto ocorrido na manhã desta quinta feira 28 de junho de 2018, a uma loja de celulares, na cidade de Serra do Mel, distante 33 KM de Mossoró, na região Oeste do RN.
Três criminosos, possivelmente fugitivos da Cadeia Pública de Mossoró, chegaram no estabelecimento comercial, em um carro Ford K roubado na noite de quarta feira (27) em Mossoró e promoveram um rapa.
Na fuga os bandidos, roubaram outro carro que passava no local, no momento que deixavam o comércio. Eles fugiram levando vários celulares, os dois carro e mais na frente abandonaram o Ford K. A Polícia Militar daquela cidade, está em diligências, na tentativa de localizar e prender os criminosos.
Fonte: Fim de Linha


LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL DO MÉDICO BERNARDO AMORIM, REUNIRÁ DEZENAS DE POLÍTICOS E LIDERANÇAS DA REGIÃO.

O médico Bernardo Amorim (AVANTE),  veiculou nas redes sociais, vídeo convidando a população das cidades oestanas, para participar do lançamento da sua pré-candidatura, que ocorrerá em Caraúbas, no próximo dia 30, sábado vindouro.
O evento que deverá reunir um grande número de lideranças políticas de diversas cidades do estado, será no Centro de Treinamento do Marcão, a partir das 17h.


FUNCIONÁRIA PÚBLICA VAI PARA RÚSSIA E DEIXA PONTO ASSINADO ATÉ O FINAL DO MÊS.

Mesmo faltando ao trabalho e deixando os pontos já assinados, a engenheira tirou fotos na Rússia e divulgou no Facebook.

Um caso inusitado aconteceu em Belém. A engenheira e funcionária pública da Secretaria Estadual de Transportes (Setran) do estado, Iolanda Vilhena, foi para a Rússia acompanhar o marido, Adélcio Torres, na torcida pela seleção brasileira. O que seria uma situação normal, se ela tivesse requerido licença ou férias, acabou virando uma saia justa para a servidora, já que ela não somente abandonou o trabalho, como deixou todos os pontos assinados.
Iolanda, que trabalha no Departamento de Planejamento (Dirplan) da Setran, deixou todos os pontos de serviço assinados durante todo este mês de junho enquanto acompanha os jogos na Rússia, conforme demonstra as fotos publicadas na matéria Portal Roma News.
Ainda no primeiro jogo da seleção brasileira no estádio de Rostov, no dia 17 de junho, a engenheira e o marido posaram para foto com as bandeiras do Brasil e do Pará nas arquibancadas. Iolanda também mostrou foto em seu perfil no Facebook com camisa da seleção em um estádio de futebol da Copa do Mundo.
A produção do jornal Roma News enviou pedido de esclarecimento à Setran, mas a assessoria apenas informou, que a Secretaria Estadual de Administração (Sead), é o órgão responsável por disciplinar o horário de expediente e a folha de ponto dos servidores públicos.

Fonte: Lucas Bellinello/O Livre
Foto: Romanews