RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM
RIO GRANDE DO NORTE

domingo, 25 de fevereiro de 2018

SER "ESQUECIDO" PODE SER UM SINAL DE MAIOR INTELIGÊNCIA, SEGUNDO ESTUDO.

Com um modelo de educação que mais parece uma linha de produção para passar no vestibular, é natural associarmos uma memória impecável a inteligência.
É fato que conseguir manter no nosso cérebro desde pequenos detalhes até informações importantes pode ser muito útil no dia a dia – e não só nas provas da escola.
Mas o que pesquisadores da Universidade de Toronto perceberam é que, na prática, essa “habilidade” nada tem a ver com a nossa inteligência.
É o que diz o estudo publicado na revista científica Neuron Journal e divulgado pela CNN.
De acordo com a pesquisa, o esquecimento de informações irrelevantes para o cotidiano é um processo natural do nosso cérebro.
O objetivo dessa ‘seletividade mental’ é tornar a mente menos sobrecarregada e, consequentemente, mais produtiva até o final do dia.
Para isso, o próprio hipocampo (onde as memórias são armazenadas no cérebro) ‘reorganiza’ as informações recebidas durante o dia.
O objetivo é “otimizar a tomada de decisão inteligente, mantendo o que é importante e liberando o que não é” (chega a ser poético, não?)
Mas se por um lado otimizamos, por outro, ‘deixamos passar’ informações que o hipocampo não julga tão importante assim: como o nome de uma pessoa, por exemplo.
CLIQUE AQUI E LEIA A REPORTAGEM COMPLETA

Fonte: Letícia Flores/Awebic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.